#JOGAJUNTO

Incontestável

25-05-2011 | 08:03
Por Liga Nacional de Basquete

Com trajetória praticamente irretocável, Brasília encerra temporada entre os líderes de diferentes fundamentos

A conquista de um título nunca é por acaso. Em um campeonato tão disputado e equilibrado como foi a temporada 2010/2011, menos ainda. Vencedor da terceira edição do NBB, o Uniceub/BRB/Brasília fez prevalecer o seu domínio em diferentes fundamentos e faturou mais um troféu para sua galeria.

A campanha na temporada regular foi de 20 vitórias e oito derrotas, mesma campanha do então líder Vivo/Franca e do segundo colocado Pinheiros/SKY, ficando atrás apenas nos critérios de desempate. Jogando na cidade de Brasília, o retrospecto chama ainda mais a atenção: foram 12 jogos disputados e apenas uma derrota.

Os playoffs, supremacia como mandante foi mantida. Na capital federal, foram sete jogos e sete vitórias, desempenho que ajudou a equipe a bater o Unitri/Universo, nas quartas de final, por 3 a 2, e depois a superar Pinheiros/SKY e Vivo/Franca, ambos por 3 a 1, na semifinal e na final, mesmo com a desvantagem de atuar menos jogos em casa.

Mas a análise do título brasiliense passa também pela observação das estatísticas de alguns fundamentos importantes. Foi do time brasiliense o melhor ataque da competição, com 88,1 pontos marcados por jogo.

Além disso, em baixo do aro, Brasília também foi dominante. Quando o assunto foi rebotes, não teve para ninguém. O time cadango liderou esta estatística na temporada, com média de 33 rebotes por partida. Além disso, foi a terceira que mais distribuiu assistências. A média foi de 15,8 por jogo, sendo 6,5 saídas das mãos de Nezinho, o segundo colocado do NBB.

A defesa, outra arma importante do time da capital federal, também pode ser representada pelo alto número de roubos de bola. Neste quesito, ninguém foi melhor que os brasilienses. Em média, a equipe desarmou o adversário 8,5 vezes por jogo, com destaque para Nezinho, que liderou o NBB no fundamento, com 2,1 roubos por partida, e Alex, que aparece em sexto, com 1,7.

“A temporada foi nota dez. Quero agradecer primeiro a Deus pela temporada que nós fizemos. Todo mundo querendo jogar, então estamos em um momento alucinante. E acabar com quase 20 mil pessoas aqui no ginásio, estamos de parabéns, é um momento especial. Estou muito feliz aqui em Brasília”, disse o armador Nezinho.