HOJE
Início triunfal
Por Liga Nacional de Basquete
Na rodada de abertura da sede Curitiba (PR), atual vice-campeão Minas inicia caminhada na LDB 2014 com vitória sobre Uberlândia; confira os resultados do dia

Atual vice-campeão da LDB, o Minas, do ala Bruno Irigoyen, iniciou sua caminhada na LDB 2014 com vitória (Marcelo Elias/LNB)
Depois das três partidas que abriram oficialmente a quarta edição da LDB, em São Paulo (SP), no último domingo, foi a vez da bola laranja subir na sede de Curitiba (PR). Nesta segunda-feira, no Ginásio Palácio de Cristal, casa do Círculo Militar do Paraná, seis confrontos foram realizados, com destaque para o início triunfal do atual vice-campeão Minas Tênis Clube, que levou a melhor sobre o Unitri/Praia Clube, por 61 a 49.
Para sair de quadra com o resultado positivo no clássico regional, os comandados de Cristiano Grama tiveram que enfrentar um adversário determinado, que complicou o jogo com o time de Belo Horizonte até o terceiro quarto. Na etapa final, por outro lado, os minastenistas imprimiram uma sequência de 14 a 1 nos primeiros cinco minutos e consolidaram seu triunfo na estreia da LDB 2014.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Minas e Uberlândia
Os destaques do Minas ficaram por conta do ala/armador Danilo Siqueira, cestinha do encontro, com 17 pontos, além de pegar quatro rebotes e roubar cinco bolas. Quem também se sobressaiu e teve papel importante na vitória azul e branca foi o ala Bruno Irigoyen, responsável por 14 pontos.
+Clique aqui e confira mais fotos da partida entre Minas e Uberlândia
Pela equipe de Uberlândia, a principal figura em quadra foi o ala/pivô Dida, que faz parte do time principal uberlandense que disputa o NBB, autor de 16 pontos e seis rebotes.
A largada da sede Curitiba foi dada com o duelo entre UniCEUB/BRB/Brasília (DF) e AABJ/Joinville (SC), vencido pelos candangos, com tranquilidade, pelo placar de 83 a 37.
+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Brasília e Joinville

Um dos times mais “experientes” da LDB, Basquete Cearense superou o Grêmio Náutico União com vitória (Marcelo Elias/LNB)
Logo em seguida, no segundo jogo do dia, foi a vez do Basquete Cearense começar a LDB 2014 com a mão direita ao superar o Grêmio Náutico União (RS), também com certa tranquilidade, pelo placar de 77 a 51.
Mantendo o ritmo forte desde o início, o esquadrão nordestino foi ampliando sua vantagem a cada quarto e construiu sua vitória muito por conta da atuação de dois de seus pilares, o armador Davi Rossetto, autor de um duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes, e o pivô Rômulo, que também registrou dois dígitos em dois fundamentos, ao anotar 14 pontos e 15 rebotes.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Basquete Cearense e GNU
Pelo lado da equipe gaúcha, os maiores pontuadores foram o armador Thiago John, responsável por 14 pontos, o ala Lucas Kalikoski, o “Gêmeo”, que deixou a quadra com 13 pontos, seis rebotes e três assistências, além do ala Gigio, com dez pontos e quatro assistências.
+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Basquete Cearense e GNU

