#JOGAJUNTO

NBB Caixa / Seleção Brasileira

Início de trabalho

15-06-2015 | 12:00
Por Liga Nacional de Basquete

Seleção Brasileira Adulta se apresenta em São Paulo e inicia treinamentos nesta terça-feira visando os Jogos Pan-Americanos de Toronto, que começa em 21 de julho

Com algumas ausências, Seleção Brasileira se apresentou em São Paulo e iniciará os treinamentos na terça-feira (Divulgação/CBB)

Com algumas ausências, Seleção Brasileira se apresentou em São Paulo e iniciará os treinamentos na terça-feira (Divulgação/CBB)

É hora de trabalhar. Neste domingo, a Seleção Brasileira Masculina Adulta se apresentou no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo (SP), para dar início à preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, que acontecerão entre os dias 21 e 25 de julho. Os treinamentos serão realizados a partir desta terça-feira (16) no Ginásio Antonio Prado Jr, no C.A. Paulistano. De 21 de junho a 10 de julho, os treinos serão no E. C. Sírio.

Dos 15 jogadores convocados, cinco se apresentarão somente na quarta-feira: Augusto Lima, Olivinha, Rafael Hettsheimeir, Raulzinho Neto e Vitor Benite. Já o armador Larry Taylor, recém contratado pelo Mogi das Cruzes/Helbor, só se integrará ao grupo a partir do dia 24 após resolver problemas pessoais. Na manhã desta segunda-feira, os atletas serão submetidos a uma série de testes físicos no Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo.

O Brasil está no Grupo A dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, ao lado de Porto Rico, Venezuela e Estados Unidos. Na chave B está o anfitrião Canadá, Argentina, México e República Dominicana. A estreia verde-amarela no torneio será no dia 21 de julho (terça-feira), contra Porto Rico, atual campeão pan-americano. Na sequência, os adversários serão os venezuelanos, no dia 22, e os Estados Unidos, no dia 23.

Seleção que mais subiu no pódio na história do Pan, Brasil foi campeão em 2007 no RJ (Divulgação)

Seleção que mais subiu no pódio na história do Pan, Brasil foi campeão em 2007 no RJ (Divulgação)

De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogam entre si, em turno único, nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.

Em toda a história do Pan, o basquete masculino do Brasil acumula cinco medalhas de ouro (1971, 1987, 1999, 2003 e 2007), duas de prata (1963 e 1983) e seis de bronze (1951, 1955, 1959, 1975, 1979 e 1995), totalizando 13 medalhas, o que os deixa no posto de seleção que mais subiu no pódio da competição na modalidade, ao lado dos Estados Unidos, que também ficaram entre os três melhores em 13 edições.

Com oito títulos, os Estados Unidos são os maiores campeões da história do basquete masculino dos Jogos Pan-Americanos, seguido pelo Brasil, com cinco ouros, por Porto Rico, que venceu duas vezes, e pela Argentina, que ganhou uma. Desde a primeira edição, que foi realizada em 1951, em Buenos Aires (ARG), o país verde-amarelo ficou de fora do pódio somente três vezes em 16 oportunidades, mesmo desempenho dos Estados Unidos.

O último título da Seleção Brasileira no Pan foi em 2007, no Rio de Janeiro (RJ), quando a equipe, comandada por Lula Ferreira, tinha como principais referências nomes como Marcelinho Machado, Marquinhos, Caio Torres, Nezinho, Murilo, Paulão Prestes, Valtinho, Marcus Toledo e Marcelinho Huertas.

No entanto, a mais marcante conquista da Seleção no torneio certamente foi em 1987, quando o Brasil levou a melhor sobre os Estados Unidos final, por 120 a 115, e se sagrou campeão de maneira histórica em plena Indianápolis (EUA). No elenco, lendas do nosso esporte como Oscar Schmidt, Marcel de Souza, Israel, Rolando, Gerson, Cadum, Guerrinha, Paulinho Villas-Boas, Pipoka e comandado por ningupem menos que o saudoso Ary Vidal.

Seleção Brasileira masculina comemora a vitória sobre os EUA no Pan de 1987 (Arquivo CBB)

Seleção Brasileira comemora o histórico título sobre os EUA no Pan de 1987 (Arquivo CBB)

Treinamentos:

Data: 15 a 20 de junho
Local: Ginásio do Club Athlético Paulistano
(Rua Honduras, 1400 – Jardim América – SP)

Data: 21 de junho a 10 de julho
Local: Esporte Clube Sírio
(Avenida Indianópolis, 1192 – Planalto Paulista – SP)

Confira a lista completa dos convocados:

Armadores –
Rafael Luz – Rio Natura Obraidoro (ESP)
Raulzinho – UCAM Murcia (ESP)
Ricardo Fischer – Paschoalotto/Bauru (SP)
Larry Taylor – Paschoalotto/Bauru (SP)

Alas –
Vitor Benite – Flamengo (RJ)
Leonardo Meindl – Franca Basquete (SP)
Marcus Toledo – Pinheiros/SKY (SP)
Olivinha – Flamengo (RJ)

Pivôs –
Rafael Hettsheimeir – Paschoalotto/Bauru (SP)
Rafael Mineiro– Winner/Limeira (SP)
Gerson – Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
Augusto Lima – UCAM Murcia (ESP)

Atletas convidados:

João Phylippe – Macaé Basquete (RJ)
Arthur Bernardi – Caxias do Sul (RS)
Wesley Sena – Paschoalotto/Bauru (SP)