HOJE
Implosão no G-4
Por Liga Nacional de Basquete
Valendo o troféu da Copa dos Campeões das Américas, Bauru e Brasília se enfrentam neste domingo, no Panela de Pressão, com transmissão ao vivo no #NBBnaWeb
O confronto entre Paschoalotto/Bauru e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília será decisivo. Neste domingo (31/01), o G-4 da competição sofrerá uma sacudida pela disputa entre bauruenses e candangos, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 18 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo #NBBnaWeb. A partida ainda definirá o ganhador do Troféu Cláudio Mortari da Copa dos Campeões das Américas, premiação criada pela LNB para coroar o vencedor do duelo entre os atuais campeões da Liga das Américas e da Sul-Americana.
Com treze vitórias em 17 jogos no NBB, a equipe da cidade do Dragão esta na vice-liderança da tabela de classificação, com uma partida e dois triunfos a menos que o CR Flamengo. Um pouco abaixo esta o Brasília, junto com o Paulistano/Corpore, na terceira colocação da competição, com doze resultados positivos em 17 duelos nesta atual edição do maior campeonato de basquete do país. Se os candangos terminarem com o triunfo nesta partida, por mais de três pontos, o critério de desempate os coloca na vice-liderança da competição.
Todavia será bem difícil sair com a vitória, mesmo com seis tirunfos em oito duelos feitos que o Brasília teve como visitante na atual edição do NBB. Afinal, o atual vice-campeão do maior campeonato de basquete nacional já fez nove partidas no Panela de Pressão e em oito destes duelos saiu com o resultado positivo de forma dominante: em sete dos oito partidas, a equipe comandada pelo técnico Demétrio Ferracciú triunfou por 16 ou mais pontos.
Na última partida entre as equipes, o Bauru foi a Brasília e bateu os anfitriões por três pontos (114 x 111). Este jogo não só marcou a ultrapassagem do time do interior paulista na classificação mas entrou para a história, pois se tornou o jogo de maior pontuação na história do NBB.
Como o Brasília foi campeão da Liga Sulamericana 2015 e o Bauru levou o caneco da Liga das Américas 2015, este duelo premiará o vencedor da Copa dos Campeões das Américas 2016 com o troféu que recebe o nome do homenageado Cláudio Mortari. Quem vencer a partida deste domingo ficará com a taça.
Com oito triunfos nestes oito jogos que disputou em 2016, o ano do Brasília esta sendo perfeito e o técnico Bruno Savignani anotou o recorde de melhor início de campanha feito por um comandante estreante no NBB. A equipe do Distrito Federal é a que faz mais pontos por partida neste NBB (88 tentos por jogo), é a segunda que distribui mais passes decisivos numa partida (19,19), tem o maior aproveitamento dos tiros de trás da linha dos 3 pontos (41,04%) e o maior rendimento nos lances livres (82,72%).
Muito disso aconteceu pelo grande desempenho de Deryk Ramos, que anotou 20 ou mais pontos em cinco destes duelos, e pela atuação de Guilherme Giovannoni, que ascendeu nestes últimos jogos e é o segundo cestinha da competição, com 18,8 pontos por partida nesta edição. Aos poucos a equipe vai se fortalecendo para esta reta final de campeonato com peças que retornaram de lesão. O armador Fúlvio já pode jogar normalmente, retomou seus trabalhos no jogo contra o Paulistano, e o ala Arthur Belchor ainda se recupera de uma lesão muscular, mas já entra alguns minutos a mais em quadra.
Na história do NBB, as equipes se enfrentaram em todas as edições, foram 21 partidas e 15 vitórias para o Brasília. Além disso, tiveram ainda dois encontros em fase de playoffs, que o time candango não deu chances ao Dragão e os eliminou com três vitórias seguidas, nas duas oportunidades, na temporada 2009/2010 e 2011/2012, o domínio dos lobos aconteceu nas quartas de finais. A história também favorece o elenco comandado pelo técnico Demétrius Ferracciú, pois nos dois últimos confrontos entre as equipes, o Dragão de Bauru venceu e isto nunca aconteceu na história deste duelo.
O Bauru é a única equipe nesta temporada do NBB que tem seis jogadores com média de 10 ou mais pontos, é o segundo time com maior média de pontos por partida (85,63), é o elenco que menos erra (10,50 erros por partida), é a equipe que melhor protege seu garrafão, agarrando, em média, 28,06 sobras defensivas em cada jogo.
Este jogo pode se tornar histórico também, pois o ala/armador Alex Garcia, do Bauru, pode ser o primeiro atleta na história do NBB a anotar 1100 lances livres e, se conseguir este feito, será em cima do seu antigo time, que conquistou três títulos de NBB e ainda foi Defensor do Ano por seis temporadas.