HOJE
II Congresso Técnico NBB
Por Liga Nacional de Basquete
Treinadores e assistentes das equipes do NBB se reúnem durante três dias para debater, trocar experiências e iniciar o trabalho para a próxima temporada
Logo após o fim da edição 2010/2011 do NBB, os técnicos e assistentes dos 15 clubes que disputaram a competição já iniciaram o trabalho visando a próxima temporada. Nos dias 01, 02 e 03 deste mês, os treinadores se reuniram em um Hotel Fazenda, na cidade de Indaiatuba (SP), para a realização do II Congresso Técnico NBB. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa e Penalty.
O evento, idealizado pelo Conselho Técnico da LNB, teve como objetivo unir os principais treinadores do Brasil para que eles pudessem trocar experiências e conceitos trabalhados durante a temporada.
“Esse encontro é extremamente importante. O fato de ouvirmos as experiências e as dificuldades que os técnicos passaram durante a temporada ajuda demais na reflexão e evolução do trabalho de cada um”, afirmou Cláudio Mortari, membro do Conselho Técnico da LNB.
O congresso teve uma extensa programação, incluindo palestras desenvolvidas por cada um dos treinadores sobre temas variados. Além disso, a LNB proporcionou outros encontros com profissionais de diversas áreas.
No primeiro dia, o gerente de negócios e marketing do Minas Tênis Clube, Marcelo Vido, conversou sobre “Gestão de Resultados” e o advogado João Zanforlim explanou sobre o CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e o papel do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). No segundo dia, participaram do congresso, Tácito Pinto Filho, representando a Aprobas (Associação dos Profissionais do Basquete) e Dante De Rose, da Escola Nacional de Treinadores de Basquete (ENTB). No último dia, a psicóloga Regina Brandão e os coordenadores de arbitragem Antonio Carlos Affini (LNB) e José Augusto Piovesan (CBB) tiveram um bate-papo com os treinadores.
“Nosso intuito é de proporcionar um intercâmbio de informações tanto no lado profissional quanto no pessoal. Questionamos os técnicos também sobre como eles enxergam o campeonato e o que precisamos evoluir para as próximas edições”, comentou o gerente técnico da LNB, Lula Ferreira.
Técnicos convidados
Com o direito de pleitearem por uma vaga na disputa da temporada 2011/2012 do NBB, o Tijuca e a Liga Sorocabana também marcaram presença no II Congresso Técnico. A LNB convidou os técnicos Miguel Palmier, do time carioca, e Rinaldo Rodrigues, da equipe paulista, para poderem participar do evento.
\"Essa é uma oportunidade única de estar entre a elite dos treinadores do Brasil\", afirmou Palmier. \"Esse congresso é ótimo para buscarmos conhecimento e podermos aplicá-lo a nossa equipe\", concordou Rodrigues.
Tijuca e Liga Sorocabana garantiram o direito de pleitear uma vaga para a próxima temporada do NBB após chegarem à final da Super Copa Brasil. Ambas as equipes ainda terão que atender todos os requisitos da Liga Nacional de Basquete para poderem ingressar ao NBB.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca