HOJE
Imponente
Por Liga Nacional de Basquete
Arrasador no primeiro tempo, São José quebra tabu contra Brasília e sobe para a quinta colocação na tabela com 71,4% de aproveitamento na temporada
O São José/Unimed/Vinac quebrou, nesta terça um tabu que durava desde a temporada inicial do NBB. A equipe do Vale do Paraíba recebeu o Uniceub/BRB/Brasília e, pela primeira vez na história do campeonato saiu com uma vitória, 87 a 78. Antes, as equipes já haviam se enfrentado seis vezes e em todas o time da capital federal havia saído vencedor.
Jogando em casa, os joseenses fizeram um primeiro tempo arrasador, que resultou em uma vantagem de 21 pontos no intervalo, para conquistar a vitória, a quinta da equipe em sete jogos na temporada. O resultado fez a equipe subir para a quinta posição na tabela.
O ala/pivô Jefferson foi o cestinha da partida, com 20 pontos para o São José. O armador Fúlvio, com 17, veio logo atrás. O ala/armador norte-americano Andre Laws também se destacou e se aproximou de um triplo-duplo, com 12 pontos, 11 rebotes e sete assistências. Pela a equipe visitante, Guilherme GIovannoni, com 17 pontos e seis rebotes, foi o principal jogador.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e Patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O início de jogo foi de completo domínio do time da casa. Em um ritmo alucinante, São José logo abriu 15 minutos de vantagem, com uma corrida de 19 a 4 nos primeiros minutos. O ala/pivô Jefferson deu as ?boas-vindas? ao time brasiliense, anotando 10 pontos no primeiro quarto, com 100% de aproveitamento nos arremessos de quadra.
Sem poder contar com o ala/armador Alex, que foi poupado com dores na coxa direita, o técnico José Vidal iniciou com Rossi no quinteto inicial, ao lado de Nezinho, Arthur, Giovannoni e Cipriano. Sem seu capitão, o time brasiliense viu o adversário fechar o primeiro quarto em 31 a 18.
Com dois lances livres convertidos por Paulão, São José abriu o segundo período mantendo o mesmo ritmo. Os joseenses dominavam os rebotes e no intervalo já haviam coletado 25 contra apenas dez do adversário. No placar, a vantagem era de 21 pontos, 52 a 31.
No terceiro quarto, os visitantes conseguiram equilibrar as ações e, aos poucos, tentavam a aproximação. Apostando no jogo coletivo e nas bolas de longa distância, os joseenses administravam a vantagem e foram para o último quarto vencendo por 70 a 53.
Mesmo com 17 pontos de vantagem, São José não teve vida fácil no último período. Em lances praticamente em sequência, Fúlvio sofreu uma pancada no ombro e saiu para receber atendimento. Pouco depois, Ricardo Fischer, que o substituiu, torceu o tornozelo e também deixou a quadra. Sem seus dois armadores, os comandados do técnico Régis Marrelli viram a diferença cair para oito pontos.
Fúlvio, mesmo com dores, retornou ao jogo e foi fundamental para garantir a vitória da equipe do Vale do Paraíba. O armador converteu lances livres importantes nos últimos dois minutos, que seguraram a reação brasiliense na partida.
“Estamos subindo cada vez mais, estamos em uma crescente muito boa. O time está muito unido, o ambiente é muito bom de se trabalhar e isso só nos motiva a melhorar mais a cada dia”, disse o ala/pivô Jefferson. “Agora temos dois jogos complicados fora [contra Uberlândia e Franca], mas que se ganharmos irão nos colocar de vez entre os líderes”, completou.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
