#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Hora H!

02-03-2017 | 05:44
Por Vicente Machado

Na reta final da fase de classificação, disputa por G-4, classificação aos playoffs e mando de quadra nas oitavas segue parelha; confira a situação dos times

Com fase de classificação do NBB CAIXA na reta final, times seguem brigando para crescer na tabela (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Falta menos de um mês para o fim da fase de classificação do NBB CAIXA 16/17 e tudo ainda está indefinido na tabela. Na edição mais equilibrada da história da competição, nenhum time ainda se garantiu dentro do G-4, a disputa pelo mando de quadra nas oitavas de final é imprevisível e algumas equipes seguem brigando por uma vaga nos playoffs.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

O reflexo desse extremo equilíbrio é notado através da atual tabela de classificação do NBB CAIXA 16/17. Na briga pelo G-4, apenas uma derrota separa o líder Flamengo e o quinto colocado Universo/Vitória (seis resultados negativos para o rubro-negro carioca contra sete do baiano).

No miolo da tabela a disputa também é intensa pelo mando de quadra na primeira fase dos playoffs. Franca Basquete/Magazine Luiza e EC Pinheiros seguem sonhando com um lugar no G-4 e vêm à frente dos demais, Campo Mourão Basquete, Vasco da Gama, Paulistano/Corpore e Solar Cearense, que também pretendem decidir em casa em um eventual Jogo 5 das oitavas de final. Entre a equipe do interior paulista, sexta colocada, e o time nordestino, 11º, são só quatro derrotas diferença.

Mais abaixo, na briga pelo 12º lugar e a última vaga aos playoffs, o Minas Tênis Clube tem quatro derrotas a menos que seus principais concorrentes, Macaé Basquete e LSB/Uniso, e cinco de diferença para o Banrisul/Caxias do Sul. Ainda com sete partidas por fazer, os mineiros precisam de quatro vitórias para garantir a classificação sem depender de qualquer outro resultado.

Até o final da fase de classificação, confrontos diretos serão frequentes devido a tanto equilíbrio. Logo na próxima terça (07/03), dois deles prometem movimentar muito a disputa pelo G-4. O terceiro colocado, Mogi das Cruzes/Helbor recebe o vice-líder UniCEUB/BRBCARD/Brasília, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV, enquanto Gocil/Bauru Basket e Vitória, times de campanhas idênticas até aqui, ficam frente a frente no interior paulista.