HOJE
Hora da verdade
Por Liga Nacional de Basquete
Maior arremessador na história do NBB, Marcelinho Machado fará sua primeira participação no Torneio de 3 pontos e espera equilíbrio na disputa pelo título

De volta ao Jogo das Estrelas, Marcelinho Machado, aos 38 anos, disputará seu primeiro Torneio de 3 pontos no NBB (João Pires/LNB)
Foram 1566 bolas de 3 pontos tentadas e 634 convertidas – recorde do NBB –, que resultam em um aproveitamento de 40,49%. Não restam dúvidas de que Marcelinho Machado é o maior arremessador da história do NBB. Mas agora, o capitão do Flamengo terá seus números colocados à prova. No dia 21 de fevereiro, em Fortaleza (CE), o jogador de 38 anos participará pela primeira vez do Torneio de 3 pontos do Final de Semana das Estrelas brasileiro e tentará provar o porque de seu posto de melhor ‘gatilho’ do campeonato.
“É uma competição, mas o mais importante é o motivo, a celebração do evento. É um torneio muito duro, onde alguns dos melhores atiradores de 3 pontos estarão presentes e todos em condições de vencer. Espero um campeonato equilibrado, com certeza será emocionante para o público e, assim como todos, eu também quero ganhar. Disputei apenas uma vez um torneio assim, quando jogava na Lituânia, jogar no Brasil é ainda mais especial”, contou Marcelinho, se referindo à época de que jogava no time lituano do Zalgiris Kaunas, na temporada 2006/2007.
Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para o Jogo das Estrelas 2014
Marcelinho fará sua estreia no Torneio de 3 pontos do NBB em uma situação bastante complicada. Três de seus competidores estão junto do camisa 4 rubro-negro entre os cinco primeiros atletas que mais acertaram bolas longas na competição, o bicampeão do desafio, Fernando Fischer, do Paschoalotto/Bauru, o ala norte-americano Robert Day, do Unitri/Magazine Luiza, e seu compatriota ala Shamell, do Pinheiros/SKY.
Além deles, Machado terá pela frente ninguém menos que o atual campeão do torneio Matheus Dalla, do Winner/Kabum/Limeira, o vice da última edição, Matheus dos Prazeres, representando o SKY/Basquete Cearense, e o ala/pivô Jefferson William, do São José/Unimed.
“São especialistas em bolas de 3 pontos, jogadores com essa característica e alto aproveitamento. Alguns levam vantagem pelo mecanismo, saltando menos, se movimentando menos para o arremesso. Vai ser um torneio em altíssimo nível, vencer é questão de momento, de acertar uma boa sequência, quem estiver mais inspirado no dia”, analisou o capitão rubro-negro.

Marcelinho Machado é dono da terceira maior média de bolas de 3 pontos do NBB 2013/2014: 3,32 por jogo (Brito Júnior/Divulgação)
Após ficar de fora da última edição do Jogo das Estrelas, em Brasília (DF), devido a uma grave contusão que o fez perder a temporada inteira, o capitão rubro-negro voltará a representar o NBB Brasil na partida festiva, e de quebra, como titular. Marcelinho recebeu 28,1% dos votos da posição de ala e, assim como todas as outras quatro edições que participou, fará parte do quinteto que iniciará a partida em quadra.
Outro fator que joga a favor de Marcelinho é seu retrospecto em Jogo das Estrelas. O camisa 4 do Flamengo é o segundo maior cestinha da história da partida festiva, com média de 20,75 pontos nas quatro participações, 83 pontos no total das quatro participações, sendo o MVP da segunda edição, realizada em Uberlândia (MG), em que anotou largos 38 pontos. Apesar de já ter conquistado o prêmio, o atleta diz que entrará relaxado, pois segundo ele, o que menos vale é o resultado final.
“É muito bom poder participar de novo da festa, estou muito feliz por voltar depois de um ano fora por causa da lesão. Ser escolhido o MVP acho que é algo natural, ninguém entra em quadra querendo ou pensando em ser MVP, entra para jogar, mais solto, para fazer um bom espetáculo e que o público se divirta, curta a partida. O resultado é o que menos importa, essa é a mentalidade. Fui MVP em Uberlândia, as bolas começaram a cair e eu fui eleito, mas ninguém está preocupado com isso, é a única partida da temporada em que jogamos mais relaxados, com muitas belas jogadas bonitas”, finalizou Marcelinho Machado.

O último Jogo das Estrelas de Marcelinho foi na temporada 2011/2012, em Franca (SP), em que o atleta fez sete pontos (Luiz Pires/LNB)
O Torneio de 3 pontos faz parte do primeiro dia de atividades do Jogo das Estrelas 2014. Na sexta-feira (21/02), a partir das 19 horas (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, com transmissão ao vivo do SporTV, acontecerão ainda as disputas do Desafio de Habilidades, Torneio de Enterradas e o inédito Arremesso das Estrelas, novidade deste ano.
Depois, no sábado (22/02), às 10 horas (de Brasília), acontecerá o grande duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo, com transmissão ao vivo pela Rede Globo.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca