HOJE
Hora H
Por Liga Nacional de Basquete
Com série empatada em 2 a 2, Paulistano e Basquete Cearense fazem Jogo 5 nesta terça, com transmissão ao vivo dos canais SporTV
Quatro grandes duelos protagonizados por Paulistano/Corpore e Solar Cearense desencadearão no Jogo 5 da série oitavas de final nesta terça-feira (18/04), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Jr., com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Com 2 a 2 no confronto, o vencedor desta partida avança às quartas de final para enfrentar o Franca Basquete/Magazine Luiza, enquanto o perdedor deixa o NBB CAIXA 16/17.
“É um prazer enorme para mim conduzir e treinar um time para atuar em um jogo cinco, que é como uma final de campeonato. Nada mais do que isso. É a chance de avaliar todo um trabalho, para ver se temos a competência e se tudo aquilo que fizemos juntos, que planejei e busquei, foi de valia, porque é o resultado que avalia tudo. A busca por isso será incessante. Determinado estou para isso. Confiante e com muita fé, é assim que vamos”, declarou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.
Não será a primeira vez em que os times decidirão as oitavas de final dos playoffs em um Jogo 5. O mesmo ocorreu no NBB CAIXA 12/13, quando o Basquete Cearense também tinha vantagem de 2 a 1 na série, mas depois de perder para o Paulistano o Jogo 4 em São Paulo (SP), viu os comandados de Gustavo de Conti virarem o confronto e saírem com a vaga às quartas de final, com vitória por 69 a 68, em pleno Ginásio Paulo Saraste.
Remanescentes daquela série, o Basquete Cearense tem apenas Felipe Ribeiro e Davi Rossetto (este último nem atuou no Jogo 5), enquanto o Paulistano conta com Eddy e Renato Carbonari, que chegaram a sair da equipe da capital paulista, mas ambos voltaram no início deste NBB CAIXA.
“Temos que deixar tudo em quadra. É uma única oportunidade de fazer valer o trabalho da temporada inteira. Continuamos confiantes, e sinto a equipe muito bem preparada para esse desafio”, afirmou o armador Davi Rossetto, destaque da equipe nordestina no último sábado, com 12 pontos, sete assistências e seis rebotes.
No último sábado (15/04), a equipe nordestina teve a oportunidade de encerrar a série ao lado de sua torcida, mas não conseguiu vencer o Jogo 4. Muito focados e disciplinados taticamente, os comandados de Gustavo De Conti tiveram uma atuação espetacular no segundo quarto, e a partir daí souberam administrar a vantagem obtida, para sair com a vitória do Ginásio da CFO, por 82 a 67.
“Fizemos uma grande partida em Fortaleza no Jogo 4. Sabemos da qualidade do time deles e fomos até lá buscar este resultado importante. Era uma decisão, se perdêssemos estávamos fora e isso fez com a gente entrasse mais focado e concentrado, pois era nossa última chance de se manter no campeonato”, disse Lucas Dias, ala do Paulistano.
Destaque para a ótima atuação coletiva do Paulistano, que contou com a pontuação de oito atletas distintos na partida. Individualmente, quem se sobressaiu foi Georginho, dono de 17 pontos, nove rebotes e seis assistências, e Lucas Dias, que chegou ao seu primeiro duplo-duplo na temporada, com 15 pontos e 15 rebotes.
“Um fator importante é começar com uma defesa bem forte. Nestes quatro jogos da série a gente fez isso, com muito ajuda, mas muitas vezes fomos inconstantes neste aspecto. Começávamos bem, mas no terceiro quarto deixávamos cair. Então o foco principal é na defesa, até porque no ataque todo nosso elenco deve fluir bem”, completou o camisa 9 da equipe da capital paulista.
Caso dê Basquete Cearense, a equipe conquistará sua primeira série de playoffs desde que chegou ao NBB CAIXA. Já se o Paulistano vencer, o time voltará a ganhar uma série após três temporadas, quando chegou as Finais da competição. Para qualquer um dos vencedores, o adversário nas quartas de final será o Franca, terceiro colocado na fase de classificação, com o Jogo 1 do confronto em casa, marcado para sábado (22/04), às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira os resultados da série entre Paulistano/Corpore (6º) 2 x 2 Solar Cearense (11º)
Jogo 1 – Solar Cearense 87 x 84 Paulistano/Corpore
Jogo 2 – Paulistano/Corpore 83 x 75 Solar Cearense
Jogo 3 – Paulistano/Corpore 81 x 85 Solar Cearense
Jogo 4 – Solar Cearense 67 x 82 Paulistano/Corpore
Jogo 5 – 18/04 (terça), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo (SP) – ao vivo no SporTV