
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03
29/03

Imponente


Arena VIVO
Em casa, Minas domina Pinheiros do início ao fim e conquista importante vitória no NBB
Por Liga Nacional de Basquete


Um triunfo incontestável. É assim que pode-se definir a vitória do Icatu/Minas sobre o Pinheiros/Sky neste sábado. Sem dar chances ao adversário em nenhum momento da partida, a equipe de Belo Horizonte fez a alegria de seu torcedor na Arena Vivo e venceu o confronto válido pela 26ª rodada do NBB, com tranquilidade, pelo placar de 101 a 75.
Com um alto aproveitamento nos arremessos – 50% nos 3 pontos, 57% nos 2 pontos e 97% nos lances livres -, o time comandado pelo técnico Raul Togni chegou ao 13º resultado positivo em 25 partidas disputadas na competição n(52% de aproveitamento). Os destaques individuais da equipe no duelo foram os alas Beal e Betinho, com 21 e 19 pontos, respectivamente.
Do outro lado, o Pinheiros não fez uma boa apresentação e foi facilmente derrotado, mesmo com boas atuações dos norte-americanos Joe Smith e Shamell, que marcaram 25 e 21 pontos, respectivamente. Mesmo com o revés, a equipe manteve a terceira colocação, com uma campanha de155 vitórias em 22 compromissos na competição (68,2% de aproveitamento).
Logo de cara, o time da casa conquistou uma sequência de nove a zero, graças a um bom jogo coletivo e a seguidos erros do time rival em arremessos da linha dos três pontos. Comandada por uma boa atuação de Betinho, autor de oito pontos no período inicial, a equipe da casa seguiu soberana no controle da partida. Do outro lado, os estrangeiros Araujo e Smith bem que tentaram diminuir a desvantagem dos paulistas, mas o primeiro quarto acabou com os anfitriões na frente por 12 pontos: 27 a 15.
O que estava bom para o Minas ficou ainda melhor no início do segundo período. Com uma incrível sequência de 12 a 0, liderada por boas jogadas dos norte-americanos Beal e Crosby, os comandados do técnico Raul Togni estenderam sua vantagem no placar para 39 a 15. A primeira cesta do Pinheiros no segundo quarto veio somente após mais de quatro minutos jogados, com um tiro de longa distância de Araujo, que ainda anotou mais três tentos na sequência. Apesar de os comandados de Cláudio Mortari terem melhorado seu desempenho, o time mineiro seguiu a “mil por hora” e foi para os vestiários com o placar em 55 a 32 a seu favor.
Apesar de o esquadrão de São Paulo ter tentado a todo custo diminuir a diferença no placar na volta do intervalo, o clube de Belo Horizonte conseguiu segurar o ímpeto dos rivais e manteve uma boa vantagem para a última parcial. Smith e Shamell bem que tentaram colocar os pinheirenses no jogo, mas Betinho e Beal trataram de manter o Minas soberano na liderança do confronto. Sendo assim, a partida chegou para seus dez minutos finais com os donos da casa tranquilos na frente, por 72 a 52.
A boa vantagem trouxe tranquilidade ao time minastenista na última parcial. Com boas tramas ofensivas e um alto aproveitamento nos arremessos, a equipe conseguiu ampliar a diferença a seu favor para conquistar um imponente triunfo sobre uma equipe que figura na parte de cima da tabela de classificação da temporada 2012/2013 do NBB,