HOJE
Hora dos aplausos
Por Liga Nacional de Basquete
Sempre fortemente vaiado no Ginásio Pedrocão, Nezinho acerta com o Franca e protagoniza transferência histórica no NBB; Isaac, também ex-Limeira, é outro reforço
Vaias, xingamentos e provocações sempre fizeram parte da relação entre a torcida francana e Nezinho, um dos maiores “carrascos” da equipe da Capital do Basquete. Mas agora este jogo virou completamente, pois nesta quarta-feira (28/10), o Franca Basquete convocou a imprensa e anunciou a bombástica contratação do experiente armador, que disputou o último NBB pelo Limeira.
Com histórico de grandes atuações contra o Franca ao longo de sua carreira, principalmente quando defendia o extinto COC/Ribeirão, Nezinho sempre carregou o rótulo de “inimigo” dos francanos e por isso era fortemente hostilizado quando entrava em quadra no Ginásio Pedrocão, seja para duelos contra o time da casa ou em partidas e eventos amigáveis, como o Jogo das Estrelas.
“Estou me sentindo muito feliz. Primeiramente com o convite do Franca Basquete, ainda mais por ter vindo com uma ligação do Helinho, mesmo com toda a rivalidade que nos cerca. Estar aqui sentindo o calor e a vibração da torcida é incrível. Estou ansioso para começar os treinos e poder jogar pelo Franca Basquete. Quero desfrutar desse momento único em minha carreira”, disse Nezinho
Natural de Araraquara (SP), Wellington Reginaldo dos Santos iniciou sua trajetória no basquete no Clube Sesi (SP) e depois passou pelo 22 de Agosto, ambos de sua cidade natal. Fora de sua terra, o jogador atuou pelo Limeira antes de ir para o COC/Ribeirão Preto, onde teve uma gloriosa caminhada, marcada pelo penta do Campeonato Paulista (2001 a 2005), com direito a prêmio de MVP das edições 2004, 2005 e 2008, e pelo título nacional de 2003.
O sucesso na equipe de Ribeirão Preto lhe rendeu vaga na Seleção Brasileira, que era comandada pelo então técnico do COC, Lula Ferreira, hoje treinador do próprio Franca. Com a camisa verde-amarela, conquistou o título da Copa América 2005, o bicampeonato sul-americano (2006 e 2010), dos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2006 e ainda participou da história classificação do Brasil para as Olimpíadas de 2012.
Depois de sua passagem pelo COC, Nezinho jogou uma temporada pelo Brasília e foi campeão nacional em 2007. Já em 2008, o jogador se transferiu para Limeira para a disputa da primeira edição do NBB. Depois disso, retornou à capital federal para a temporada 2009/2010 e deu início a uma gloriosa trajetória no maior campeonato do basquete brasileiro.
Na equipe candanga, o camisa 23 conquistou o tricampeonato do NBB (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012), com direito a vitória sobre o Franca no segundo título. Ainda na competição nacional, Nezinho conquistou o prêmio de Melhor Sexto Homem da edição 09/10, participou de quatro Jogos das Estrelas e faturou o título do Desafio de Habilidades de 2014. Além disso, o jogador foi bicampeão da Liga Sul-Americana (2010/2011 e 2013).
Depois de sua gloriosa caminhada no Brasília, o armador retornou ao Limeira para a temporada 2014/2015. Com média de 13,3 pontos e 5,04 assistências por jogo, o araraquarense foi um dos grandes destaques da campanha história da equipe limeirense, que terminou a fase de classificação na vice-liderança e chegou até as semifinais pela primeira vez na história, perdendo apenas para o tricampeão Flamengo.
Ala Isaac, também ex-Limeira, é mais um reforço
Em meio à bombástica apresentação de Nezinho, o Franca aproveitou para anunciar mais um reforço para o NBB 2015/2016: o ala Isaac, de 25 anos, que disputou o último NBB pelo Brasília e também estava no Limeira.
“Acredito que a minha vinda não sera um reforço apenas para o Franca Basquete, mas também para minha carreira. Quero ajudar o time a crescer e quero também crescer junto com ele. Vai ser uma parceria muito positiva. Estou muito feliz com a oportunidade”, disse Isaac.
Nascido em São Paulo (SP), Isaac iniciou sua carreira no Casa Branca (SP), mas foi no próprio Limeira que sua carreira profissional teve início com a disputa da primeira edição do NBB, quando tinha apenas 19 anos.
Após dois anos longe do maior campeonato do país, quando vestiu a camisa do Jacareí (SP), o ala de 1,93m de altura retornou à competição para defender o Vila Velha (ES) na temporada 2011/2012. Depois disso, Isaac foi para o Brasília, onde ficou nas três temporadas seguintes e neste período foi convocado para a Seleção Brasileira de Novos.
Novo patrocínio
E as novidades não param no Franca Basquete. No mesmo evento que anunciou as contratações de Isaac e Nezinho, a equipe da Capital do Basquete comunicou o contrato de patrocínio firmado com a Perfetto Sorvetes, grande responsável pelas contratações dos dois novos reforços.
“A Perfetto estava procurando uma entidade que se encaixasse no perfil da empresa para o patrocínio esportivo. O convite do Franca Basquete veio exatamente concretizar o que estávamos esperando. Estamos muito felizes com a parceria, principalmente pela seriedade do trabalho feito pela diretoria e pelas novas contratações. Estamos apaixonados pelo Franca Basquete, como toda a população francana. É uma honra fazer parte desse time”, afirmou Telma Dalcin, diretora de marketing da Perfetto.