HOJE
Imprescindível
Por Liga Nacional de Basquete
Buscando regularidade no NBB6, Uberlândia e Brasília se enfrentam, nesta segunda-feira, no Ginásio Sabiazinho; partida terá transmissão ao vivo dos canais SporTV
Esse duelo promete pegar fogo. De um lado, o atual vice-campeão do NBB, Unitri/Magazine Luiza. Do outro, o atual campeão sul-americano e embalado, Uniceub/BRB/Brasília. As duas fortes equipes estarão frente a frente nesta segunda-feira, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), em confronto válido pela sexta rodada da competição, às 20h00, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
No momento, os mineiros ocupam a quinta colocação da competição, com três vitórias em seis partidas (50% de aproveitamento), mesma campanha de Mogi das Cruzes/Helbor, Palmeiras/Meltex e São José/Unimed. Já os candangos estão na 11ª posição, empatados com Espírito Santo Basquetebol, Minas Tênis Clube e Paschoalotto/Bauru, times que também acumulam dois resultados positivos em cinco confrontos (40% de aproveitamento).
“Nós estamos cultivando o raciocínio de que todo jogo é difícil. O equilíbrio com certeza será muito grande, não há favoritismo para nenhum dos lados. O campeonato exige uma dedicação total a cada jogo. Conhecemos o time deles (Brasília) muito bem, assim como eles nos conhecem também. Precisamos fazer as coisas da maneira mais consistente possível para sairmos com a vitória”, analisou o técnico do Uberlândia, Hélio Rubens.
O esquadrão do Triângulo Mineiro vai em busca da regularidade na temporada. Após começar o NBB6 com duas vitórias seguidas, os comandados de Hélio Rubens sofreram duas derrotas consecutivas, e na rodada seguinte, quebraram a sequência de cinco vitórias consecutivas do Pinheiros/SKY, fora de casa, porém, tropeçaram novamente ao serem superados pelo Palmeiras/Meltex, longe de seus domínios, no último sábado.
“Precisamos de tempo. Tempo de treinamento, de jogos, e precisamos ter equipe completa também. Estamos jogando sem o Gruber, com o Léo se recuperando, o (Robby) Collum, o norte-americano que pretendemos contratar ainda não chegou. Precisamos ter um time completo e com ritmo de jogo, aí sim chegaremos ao nosso objetivo de atingir a regularidade”, falou Hélio Rubens.
Quem também está querendo deslanchar no NBB é o Brasília, que começou o campeonato com derrota para o seu maior rival Flamengo, fora de casa, depois venceu o SKY/Basquete Cearense, porém, sofreu dois reveses em seguida, para Mogi das Cruzes e Vivo/Franca.
Apesar de não estar muito bem colocada na tabela de classificação do NBB 2013/2014, a equipe dirigida pelo argentino Sergio Hernandez vem embalada por uma vitória arrasadora diante do Universo/Goiânia, na última rodada, fora de casa, por largos 101 a 72. O time da capital federal espera manter o bom ritmo para seguir vencendo no NBB.
“Temos que buscar o mesmo jogo que fizemos na partida anterior e manter o mesmo nível de concentração para sairmos com mais uma vitória. É um jogo muito duro e importante, no qual nossa equipe está buscando um equilíbrio na competição, e essa vitória pode ser muito bem-vinda para a sequência no NBB”, contou o armador Nezinho.
Curiosidades do confronto:
Superioridade candanga
Brasília e Uberlândia já se enfrentaram 11 vezes no NBB, e o time do Distrito Federal leva ligeira vantagem no placar geral, com seis vitórias, contra cinco dos mineiros.
É dos mandantes
As vitórias citadas acima de ambas as equipes foram conquistadas jogando em casa. Nunca um visitante levou a melhor no confronto.
Desfalques
O Uberlândia continuará atuando sem o ala/pivô Luis Gruber, que ainda se recupera de lesão muscular, enquanto o Brasília entrará em quadra sem o ala Alex, também lesionado.
Ex-equipe
O experiente armador da equipe uberlandense Valtinho atuou com a camisa do Brasília nas duas primeiras edições do NBB, onde inclusive foi campeão da segunda com a equipe candanga.
Garçom
Valtinho enfrentará seu ex-time ocupando o posto de líder em assistências do NBB6, com média de 7,6 passes decisivos por confronto.
O mais eficiente
O pivô Cipolini, do Uberlândia, é o jogador mais eficiente da temporada 2013/2014 do NBB, com média de 22,17 de valoração por partida.
Mão quente
Na vitória do Brasília sobre o Goiânia, na última rodada, o armador Nezinho bateu o recorde de bolas de 3 pontos da atual temporada do NBB, ao converter 7/9 arremessos (78% de aproveitamento). A maior marca em tiros longos do campeonato pertencia a Fernando Fischer, do Bauru, que encestou seis bolas nas partidas contra Liga Sorocabana e Pinheiros.
Último encontro
Foi no segundo turno do NBB6, em que o Brasília dominou o jogo do início ao fim e derrotou o Uberlândia, pelo placar de 102 a 80.