HOJE
Incontestável
Por Liga Nacional de Basquete
Com trajetória praticamente irretocável, Brasília encerra temporada entre os líderes de diferentes fundamentos
A conquista de um título nunca é por acaso. Em um campeonato tão disputado e equilibrado como foi a temporada 2010/2011, menos ainda. Vencedor da terceira edição do NBB, o Uniceub/BRB/Brasília fez prevalecer o seu domínio em diferentes fundamentos e faturou mais um troféu para sua galeria.
A campanha na temporada regular foi de 20 vitórias e oito derrotas, mesma campanha do então líder Vivo/Franca e do segundo colocado Pinheiros/SKY, ficando atrás apenas nos critérios de desempate. Jogando na cidade de Brasília, o retrospecto chama ainda mais a atenção: foram 12 jogos disputados e apenas uma derrota.
Os playoffs, supremacia como mandante foi mantida. Na capital federal, foram sete jogos e sete vitórias, desempenho que ajudou a equipe a bater o Unitri/Universo, nas quartas de final, por 3 a 2, e depois a superar Pinheiros/SKY e Vivo/Franca, ambos por 3 a 1, na semifinal e na final, mesmo com a desvantagem de atuar menos jogos em casa.
Mas a análise do título brasiliense passa também pela observação das estatísticas de alguns fundamentos importantes. Foi do time brasiliense o melhor ataque da competição, com 88,1 pontos marcados por jogo.
Além disso, em baixo do aro, Brasília também foi dominante. Quando o assunto foi rebotes, não teve para ninguém. O time cadango liderou esta estatística na temporada, com média de 33 rebotes por partida. Além disso, foi a terceira que mais distribuiu assistências. A média foi de 15,8 por jogo, sendo 6,5 saídas das mãos de Nezinho, o segundo colocado do NBB.
A defesa, outra arma importante do time da capital federal, também pode ser representada pelo alto número de roubos de bola. Neste quesito, ninguém foi melhor que os brasilienses. Em média, a equipe desarmou o adversário 8,5 vezes por jogo, com destaque para Nezinho, que liderou o NBB no fundamento, com 2,1 roubos por partida, e Alex, que aparece em sexto, com 1,7.
“A temporada foi nota dez. Quero agradecer primeiro a Deus pela temporada que nós fizemos. Todo mundo querendo jogar, então estamos em um momento alucinante. E acabar com quase 20 mil pessoas aqui no ginásio, estamos de parabéns, é um momento especial. Estou muito feliz aqui em Brasília”, disse o armador Nezinho.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca