HOJE
Hora de evoluir
Por Liga Nacional de Basquete
Brasil encara contra Rússia primeiro grande desafio nas Olimpíadas de Londres sabendo que precisa melhorar alguns pontos de sua atuação
A Seleção Brasileira masculina de basquete tomou um susto contra a Grã-Bretanha na segunda rodada do grupo B das Olimpíadas de Londres. Contra uma equipe sem tradição no basquete mundial, o Brasil chegou a fazer apenas quatro pontos no primeiro quarto e custou para passar à frente no placar. Mas a vitória foi conquistada, por 67 a 62, que deixou o time comandado por Rubén Magnano na liderança da chave, com 100% de aproveitamento. Mesma campanha da Rússia, que será a próxima adversária dos brasileiros, nesta quinta-feira (02/08), às 12h45, com transmissão do SporTV.
Um rival de alto nível, que se classificou invicto no Pré-Olímpico Mundial e tem no ala Andrei Kirilenko – que disputou oito temporadas na NBA e voltou a jogar na Rússia, no CSKA Moscou – sua principal estrela. Esses pontos fazem o técnico do Brasil chamar a atenção de que a atuação nesta partida precisa ser melhor.
“[A Rússia] É uma equipe muito forte. Com certeza vai ser candidata a uma medalha. Tem bons jogadores que jogam fora e na própria Rússia. Nós vamos nos preparar contra a Rússia, nós vamos melhorar, e espero que se melhore a porcentagem de campo [de acertos]”, avaliou Magnano, que viu aspectos positivos no que o Brasil produziu contra a Grã-Bretanha. O sistema defensivo foi elogiado.
“Contra a Grã-Bretanha, mostramos uma atuação nada boa ofensivamente, mas o time defendeu tudo o que pôde, jogou defensivamente muito bem. Por isso conseguiu ganhar. Caso contrário, a vitória não seria nossa”, falou o treinador.
Apesar das dificuldades encontradas na segunda partida, o Brasil não perdeu o potencial para disputar as Olimpíadas em alto nível e lutar por uma medalha, na opinião de Magnano. “O Brasil é uma potência mundial. O basquete terá nestas Olimpíadas o maior equilíbrio dos últimos tempos, com vários candidatos ao pódio, e o Brasil será um deles. Dos oito que vão se classificar [para as quartas de final], qualquer um pode ganhar o ouro. O favorito destacado é o basquete dos Estados Unidos, mas terá de jogar para ganhar”, comentou.
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE BASQUETE
Olimpíadas de Londres
GRUPO A: Argentina, França, Tunísia, EUA, Lituânia e Nigéria
GRUPO B: Austrália, BRASIL, China, Grã-Bretanha, Espanha e Rússia
29 de Julho – BRASIL 75 x 71 Austrália
31 de Julho – BRASIL 67 x 62 Grã-Bretanha
02 de Agosto – BRASIL x Rússia, às 12h45
04 de Agosto – BRASIL x China, às 12h45
06 de Agosto – BRASIL x Espanha, às 16h00
*horários de Brasília