HOJE
Implosão no G-4
Por Liga Nacional de Basquete
Valendo o troféu da Copa dos Campeões das Américas, Bauru e Brasília se enfrentam neste domingo, no Panela de Pressão, com transmissão ao vivo no #NBBnaWeb
O confronto entre Paschoalotto/Bauru e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília será decisivo. Neste domingo (31/01), o G-4 da competição sofrerá uma sacudida pela disputa entre bauruenses e candangos, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 18 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo #NBBnaWeb. A partida ainda definirá o ganhador do Troféu Cláudio Mortari da Copa dos Campeões das Américas, premiação criada pela LNB para coroar o vencedor do duelo entre os atuais campeões da Liga das Américas e da Sul-Americana.
Com treze vitórias em 17 jogos no NBB, a equipe da cidade do Dragão esta na vice-liderança da tabela de classificação, com uma partida e dois triunfos a menos que o CR Flamengo. Um pouco abaixo esta o Brasília, junto com o Paulistano/Corpore, na terceira colocação da competição, com doze resultados positivos em 17 duelos nesta atual edição do maior campeonato de basquete do país. Se os candangos terminarem com o triunfo nesta partida, por mais de três pontos, o critério de desempate os coloca na vice-liderança da competição.

No confronto do primeiro turno do NBB 15/16, o Bauru se deu melhor e venceu fora de casa (Brito Jùnior/Divulgação)
Todavia será bem difícil sair com a vitória, mesmo com seis tirunfos em oito duelos feitos que o Brasília teve como visitante na atual edição do NBB. Afinal, o atual vice-campeão do maior campeonato de basquete nacional já fez nove partidas no Panela de Pressão e em oito destes duelos saiu com o resultado positivo de forma dominante: em sete dos oito partidas, a equipe comandada pelo técnico Demétrio Ferracciú triunfou por 16 ou mais pontos.
Na última partida entre as equipes, o Bauru foi a Brasília e bateu os anfitriões por três pontos (114 x 111). Este jogo não só marcou a ultrapassagem do time do interior paulista na classificação mas entrou para a história, pois se tornou o jogo de maior pontuação na história do NBB.
Como o Brasília foi campeão da Liga Sulamericana 2015 e o Bauru levou o caneco da Liga das Américas 2015, este duelo premiará o vencedor da Copa dos Campeões das Américas 2016 com o troféu que recebe o nome do homenageado Cláudio Mortari. Quem vencer a partida deste domingo ficará com a taça.

Há oito jogos sem perder, o Brasília ascendeu na competição e pode ser vice-líder (Brito Júnior/Divulgação)
Com oito triunfos nestes oito jogos que disputou em 2016, o ano do Brasília esta sendo perfeito e o técnico Bruno Savignani anotou o recorde de melhor início de campanha feito por um comandante estreante no NBB. A equipe do Distrito Federal é a que faz mais pontos por partida neste NBB (88 tentos por jogo), é a segunda que distribui mais passes decisivos numa partida (19,19), tem o maior aproveitamento dos tiros de trás da linha dos 3 pontos (41,04%) e o maior rendimento nos lances livres (82,72%).
Muito disso aconteceu pelo grande desempenho de Deryk Ramos, que anotou 20 ou mais pontos em cinco destes duelos, e pela atuação de Guilherme Giovannoni, que ascendeu nestes últimos jogos e é o segundo cestinha da competição, com 18,8 pontos por partida nesta edição. Aos poucos a equipe vai se fortalecendo para esta reta final de campeonato com peças que retornaram de lesão. O armador Fúlvio já pode jogar normalmente, retomou seus trabalhos no jogo contra o Paulistano, e o ala Arthur Belchor ainda se recupera de uma lesão muscular, mas já entra alguns minutos a mais em quadra.
Na história do NBB, as equipes se enfrentaram em todas as edições, foram 21 partidas e 15 vitórias para o Brasília. Além disso, tiveram ainda dois encontros em fase de playoffs, que o time candango não deu chances ao Dragão e os eliminou com três vitórias seguidas, nas duas oportunidades, na temporada 2009/2010 e 2011/2012, o domínio dos lobos aconteceu nas quartas de finais. A história também favorece o elenco comandado pelo técnico Demétrius Ferracciú, pois nos dois últimos confrontos entre as equipes, o Dragão de Bauru venceu e isto nunca aconteceu na história deste duelo.

Alex pode entrar para a história como o primeiro atleta a converter 1100 lances livres (Ricardo Bózeo/Macaé Basquete)
O Bauru é a única equipe nesta temporada do NBB que tem seis jogadores com média de 10 ou mais pontos, é o segundo time com maior média de pontos por partida (85,63), é o elenco que menos erra (10,50 erros por partida), é a equipe que melhor protege seu garrafão, agarrando, em média, 28,06 sobras defensivas em cada jogo.
Este jogo pode se tornar histórico também, pois o ala/armador Alex Garcia, do Bauru, pode ser o primeiro atleta na história do NBB a anotar 1100 lances livres e, se conseguir este feito, será em cima do seu antigo time, que conquistou três títulos de NBB e ainda foi Defensor do Ano por seis temporadas.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca