#JOGAJUNTO

NBB

Início movimentado

28-11-2012 | 10:14
Por Liga Nacional de Basquete

Pinheiros vence Tiburones (Venezuela) e Flamengo leva clássico contra o Brasília na primeira rodada do grupo F da semifinal da Liga Sul-Americana

O Pinheiros/SKY e o Flamengo começaram a fase semifinal da Liga Sul-Americana de Basquete 2012 com vitória, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), nesta terça-feira (27/11). Os paulistas, que estão sediando os jogos do grupo F da competição, bateram os venezuelanos do Tiburones por 108 a 79. Já os rubro-negros levaram a melhor no clássico contra o Uniceub/BRB/Brasília por 92 a 82.

Shilton e Cipriano fazem uma disputa intensa no garrafão no clássico entre Flamengo e Brasília (Gaspar Nobrega/FIBA Américas)

O primeira partida da noite reuniu os rivais Flamengo e Brasília. Foi um confronto muito equilibrado, como de costume quando as duas equipes se enfrentam, com diversas trocas de liderança no placar. Os cariocas só conseguiram abrir vantagem no último quarto, sustentando-a até o fim.

Quem se destacou no clássico foi o ala/pivô Olivinha, de volta ao ginásio do Pinheiros, onde jogou nas últimas temporadas. O atleta foi o cestinha da partida e fez um duplo-duplo (22 pontos e 10 rebotes). O principal pontuador do Brasília foi o ala Arthur, com 20 pontos.

Já no duelo que reuniu Brasil e Venezuela, o Pinheiros conquistou a vitória com certa tranquilidade. Apenas o primeiro quarto foi acirrado. A partir do segundo período, os donos da casa tomaram conta da partida, colocando 19 pontos de vantagem no fim da etapa inicial. Essa diferença chegou a estar em 35 pontos durante o segundo tempo, possibilitando o rodízio do elenco no fim do jogo ao técnico pinheirense Claudio Mortari, poupando seus principais atletas.

O cestinha da partida foi o norte-americano Joe Smith, com 23 pontos, com quatro cestas de três pontos em cinco tentativas. Outros seis jogadores passaram a marca de dois dígitos em pontos: André Bambu (15), Paulinho (14), Márcio Dornelles (13), Shamell (13) e Araújo (10), além de Rafael Mineiro, que anotou um duplo-duplo (10 pontos e 13 rebotes). O principal pontuador do Tiburones foi o pivô Barrios, com 20.

Joe Smith foi o destaque do Pinheiros na vitória sobre o Tiburones, da Venezuela (Gaspar Nobrega/FIBA Américas)

Com os resultados, o Pinheiros iniciou a disputa semifinal na liderança, superando o Flamengo em saldo de pontos. As duas equipes vão se enfrentar na segunda rodada do grupo, nesta quarta-feira (28/11), a partir das 22h10. Brasília e Tiburones tentam manter chances de classificação para o quadrangular final no jogo preliminar, às 20h00.