HOJE
Hora da verdade
Por Liga Nacional de Basquete
Representantes brasileiros no Final Four da Liga das Américas 2013, Pinheiros e Brasília iniciam caminhada pelo título nesta quinta-feira

Brasília, de Alex, e Pinheiros, de Shamell, lutarão pelo título da sexta edição da Liga das Américas (Montagem/LNB)
Chegou o momento de decisão da Liga das Américas 2013. Nesta quinta-feira, terá início o Final Four da competição continental, que será realizado na cidade de Arecibo, em Porto Rico, e dois clubes brasileiros estão envolvidos na disputa. Primeiro, o Uniceub/BRB/Brasília encarará o Lanús, da Argentina, às 18 horas (de Brasília), e depois, às 20h10 (de Brasília), será a vez do Pinheiros/SKY entrar em quadra, para enfrentar anfitrião Capitanes de Arecibo.
Assim como nas fases anteriores do campeonato interclubes do continente americano, as quatro equipes jogarão entre si em turno único e o campeão será aquele com maior aproveitamento nas três partidas que realizar. Porém, para o Final Four, a Fiba América, entidade responsável pelo torneio, não divulgou a tabela completa e os cruzamentos dos jogos de sexta-feira e sábado serão definidos depois dos resultados das partidas desta quinta-feira.
Campeão da Liga das Américas na temporada 2008/2009, o time da capital federal irá em busca de seu segundo título continental. Embalados pelo ótimo desempenho na atual edição do NBB, em que a equipe terminou na vice-liderança da fase de classificação, os candangos estão animados para as partidas que ocorrerão em solo portorriquenho.
“Nossa preparação é consequência dos bons resultados que tivemos no NBB. Isso nos dá tranquilidade para conseguir buscar o título. Com a vaga assegurada no NBB, podemos colocar nossa cabeça na Liga das Américas sem se preocupar com outros resultados e isso nos faz os mais preparados para a competição”, explicou o armador Nezinho, ao lembrar que o time já está classificado para as quartas de final do campeonato nacional.
Em sua partida de estreia no Final Four, os brasilienses terão a dura missão de encarar os argentinos do Lanús. O clube de Buenos Aires, que tem como destaques os norte-americanos Robert Battle e William McFarlan, também vem de ótimos resultados em sua competição nacional – a equipe está classificada para as semifinais da Liga Argentina – e os comandados do técnico José Vidal sabem das dificuldades que encontrarão pela frente.
“Vamos enfrentar um time que vem fazendo boa campanha na competição e que sabe jogar esse tipo de campeonato, mas estamos vivendo um bom momento e a expectativa é sair com a vitória para seguir lutando pelo título. Estamos bem preparados, já que alguns jogadores não foram utilizados nas últimas rodadas do Novo Basquete Brasil (NBB), e todos estão com o mesmo pensamento, ou seja, de iniciar a fase decisiva da Liga das Américas com vitória”, comenta o ala/pivô Guilherme Giovannoni, cestinha do Brasília na Liga das Américas, com média de 18,2 pontos por jogo.
Enquanto isso, o Pinheiros também não terá vida fácil na rodada inicial do grupo decisivo do torneio das Américas. A equipe da capital paulista terá a difícil tarefa de duelar diante do forte time mandante, que contará com o apoio dos fanáticos torcedores de Porto Rico. Porém, os jogadores paulistas se dizem preparados para o desafio e, apesar de nunca terem atuado contra o Capitanes, estão cientes dos principais pontos fortes dos rivais.
“É muito importante começarmos o torneio com uma vitória, mas vai ser um jogo muito duro. Quem conquistar um resultado positivo logo na estreia dará um grande passo no campeonato. A gente já conhece um pouco a equipe deles, vai ser um jogo legal. Temos que jogar todo muno junto, com força, para buscarmos a vitória”, disse o norte-americano Shamell, principal pontuador pinheirense no campeonato continental, com média de 19,5 pontos por jogo
“Nós vimos três jogos deles. Vamos estudar bastante para saber o que poderemos fazer em quadra em busca da vitória. Uma das vantagens é que eles não nos conhecem tanto”, concordo o ala/pivô Mineiro, líder no ranking de rebotes de toda a Liga das Américas, com média de 8,5 por confronto.
As partidas dos dois últimos dias de disputa (sexta e sábado) serão transmitidas ao vivo pelo canal Fox Sports. Enquanto isso, os duelos desta quinta-feira, que não terão transmissão ao vivo, serão reprisados pela Fox Sports na manhã desta sexta-feira.
Confira a tabela completa do Final Four da Liga das Américas 2013:
– Quinta-feira (11/04):
18h – Lanús (Argentina) x Uniceub/BRB/Brasília (Jogo 1)
20h10 – Capitanes de Arecibo (Porto Rico) x Pinheiros/SKY (Jogo 2)
– Sexta-feira (12/04):
19h – Vencedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
21h10 – Vencedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1
– Sábado (13/04):
19h – Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
21h10 – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca