HOJE
Hora da decisão
Por Liga Nacional de Basquete
São José e Brasília decidem o título do NBB 2011/2012, neste sábado, às 10h, em Mogi das Cruzes. Duelo tem transmissão ao vivo na TV Globo e SporTV
Chegou a hora de conhecermos o campeão NBB 2011/2012. Neste sábado (2), São José/Unimed/Vinac e Uniceub/BRB/Brasília se enfrentam, às 10h, no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP), para decidir quem fica com o título do nacional. O duelo tem transmissão ao vivo na TV Globo e no SporTV.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional Nacional (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Em sua quarta final em quatro edições do NBB, o Brasília busca o seu terceiro título consecutivo. Atual bicampeão da competição, os candangos apostam em sua defesa para superar o rival paulista, mesmo fora de casa.
“Nós sempre dizemos que uma defesa forte ganha campeonato e nós buscamos fazer isso. Temos um grupo aguerrido, que tem muita força física e marca muito bem”, destacou o técnico José Carlos Vidal. “Ambas as equipes vão entrar com esse pensamento de defender bem, então será uma partida muito disputada e decidida nos detalhes”, completou.
O ala/armador Alex, capitão do time de brasiliense, espera terminar a partida deste sábado repetindo o gesto dos dois últimos anos, quando ergueu a taça de Campeão do NBB, mas pediu calma a equipe nesta primeira decisão em jogo único.
“Acho importante não rifarmos a bola. Quanto mais tranquilidade tivermos para controlar o jogo e utilizar os 24 segundos de forma inteligente, será melhor para nós”, disse o experiente jogador, de 32 anos.
Do outro lado está o estreante em decisões, São José, que logo em sua primeira final de NBB tenta acabar com o domínio candango nos nacionais. Para o técnico Régis Marrelli, o fator psicológico durante a parte será determinante para a vitória.
“A equipe do Brasília é muito experiente e está acostumada à chegar em decisões. Essa é uma fina contra uma equipe muito difícil de ser batida e que sempre cresce nas horas decisivas, mas a parte emocional vai ser muito importante. Precisamos estar tranquilos e com a cabeça no lugar se quisermos sair com o título”, comentou o treinador.
O armador e capitão joseense Fúlvio destacou o bom momento vivido pelo basquete brasileiro, que volta a ter uma decisão transmitida em TV aberta.
“O basquete brasileiro está evoluindo. A criação do NBB, a vaga nas Olimpíadas e o jogo sendo transmitido em TV aberta, tudo isso contribui bastante para a imagem do basquete e ajuda a mostrar o quão emocionante é esse esporte”, finalizou o camisa 11.