#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Hora dos aplausos

28-10-2015 | 07:16
Por Liga Nacional de Basquete

Sempre fortemente vaiado no Ginásio Pedrocão, Nezinho acerta com o Franca e protagoniza transferência histórica no NBB; Isaac, também ex-Limeira, é outro reforço

Vaias, xingamentos e provocações sempre fizeram parte da relação entre a torcida francana e Nezinho, um dos maiores “carrascos” da equipe da Capital do Basquete. Mas agora este jogo virou completamente, pois nesta quarta-feira (28/10), o Franca Basquete convocou a imprensa e anunciou a bombástica contratação do experiente armador, que disputou o último NBB pelo Limeira.

Com histórico de grandes atuações contra o Franca ao longo de sua carreira, principalmente quando defendia o extinto COC/Ribeirão, Nezinho sempre carregou o rótulo de “inimigo” dos francanos e por isso era fortemente hostilizado quando entrava em quadra no Ginásio Pedrocão, seja para duelos contra o time da casa ou em partidas e eventos amigáveis, como o Jogo das Estrelas.

“Estou me sentindo muito feliz. Primeiramente com o convite do Franca Basquete, ainda mais por ter vindo com uma ligação do Helinho, mesmo com toda a rivalidade que nos cerca. Estar aqui sentindo o calor e a vibração da torcida é incrível. Estou ansioso para começar os treinos e poder jogar pelo Franca Basquete. Quero desfrutar desse momento único em minha carreira”, disse Nezinho

Franca acertou com seu "carrasco" Nezinho e foi responsável por uma das transferências mais bombásticas do NBB (Júlia Abrão/Franca Basquete)

Franca acertou com seu “carrasco” Nezinho e foi responsável por uma das transferências mais bombásticas do NBB (Júlia Abrão/Franca Basquete)

Natural de Araraquara (SP), Wellington Reginaldo dos Santos iniciou sua trajetória no basquete no Clube Sesi (SP) e depois passou pelo 22 de Agosto, ambos de sua cidade natal. Fora de sua terra, o jogador atuou pelo Limeira antes de ir para o COC/Ribeirão Preto, onde teve uma gloriosa caminhada, marcada pelo penta do Campeonato Paulista (2001 a 2005), com direito a prêmio de MVP das edições 2004, 2005 e 2008, e pelo título nacional de 2003.

O sucesso na equipe de Ribeirão Preto lhe rendeu vaga na Seleção Brasileira, que era comandada pelo então técnico do COC, Lula Ferreira, hoje treinador do próprio Franca.  Com a camisa verde-amarela, conquistou o título da Copa América 2005, o bicampeonato sul-americano (2006 e 2010), dos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2006 e ainda participou da história classificação do Brasil para as Olimpíadas de 2012.

Depois de sua passagem pelo COC, Nezinho jogou uma temporada pelo Brasília e foi campeão nacional em 2007. Já em 2008, o jogador se transferiu para Limeira para a disputa da primeira edição do NBB. Depois disso, retornou à capital federal para a temporada 2009/2010 e deu início a uma gloriosa trajetória no maior campeonato do basquete brasileiro.

Na equipe candanga, o camisa 23 conquistou o tricampeonato do NBB (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012), com direito a vitória sobre o Franca no segundo título. Ainda na competição nacional, Nezinho conquistou o prêmio de Melhor Sexto Homem da edição 09/10, participou de quatro Jogos das Estrelas e faturou o título do Desafio de Habilidades de 2014. Além disso, o jogador foi bicampeão da Liga Sul-Americana (2010/2011 e 2013).

Nezinho, do Brasília

Nezinho foi campeão do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas 2014 do NBB (João Pires/LNB)

Depois de sua gloriosa caminhada no Brasília, o armador retornou ao Limeira para a temporada 2014/2015. Com média de 13,3 pontos e 5,04 assistências por jogo, o araraquarense foi um dos grandes destaques da campanha história da equipe limeirense, que terminou a fase de classificação na vice-liderança e chegou até as semifinais pela primeira vez na história, perdendo apenas para o tricampeão Flamengo.

Ala Isaac, também ex-Limeira, é mais um reforço

Junto de Nezinho, Isaac também foi apresentado como novo reforço francano (Júlia Abrão/Franca Basquete)

Junto de Nezinho, Isaac também foi apresentado como novo reforço francano (Júlia Abrão/Franca Basquete)

Em meio à bombástica apresentação de Nezinho, o Franca aproveitou para anunciar mais um reforço para o NBB 2015/2016: o ala Isaac, de 25 anos, que disputou o último NBB pelo Brasília e também estava no Limeira.

“Acredito que a minha vinda não sera um reforço apenas para o Franca Basquete, mas também para minha carreira. Quero ajudar o time a crescer e quero também crescer junto com ele. Vai ser uma parceria muito positiva. Estou muito feliz com a oportunidade”, disse Isaac.

Nascido em São Paulo (SP), Isaac iniciou sua carreira no Casa Branca (SP), mas foi no próprio Limeira que sua carreira profissional teve início com a disputa da primeira edição do NBB, quando tinha apenas 19 anos.

Após dois anos longe do maior campeonato do país, quando vestiu a camisa do Jacareí (SP), o ala de 1,93m de altura retornou à competição para defender o Vila Velha (ES) na temporada 2011/2012. Depois disso, Isaac foi para o Brasília, onde ficou nas três temporadas seguintes e neste período foi convocado para a Seleção Brasileira de Novos.

Novo patrocínio

E as novidades não param no Franca Basquete. No mesmo evento que anunciou as contratações de Isaac e Nezinho, a equipe da Capital do Basquete comunicou o contrato de patrocínio firmado com a Perfetto Sorvetes, grande responsável pelas contratações dos dois novos reforços.

“A Perfetto estava procurando uma entidade que se encaixasse no perfil da empresa para o patrocínio esportivo. O convite do Franca Basquete veio exatamente concretizar o que estávamos esperando. Estamos muito felizes com a parceria, principalmente pela seriedade do trabalho feito pela diretoria e pelas novas contratações. Estamos apaixonados pelo Franca Basquete, como toda a população francana. É uma honra fazer parte desse time”, afirmou Telma Dalcin, diretora de marketing da Perfetto.

Perfetto Sorvetes foi responsável pelas vindas de Nezinho e Isaac (Júlia Abrão/Franca Basquete)

Perfetto Sorvetes foi responsável pelas vindas de Nezinho e Isaac (Júlia Abrão/Franca Basquete)