HOJE
Hora H!
Por Vicente Machado
Na reta final da fase de classificação, disputa por G-4, classificação aos playoffs e mando de quadra nas oitavas segue parelha; confira a situação dos times

Com fase de classificação do NBB CAIXA na reta final, times seguem brigando para crescer na tabela (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Falta menos de um mês para o fim da fase de classificação do NBB CAIXA 16/17 e tudo ainda está indefinido na tabela. Na edição mais equilibrada da história da competição, nenhum time ainda se garantiu dentro do G-4, a disputa pelo mando de quadra nas oitavas de final é imprevisível e algumas equipes seguem brigando por uma vaga nos playoffs.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
O reflexo desse extremo equilíbrio é notado através da atual tabela de classificação do NBB CAIXA 16/17. Na briga pelo G-4, apenas uma derrota separa o líder Flamengo e o quinto colocado Universo/Vitória (seis resultados negativos para o rubro-negro carioca contra sete do baiano).
No miolo da tabela a disputa também é intensa pelo mando de quadra na primeira fase dos playoffs. Franca Basquete/Magazine Luiza e EC Pinheiros seguem sonhando com um lugar no G-4 e vêm à frente dos demais, Campo Mourão Basquete, Vasco da Gama, Paulistano/Corpore e Solar Cearense, que também pretendem decidir em casa em um eventual Jogo 5 das oitavas de final. Entre a equipe do interior paulista, sexta colocada, e o time nordestino, 11º, são só quatro derrotas diferença.
Mais abaixo, na briga pelo 12º lugar e a última vaga aos playoffs, o Minas Tênis Clube tem quatro derrotas a menos que seus principais concorrentes, Macaé Basquete e LSB/Uniso, e cinco de diferença para o Banrisul/Caxias do Sul. Ainda com sete partidas por fazer, os mineiros precisam de quatro vitórias para garantir a classificação sem depender de qualquer outro resultado.
Até o final da fase de classificação, confrontos diretos serão frequentes devido a tanto equilíbrio. Logo na próxima terça (07/03), dois deles prometem movimentar muito a disputa pelo G-4. O terceiro colocado, Mogi das Cruzes/Helbor recebe o vice-líder UniCEUB/BRBCARD/Brasília, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV, enquanto Gocil/Bauru Basket e Vitória, times de campanhas idênticas até aqui, ficam frente a frente no interior paulista.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca