HOJE
Início sem sustos
Por Liga Nacional de Basquete
Brasília cumpre o esperado e passa sem muitas dificuldades pelo Amistad, da Bolívia, em estreia na Liga Sul-Americana 2012
A torcida que compareceu ao ginásio da ASCEB para prestigiar a estreia do Uniceub/BRB/Brasília na Liga Sul-Americana 2012 não se decepcionou na noite desta terça-feira (16/10), na capital federal. Mostrando o já conhecido entrosamento, a equipe candanga não tomou conhecimento dos bolivianos do Amistad e venceu por 128 a 75. O ala/pivô Guilherme Giovannoni foi o cestinha da partida, com 21 pontos. Pelo time da Bolívia, o maior pontuador foi Quentin Smith, que terminou o jogo com 18 pontos.

Ninguém fez mais pontos do que Guilherme Giovannoni na partida: 21 (Brito Júnior/Divulgação)
O primeiro período do confronto deu a tônica da partida. Com uma defesa bem posicionada e um contra-ataque eficiente, os donos da casa terminaram os primeiros dez minutos de jogo com uma confortável vantagem de 16 pontos (30 x 14). O destaque do time brasiliense no quarto foi o ala Arthur, com 11 pontos.
A história não foi diferente no período seguinte, e o Brasília abriu uma vantagem de mais de 30 pontos, fechando o primeiro tempo por 60 x 26.
Após o intervalo, o armador Mendoza, de 1,65 m de altura, considerado um jogador baixo para o basquete, acertou três bolas de três pontos e ajudou o time boliviano a alcançar a marca de 33 pontos só no terceiro quarto, mais do que na etapa inicial inteira, quando os visitantes fizeram 26 no total. Mesmo assim, o Brasília manteve um ataque forte que marcou 37 pontos e foi para os dez minutos finais vencendo por 97 x 59.
No último quarto de partida, os torcedores presentes nos ginásio da ASCEB clamaram pelo centésimo ponto, que foi prontamente atendido com uma cesta do pivô Alírio. Os donos da casa fecharam a partida vencendo o jogo por 128 x 75 e estreando com o pé direito na competição sul-americana.

O baixinho Mendoza ao lado do gigante Giovannoni (Brito Júnior/Divulgação)
“Vencer na estreia é sempre importante. Além disso, conseguimos rodar bastante a equipe, dando tempo de quadra a todos os nossos jogadores. Vamos seguir em busca do nosso objetivo, que é a classificação, sabendo que teremos na segunda rodada o Malvín, que é um adversário acostumado com competições internacionais e que nos trará dificuldades”, comentou Guilherme Giovannoni.
Os times voltam a jogar nesta quarta-feira (17/10). O UniCEUB/BRB/Brasília recebe o Malvin (Uruguai), às 21h20, enquanto o Amistad mede forças com Regatas Corrientes (Argentina), às 19h10. Ambas as partidas ocorrem no Ginásio da ASCEB, na capital federal.
Baixinho cai no gosto da torcida
O armador boliviano Mendoza fez muito sucesso diante da torcida brasiliense, que deixou a rivalidade de lado e vibrou em cada um dos 12 pontos marcados pelo baixinho. “Fiquei muito feliz com o carinho da torcida. Não esperava isso, foi surpreendente. Sei que minha altura chama atenção, mas quem joga com paixão supera qualquer dificuldade”, disse.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca