HOJE
Hora da decisão!
Por Liga Nacional de Basquete
Em confronto direto pela ponta da fase de classificação da Liga Ouro 2016, Vasco e Campo Mourão se enfrentam no Rio de Janeiro duas vezes
Vice-líder da Liga Ouro 2016, o CR Vasco da Gama recebe o Campo Mourão Basquete, primeiro colocado, duas vezes, em confrontos direitos pelo topo da classificação, que dá à equipe vaga automática na série final. Os duelos ocorrerão no Rio de Janeiro, no próximo sábado (07/05), às 11 horas, e na terça-feira da semana que vem (09/05), às 19h30 (horário de Brasília), encerrando a primeira fase da competição para os dois times.
+Clique e confira a tabela de classificação da Liga Ouro 2016
Para superar o time paranaense, o Vasco precisa vencer as duas partidas e somar um saldo superior a dez pontos, vantagem imprimida pelo Campo Mourão nos dois duelos válidos pelo primeiro turno da competição. Confira como foram as partidas:
5ª Rodada – Campo Mourão 69 x 63 Vasco – Ginásio de Esportes JK
CMO – Garner 19 pontos e quatro rebotes
CMO – Vinícius Teló 11 pontos, quatro rebotes e três assistências
VAS – Drudi 11 pontos e 11 rebotes
VAS – Collum 11 pontos, cinco rebotes e cinco assistências
6ª Rodada – Campo Mourão 93 x 89 Vasco – Ginásio de Esportes JK
CMO – Bambu 18 pontos, oito rebotes e uma assistência
CMO – Garner 18 pontos, dois rebotes e seis assistências
VAS – Hélio 23 pontos, dois rebotes e duas assistências
VAS – Drudi 15 pontos, 13 rebotes e uma assistência
A equipe que terminar na ponta da tabela na fase de classificação garantirá vaga direta na Final da Liga Ouro 2016, que dá ao vencedor o direito de disputar o NBB CAIXA 2016/2017. O outro time permanece vivo na competição, porém terá que realizar a série semifinal (melhor de cinco jogos) contra Ginástico/Olympico ou Sport Recife, para aí sim chegar a grande decisão.
“O grupo está crescendo junto. Tivemos duas vitórias contra o Sport aqui no Ginásio Vasco da Gama e depois viajamos para Belo Horizonte com muita confiança. Saímos vitoriosos lá em Minas e agora estamos em ascensão. A Liga Ouro é uma competição muito disputada. Serão duas partidas fundamentais e entraremos fortes para conseguirmos os resultados necessários”, disse o técnico Christiano Pereira, do Vasco.

Com reação fantástica, o Vasco virou sua última partida diante do Ginástico e venceu na prorrogação, por 103 a 101 (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Em seu último jogo na competição, o Vasco venceu o Ginástico de maneira emocionante, por 103 a 101, com direito a prorrogação, para ainda permanecer vivo na disputa pela ponta. Após ir para o intervalo perdendo por 22 pontos, a equipe carioca reagiu, empatou o confronto com uma bola de 3 pontos no último segundo e alcançou sua oitava vitória pela Liga Ouro 2016 no tempo extra.
O grande nome da partida foi o armador Dámian Palacios, do Vasco. Com apenas três pontos anotados até o intervalo, o argentino veio disposto a mudar a cara do jogo no segundo tempo. Com 12 pontos no terceiro período, dez no quarto e mais dois na prorrogação, o atleta foi o pilar da virada vascaína, terminou o duelo como cestinha da partida e com seu primeiro duplo-duplo na Liga Ouro 2016, ao fazer 27 tentos e pegar dez rebotes.
Já o Campo Mourão fez seu último jogo há quase um mês, no dia 23 de abril, contra o Sport, fora de casa, quando foi derrotado pela segunda vez na competição, por 56 a 54. A equipe paranaense entrou no quarto período vencendo por 12 pontos mas não consigo segurar a vitória, que daria a garantia do primeiro lugar na fase de classificação.
O time pernambucano começou uma reação espetacular no quarto período, que culminou com a vitória por 17 a 3 na parcial e 56 a 54 na partida. Os rubro-negros contaram com o armador Michel inspirado, com 11 pontos e quatro rebotes na etapa, e uma defesa perfeita, que reduziu os rivais a um aproveitamento de 8,30%.
O Vasco não contará com o ala/pivô Douglas Nunes, que sofreu uma contusão no dedo da mão direita durante a última partida do cruzmaltino na competição. William Drudi, passou a semana tratando de uma lesão na panturrilha, treinou nesta sexta-feira (06/05) e não deve ser problema para o técnico Christiano Pereira, assim como os alas Gaúcho e Márcio, que fizeram trabalho de fortalecimento para chegarem 100% nas duas “finais”. O armador Hélio, que ficou fora da última partida cumprindo suspensão, retorna à equipe.

Em seu último jogo na competição, o Campo Mourão deixou escapar uma vantagem de 12 pontos no último quarto e foi derrotado pelo Sport, por 56 a 54 (Williams Aguiar/Sport Recife)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca