HOJE
Incansáveis
Por Liga Nacional de Basquete
Numa partida decidida na segunda prorrogação, Tijuca consegue uma vitória importante diante do Franca, por 102 a 98
O Tijuca/Rio de Janeiro conquistou uma vitória importante, nesta quinta-feira, diante do Vivo/Franca, por 102 a 98, após duas prorrogações. Com o resultado os cariocas chegaram a sua quarta vitória em 11 jogos (36,3% de aproveitamento) no NBB, campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O ala Lima foi o principal destaque do Tijuca, com 20 pontos, seguido do ala Diego Conceição, que anotou 18. O cestinha do jogo, no entanto, foi o armador do Franca, Helinho, que anotou 25 pontos. Outro que também se destacou foi o pivô Drudi, com um duplo-duplo de 12 pontos e 11 rebotes.
O Franca entrou na partida um pouco mais atento e liderados pela dupla Helinho e Marcio, que anotaram 14 pontos no primeiro quarto, assumiram a frente do placar, 20 a 16. O Tijuca, no entanto, contou com uma boa atuação do ala Lima, que comandou a reação da equipe carioca no segundo período, 35 a 30.
Na volta do intervalo, o time da casa voltou com tudo. Aproveitando um bom momento ofensivo, os cariocas abriram 45 a 32 no placar. Porém, os francanos acertaram a mão nos arremessos de fora e com uma bola de 3 de Helinho, com menos de dois minutos para o fim do terceiro quarto, colocou os paulistas na liderança, 51 a 50.
Apesar da boa reação do Franca, o Tijuca rapidamente recuperou a vantagem no marcador e se manteve na frente durante todo o último período. Faltando apenas 11 segundos para o fim, o ala norte-americano do Franca, Kevin Sowell, acertou uma bola de 3, que deixou a vantagem para apenas 1 ponto (72 a 71). Após o tempo pedido pelo treinador do time carioca, o pivô Coloneze recebeu falta e acertou apenas um dos dois lances livres (73 a 71). No ataque seguinte, Helinho foi para o arremesso final, sofreu toco de Coloneze na primeira tentativa, mas no rebote, ele conseguiu acertar uma bola de 2, da cabeça do garrafão, que levou o jogo para a prorrogação (73 a 73).
No tempo extra, as bolas de 3 pontos do time de Franca fizeram a diferença e o controle do marcador ficou com os paulistas durante todos os cinco minutos. Mas o Tijuca não permitiu que o adversário abrisse muito no placar e a decisão do jogo foi para os momentos finais. Com apenas 3 segundos para o final, Franca vencia por 3 pontos (89 a 86) e o pivô do Tijuca, Olívia, teve recebeu uma falta enquanto arremessava para os 3 pontos. O experiente jogador acertou os três lances livres e empatou o jogo (89 a 89). Os francanos tiveram novamente a bola decisiva na mão, mas o ala Márcio não acertou o arremesso.
Na segunda prorrogação, o Tijuca, liderado pelo armador Manteguinha, conseguiu abrir quatro pontos no placar (100 a 96), com menos de dois minutos para o final. Essa vantagem permitiu com que o time da casa tivesse mais tranquilidade para segurar a vitória.
“Passamos por momentos muito difíceis na competição, mas essa vitória nos fortalece. O time lutou até o final e conseguimos conquistar essa vitória importante”, comemorou Olívia.
Os francanos saíram do jogo bastante frustrados com a derrota, mas o capitão Helinho enfatizou que o grupo está evoluindo a cada jogo e deve seguir determinado na competição.
“O torcedor está triste, mas nós estamos muito mais. Estamos trabalhando duro e temos que continuar acreditando. Temos que levantar a cabeça e nos preparar para os próximos desafios”, afirmou Helinho.
Confira os resultados da décima segunda rodada do NBB:
07/01 (sábado)
Flamengo 81 x 89 Unitri/Universo
Itabom/Bauru 99 x 82 Pinheiros/SKY
Liga Sorocabana 74 x 103 Paulistano/Unimed
Cia. Do Terno/Romaço/Joinville 69 x 50 Araraquara
São José/Unimed/Vinac 102 x 85 Winner/Limeira
Tijuca 102 x 98 Vivo/Franca
Vila Velha/Garoto/BMG 78 x 84 Minas
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
