#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Imperdível!

29-01-2016 | 11:28
Por Liga Nacional de Basquete

A uma vitória de sua maior sequência positiva na história do NBB, Basquete Cearense enfrenta Liga Sorocabana, neste sábado, com transmissão ao vivo da Rede TV!

Pode ser um sábado histórico para o Solar Cearense. Vindo de cinco vitórias seguidas, a equipe do técnico Alberto Bial precisa de apenas um triunfo para cravar sua maior sequência de resultados positivos desde que chegou ao NBB se vencer a Liga Sorocabana, neste sábado (30/01), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 17h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede TV!

No jogo válido pelo primeiro turno, em Sorocaba, quem se saiu melhor foram os nordestinos, que alcançaram a primeira vitória fora de casa na competição ao levar a melhor sobre os sorocabanos, por 78 a 70. Para vencer, a equipe de Fortaleza contou com grande atuação coletiva, onde cinco atletas chegaram a dois dígitos de pontuação: Duda (18), Davi (14), Rashaun (14), Audrei (13) e Toledo (10).

Davi Rossetto, do Basquete Cearense

As equipes se enfrentaram nesta temporada, em Sorocaba, e o Basquete Cearese saiu vencedor, por 78 a 70 (Murilo Amadei/LSB)

O jogo colocará times que estão em situações diferentes na tabela de classificação. Os donos da casa vivem sua melhor fase na temporada, com cinco vitórias consecutivas e a um triunfo de estabelecer sua melhor sequência na história do NBB. Na última terça-feira, o elenco comandado por Alberto Bial bateu o então terceiro colocado Paulistano/Corpore, por 72 a 69, com grande atuação de Duda Machado, que anotou 24 pontos, pegou quatro rebotes e distribuiu quatro assistências.

Agora o Basquete Cearense se vê em quinto na competição, com uma derrota a mais que o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, quarto colocado. Além do adversário, a equipe nordestina terá que superar uma virose, que afetou a maioria do elenco e debilitou muitos jogadores. No entanto, os comandados do técnico Alberto Bial estão se superando e estão prestes a fazer história no NBB.

“Sofremos demais no jogo contra o Paulistano e continuamos sofrendo, agora, com o estado de saúde da nossa equipe. Uma virose que atacou vários jogadores, que estão debilitados, em repouso. Mas isso alavancou uma força do coletivo. Percebemos que temos dois ou três jogadores que podem fazer várias funções, independentemente de serem titulares. A gente vai com apetite e com desejo de seguir nessa trajetória de fazer o Solar Cearense lutar, com o já está, por posições como nunca antes havia lutado.”, comentou Bial.

A defesa do Basquete Cearense vem sendo um dos motivos fundamentais para a grande sequência apresentada. Nos últimos nove jogos, a equipe sofreu em média 69,3 pontos por partida, o que rendeu oito vitórias ao elenco cearense. Nas sete partidas anteriores a média era de 83,4 tentos por confronto, o que rendeu um total de cinco resultados negativos e apenas dois positivos.

“Esse jogo contra a Liga Sorocabana representa, para mim, a convicção da força de um trabalho feito com leveza, dedicação e entendimento de que, juntos, podemos ser uma equipe que vai conseguir resultados extremamente difíceis. Nos seis primeiros jogos, pensei que conseguiríamos seis vitórias consecutivas, mas isso não aconteceu. Agora, me pego, às vésperas de um jogo que pode ser concretizada a sexta vitória seguida. É aquele sonho que não aconteceu no momento que a gente imaginava e que pode ser realizado no meio da competição”, acrescentou o treinador.

“A nossa equipe vive um grande momento. Estamos conseguindo algo que é muito difícil: manter a regularidade. Mesmo com algumas pausas e uma falta de sequência de partidas, estamos mantendo nosso padrão de jogo, e isso vem sendo determinante para nós. Melhoramos muito a nossa parte defensiva, estamos cedendo poucos pontos por jogo aos nossos adversários”, falou Davi Rossetto, armador do Basquete Cearense.

Alberto Bial, técnico, e o elenco do Basquete Cearense

Com cinco triunfos seguidos, o Basquete Cearense igualou sua melhor sequência de vitórias na história do NBB (Caio Casagrande/Divulgação)

Já os sorocabanos seguem brigando por uma vaga nos playoffs do NBB. Atualmente na 12ª colocação, empatados com o Universo/Vitória, com cinco vitórias em 17 jogos, a Liga Sorocabana também vem de um triunfo na última rodada, fora de casa, sobre o próprio Vitória, por 74 a 73. Os destaques ficaram por conta do ala/armador Neto e do jovem ala/pivô Igor Avelino, que juntos combinaram para 35 tentos e oito bolas de três pontos convertidas.

“Mais uma partida muito dura, fora de casa, contra um adversário que vem muito bem na competição”, comentou o armador Alexandre Pinheiro, da Liga Sorocabana.

Para o jogo deste sábado a Liga Sorocabana não poderá contar com o norte-americano Chris Gradnigo, que foi desqualificado na partida diante do Vitória e cumprirá um jogo de suspensão. “Estamos bem, o time quer surpreender mesmo sabendo da força do Solar Cearense jogando em Fortaleza. Nunca ganhamos aqui e acredito que este é um bom momento para que isso aconteça”, afirmou Rinaldo Rodrigues, técnico da Liga Sorocabana.