HOJE
Hora da estreia
Por Liga Nacional de Basquete
Seleção Brasileira faz seu primeiro jogo no 45° Campeonato Sul-Americano contra o Paraguai, jogo classificado como o mais importante da competição

Ala Arthur é um dos destaques da Seleção para o Sul-Americano (Divulgação)
A Seleção Brasileira Masculina adulta faz sua estreia nesta segunda-feira, contra o Paraguai, partida que será a mais importante da primeira fase do 45o Campeonato Sul-Americano, em Resistência (ARG). Uma vitória praticamente garante o Brasil na Copa América do ano que vem, classificatória para o Mundial de 2014. O Brasil chega para competição defendendo o título conquistado há dois anos na Colômbia. O jogo será no ginásio do Club Sarmiento e terá início às 19h30, com transmissão ao vivo do SporTV.
A equipe brasileira está no Grupo B do Sul-Americano, que além do adversário da primeira rodada, vai enfrentar o Uruguai, na terça-feira, e a Bolívia, na quarta. Teoricamente, Brasil e Uruguai são os favoritos para ficarem com as duas vagas na chave, por isso a partida contra os paraguaios é considerada decisiva. No Grupo A, estarão brigando pelas duas vagas a Argentina e a Venezuela, principais favoritos, e Chile e Colômbia. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais e garantem vagas no Pré-Mundial.
Depois da vitória contra os paraguaios por 76 a 66, no Super 4 de Charata (ARG), o técnico brasileiro, Gustavo De Conti, voltou a afirmar que está muito otimista quanto a participação brasileira no Sul-Americano.
“Fizemos uma ótima preparação, inclusive fazendo jogos contra adversários que estão no campeonato. Apesar de estar dirigindo uma seleção jovem, estou vendo jogadores muito corajosos nesta equipe e isso me deixa otimista em alcançar nossos objetivos na competição. Inicialmente a classificação e depois brigar pelo título”, afirmou o treinador.
O técnico brasileiro testou nos oito amistosos da seleção – quatro vitórias e quatro derrotas – várias formações, mas no Sul-Americano será definido o elenco titular, com base em Nezinho (armador), Benite (ala/armador), Arthur (ala), Rafael Mineiro (ala-pivô) e Cristiano Silva (pivô). Com o retorno de Rafael Luz, já liberado para jogar, o treinador terá mais opções na armação, já que antes o técnico dispunha apenas de Nezinho e Elinho.
“Fizemos uma ótima preparação, com jogos e treinamentos. Tivemos tempo para corrigir os erros, fazer os testes e agora jogar o Sul-Americano. Estou otimista que vamos alcançar nossos objetivos”, garante o jovem pivô Cristiano Silva, uma das revelações da jovem equipe brasileira, que tem média de idade de 21 anos.
Confira abaixo a tabela completa do Campeonato Sul-Americano:
Segunda-feira (18/06)
14h – Venezuela x Chile
16h15 – Uruguai x Bolívia
18h30 – Brasil x Paraguai (Sportv)
22h – Argentina x Colômbia
Terça-feira (19/06)
14h30 – Chile x Colômbia
17h – Bolívia x Paraguai
19h30 – Brasil x Uruguai (Sportv)
22h – Argentina x Venezuela (Sportv)
Quarta-feira (20/06)
14h30 – Colômbia x Venezuela
17h – Brasil x Bolívia (Sportv)
19h30 – Argentina x Chile
22h – Paraguai x Uruguai
Quinta-feira (21/06)
17h – 3A x 3B (quinto lugar)
19h30 – semifinal1 – 1Ax2B (Sportv)
22h – semifinal2 – 1Bx2A (Sportv)
Sexta-feira (22/06)
19h30 – decisão do terceiro lugar
22h – decisão do título (Sportv)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca