HOJE
Hora da verdade
Por Liga Nacional de Basquete
Líder da fase de classificação, Campo Mourão duela com o Vasco na decisão da Liga Ouro; relembre o caminho das equipes até a finalíssima

Após longa temporada, Campo Mourão e Vasco, as duas melhores campanhas da Liga Ouro 2016, se enfrentam na Final da competição (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Iniciada no fim do mês de fevereiro, a Liga Ouro 2016 teve 27 partidas disputadas até sua decisão, que se iniciará na próxima segunda-feira (30/05), na cidade de Campo Mourão (PR), às 20h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo no #NBBnaWeb. Campo Mourão Basquete e CR Vasco da Gama serão os protagonistas desta Final, disputada em uma série melhor de cinco jogos.
Presente em todas as edições da competição, o Campo Mourão Basquete luta por uma chance de disputar o NBB CAIXA há três temporadas. Em 2016, a equipe paranaense alcançou a oportunidade real de pleitear uma vaga no maior campeonato de basquete brasileiro, estando pela primeira vez a Final da Liga Ouro.
Foram nove vitórias e três derrotas para os mourãoenses na fase de classificação, o que garantiu ao time paranaense a primeira colocação da tabela e passagem automática para a decisão da Liga Ouro 2016. O elenco comandado por Emerson de Souza começou a competição de forma arrasadora, com sete triunfos consecutivos, mas após derrotas para Ginástico/Olympico, por 78 a 67, Sport Recife, por 56 a 54, e Vasco, por 81 a 66, a equipe chegou a última rodada tendo que disputar um confronto direto contra os vascaínos pelo topo da primeira metade do campeonato.
Para felicidade dos torcedores mourãoenses, a equipe bateu os cariocas, por 69 a 68, fora de casa, com atuações inspiradas de Alexey, com 14 pontos, dois rebotes e sete assistências, e Andrézão, com 14 pontos, cinco sobras e uma assistência, e garantiu a primeira Final de Liga Ouro para o Campo Mourão.

Com nove vitórias e três derrotas, o Campo Mourão fez a melhor campanha da fase de classificação e com isso garantiu acesso direto a Final da Liga Ouro 2016 (Luiz Pires/LNB)
Já o Vasco viveu momentos mais turbulentos ao longo de toda Liga Ouro. Estreante na competição, o cruzmaltino foi derrotado em seu primeiro jogo, por 79 a 76 diante do Ginástico, e fez um primeiro turno complicado, com apenas duas vitórias e quatro resultados negativos.
Na segunda metade da competição, o Vasco trouxe reforços cruciais, como o armador argentino Dámian Palacios, que tem médias de 12,6 pontos, 4,0 rebotes e 4,6 assistências por partida de lá pra cá, e o experiente Márcio Dornelles, que após o fim da participação do Macaé Basquete no NBB CAIXA 2015/2016 acertou com o cruzmaltino, e contribui com 13,9 pontos e 4,1 sobras por jogo.
As contratações, assim como o maior entrosamento adquirido pelo time, foram cruciais para a melhora do Vasco. No segundo turno, a equipe embalou cinco vitórias consecutivas, até a fatídica derrota para o Campo Mourão, que manteve a equipe carioca na segunda colocação da tabela de classificação.
Com isso, o Vasco avançou as semifinais para enfrentar o Ginástico e teve muito sucesso. Foram três vitórias seguidas para o elenco comandado por Christiano Pereira na série e classificação confirmada para a grande decisão. Confira os números dos confrontos pelos playoffs:
Liga Ouro 2016 – CR Vasco da Gama 3 x 0 Ginástico/Olympico – Fase semifinal
Jogo 1 – Vasco 121 x 84 Ginástico – Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ)
VAS – Márcio 30 pontos, dois rebotes e uma assistência
VAS – Jeff Agba 16 pontos, 12 rebotes e duas assistências
GIN – Luisinho 16 pontos e um rebote
GIN – Fernando Mineiro 15 pontos, sete rebotes e duas assistências
Jogo 2 – Vasco 92 x 84 Ginástico – Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ)
VAS – Collum 20 pontos, dois rebotes e quatro assistências
VAS – Hélio 17 pontos, três rebotes e três assistências
GIN – Fernando Mineiro 16 pontos e quatro rebotes
GIN – Fabrício 13 pontos, oito rebotes e três assistências
Jogo 3 – Ginástico 96 x 100 Vasco – Olympico Club, em Belo Horizonte (MG)
GIN – Fred 19 pontos, seis rebotes e dez assistências
GIN – Alef 11 pontos, quatro rebotes e uma assistência
VAS – Márcio 19 pontos, um rebote e uma assistência
VAS –Palacios 14 pontos, três rebotes e dez assistências

Após “varrida” na série semifinal sobre o Ginástico, o Vasco garantiu vaga a Final da Liga Ouro, em sua primeira temporada na competição (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
A série Final começa segunda-feira e tem suas duas primeiras partidas e um hipotético quinto e decisivo duelo em Campo Mourão (PR). O Jogo 3 e, se necessário, 4 ocorrerão no Rio de Janeiro (RJ), casa do Vasco. Todos, com transmissão ao vivo no #NBBnaWeb. Confira a tabela completa da decisão da Liga Ouro 2016:
Jogo 1 – 30/05 (segunda-feira), às 20h15, no Ginásio de Esportes JK, em Campo Mourão (PR) – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 2 – 01/06 (quarta-feira), às 20h15, no Ginásio de Esportes JK, em Campo Mourão (PR) – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 3 – 05/06 (domingo), às 11 horas, no Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 4* – 07/06 (terça-feira), às 19h30, no Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ) – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 5* – A definir – ao vivo no #NBBnaWeb
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca