#JOGAJUNTO

Interligas

FINAL DO INTERLIGAS!

19-09-2023 | 05:31
Por Liga Nacional de Basquete

Caxias do Sul (BRA) vai em busca do primeiro título internacional de sua história na decisão do Interligas Adulto; final será realizada na próxima terça-feira (26/9), em La Banda, na Argentina, às 22h, com transmissão ao vivo no Youtube e TikTok do NBB

A grande final do Interligas Adulto, competição internacional organizada pela parceria entre a Liga Nacional de Basquete e a La Liga Argentina, já tem data, horário e local definidos: Caxias do Sul (BRA) e Olímpico (ARG) duelam pelo troféu do torneio internacional na próxima terça-feira (26/9), às 22h, em La Banda, na Argentina, com transmissão ao vivo no Youtube e TikTok do NBB CAIXA!

Caxias vai em busca do primeiro título internacional de sua história (Divulgação/La Liga Argentina)

Para chegar na grande decisão do torneio, o Caxias disputou as três partidas da fase de classificação em Corrientes, na Argentina, mais precisamente no ginásio José Jorge Contte, tendo em seu grupo o Pato Basquete (BRA), o Riachuelo (ARG) e o Regatas (ARG). Após o revés na partida de estreia contra o Regatas (73 a 68 para os argentinos), a equipe brasileira comandada pelo técnico Rodrigo Barbosa emplacou dois triunfos seguidos, contra o Riachuelo (94 a 72) e contra o Pato Basquete (65 a 46), garantindo assim a vaga na final do Interligas Adulto 2023.

+ Confira o resumo do primeiro dia de Interligas

Um dos destaques da campanha caxiense no Interligas é o armador argentino Alejandro Konsztadt, novo reforço da equipe do Rio Grande do Sul para a temporada 2023/2024 do NBB CAIXA. O estrangeiro somou quatro assistências em todas as partidas das três rodadas do torneio, além da própria contribuição direta ao placar somando 13, nove e, novamente, 13 pontos nos jogos da competição. Além de Alejandro, o Caxias teve outros atletas que se destacaram na campanha para a finalíssima que, curiosamente, são todos os novos reforços da equipe, como o armador Kenny Dawkins, o ala Rafa Oliveira e o pivô Wesley Sena.

+ Confira o resumo do segundo dia de Interligas

Além dos novos reforços, o elenco do Caxias que chegou à final do Interligas conta com quatro jogadores que se destacaram na campanha caxiense na LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) 2023, fato que demonstra o desenvolvimento do projeto do time do Rio Grande do Sul para a evolução de suas promessas. Os armadores Elias e Gabrielzinho, o ala Léo Cravero e o ala/pivô Vini Chagas receberam minutos relevantes nas três rodadas do Interligas e tiveram um papel importante no plano de jogo do técnico Rodrigo Barbosa.

Vini Chagas, destaque do Caxias na LDB 2023, recebeu minutagem importante nas três rodadas do Interligas (Divulgação/La Liga)

O adversário caxiense na final do torneio internacional será o Olímpico, da Argentina. Participante da sede do Brasil, a equipe estrangeira finalizou a fase de classificação com três vitórias em três partidas no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, vencendo, respectivamente, Corinthians (91 a 83), Pinheiros (107 a 87) e Platense (77 a 68). Caso vença o duelo contra os argentinos, o Caxias conquistará o primeiro título internacional da história do clube.

+ Confira o resumo do terceiro dia de Interligas

Formato de disputa

As oito equipes participantes, quatro do Brasil e quatro da Argentina, foram divididas em dois grupos na fase inicial. A cidade de Corrientes (ARG) sediou os confrontos entre Regatas Corrientes (ARG), Riachuelo (La Rioja), Pato Basquete (BRA) e Caxias (BRA). Já São Paulo será a casa das partidas entre Pinheiros (BRA), Corinthians (BRA), Olímpico (ARG) e Platense (ARG). Na primeira fase, todos jogam contra todos dentro de seus respectivos grupos. O primeiro colocado de cada chave disputa a final em jogo único.

Tabela – Interligas Adulto

Sexta (15/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP)
Corinthians (BRA) 83 x 91 Olímpico (ARG) – Jogo 1
Pinheiros (BRA) 73 x 75 Platense (ARG) – Jogo 3

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
Riachuelo (ARG) 97 x 93 Pato Basquete (BRA) – Jogo 2
Regatas (ARG) 73 x 68 Caxias do Sul (BRA) – Jogo 4

Sábado (16/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP) – Entrada franca
16h – Platense (ARG) 75 x 74 Corinthians (BRA) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB
18h30 –  Pinheiros (BRA) 87 x 107 Olímpico (ARG)  – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
19h – Riachuelo (ARG) 72 x 94 Caxias do Sul (BRA) – Transmissão no Youtube do NBB
21h30* – Regatas (ARG) 66 x 64 Pato Basquete (BRA) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Domingo (17/09)

Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (São Paulo/SP) – Entrada franca
16h – Pinheiros 67 x 86 Corinthians – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB
18h30 – Olímpico (ARG) 77 x 68 Platense (ARG) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Ginásio José Jorge Contte (Corrientes/ARG)
19h – Caxias do Sul 65 x 46 Pato Basquete – Transmissão no Youtube do NBB
21h30* – Regatas (ARG) 54 x 73 Riachuelo (ARG) – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB

Terça-feira (26/09)

22h – FINAL – Olímpico (ARG) x Caxias do Sul (BRA) – La Banda, Argentina – Transmissão no Youtube e TikTok do NBB