O Sport, do armador Gui, venceu o estreante Blumenau por placar centenário na primeira rodada da sede Curitiba (Marcelo Elias/LNB)
Mais tarde, o renovado e reforçado Sport Club do Recife (PE) abriu sua trajetória na LDB 2014 com uma vitória absoluta sobre o estreante Blumenau (SC). Depois de um primeiro tempo arrasador, no qual foi para os vestiários com 26 tentos de frente (57 a 31), o ‘Leão da Ilha’ só administrou o resultado positivo, que terminou com placar de 101 a 57.
Com expressivos 28 pontos e seis roubos de bola, o ala/pivô Wesley Andrade foi o grande nome da partida, seguido pelos armadores recém contratados Victor Correia, que registrou 12 pontos, quatro rebotes, seis assistências, sete desarmes – o recorde desta edição da LDB – e 24 de eficiência, e Gabriel, autor de 14 pontos, cinco sobras e quatro passes decisivos.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Sport e Blumenau
Quem também se destacou pelo clube pernambucano foram o ala Luizinho, que marcou 13 pontos, e o armador Gui, responsável por dez pontos e cinco rebotes. Já a equipe catarinense, que é comandada pelo ex-jogador do Minas, o argentino Facundo Sucatzky, teve no ala/pivô Portilho, autor de 22 pontos e seis sobras, sua principal figura em quadra.
+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Sport e Blumenau
Outro representante da Região Nordeste na LDB 2014, o Clube Náutico Capibaribe (PE) começou sua caminhada na LDB mostrando que está disposto a mudar a história e fazer campanha melhor do que a da edição passada, em que conquistou apenas uma vitória em 24 jogos. E que mudança. O time comandado pela técnica Mônica dos Anjos não deu chances ao Tittas/SEST/SENAT (PR) e conquistou um elástico triunfo, pelo placar de 95 a 55.
Com 14 pontos, o cestinha do confronto foi o ala/pivô Wilmar, seguido por Luiz, com 13, além de Gabriel e Raphael, ambos com 12 pontos. Já a equipe paranaense teve como principais destaques Thomas, responsável por 12 pontos, e Lucas Ribeiro, com 11 tentos registrados.
+ Clique aqui e confira todas as estatísticas do duelo entre Náutico e Tittãs

Náutico entrou na LDB com elenco reformulado e conseguiu sua primeira vitória, diante do Tittas, do Paraná (Marcelo Elias/LNB)
+Clique aqui e veja mais fotos do duelo entre Náutico e Tittas (PR)
E por fim, no último jogo do dia, foi a vez do dono da casa Basquete Curitiba/Círculo Militar entrar em quadra. Em partida disputada, a equipe comandada pelo técnico Daniel Lazier conseguiu segurar sua vantagem até o final e superou a Associação Basquete de Anápolis (GO), pelo placar de 75 a 67.
Um dos remanescentes da equipe da edição anterior da LDB, o ala Batata foi o principal destaque paranaense no confronto e deixou a quadra com 21 pontos na conta. Quem também se sobressaiu foram os recém contratados pivô Borra, autor de um duplo-duplo de 13 pontos e dez rebotes, mesma pontuação do ala Rafael Mauro.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Círculo Militar e Anápolis
Outra figura importante para o triunfo dos anfitriões da sede foi o armador argentino Ivan Falco, que registrou 14 pontos, sendo nove deles no último quarto. Pelo lado da equipe goiana, o principal nome ficou por conta do ala Matheus, cestinha do duelo, com 25 pontos.

Dono da casa, o Círculo Militar do Paraná contou com grande atuação do ala Batata para vencer o Anápolis (Marcelo Elias/LNB)
+Clique aqui e veja mais fotos da partida entre Círculo Militar e Anápolis
De acordo com o regulamento da competição, as 24 equipes participantes jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação, que será dividida em quatro etapas. Os oito melhores avançarão para a segunda fase, a ser disputada nos mesmos moldes das duas edições anteriores. Os oito times serão divididos em dois grupos e os dois melhores de cada lado passarão às semifinais, que assim como a decisão será jogada em partida única.
Confira os resultados e os próximos jogos da LDB 2014:
Segunda-feira (27/10)
– São Paulo
Flamengo (RJ) 66 x 76 Pinheiros/SKY (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
Paschoalotto/Bauru (SP) 74 x 65 Winner/Limeira (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube
Franca Basquete 60 x 57 Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
Taubaté Basketball (SP) 49 x 52 Macaé Basquete (RJ) – Ginásio do Continental Parque Clube
Botafogo (RJ) 62 x 73 Regatas de Campinas (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
Tijuca Tênis Clube (RJ) 62 x 87 Paulistano/Unimed (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube
– Curitiba (Palácio de Cristal – Círculo Militar do Paraná)
UniCEUB/BRB/Brasília (DF) 83 x 37 Joinville
Basquete Cearense (CE) 77 x 51 Grêmio Náutico União (RS)
Sport Club do Recife (PE) 101 x 57 Blumenau (SC)
Clube Náutico Capibaribe (PE) 95 x 55 Tittas/SEST/SENAT (PR)
Minas Tênis Clube (MG) 61 x 49 Unitri/Praia Clube (MG)
Basquete Curitiba/Círculo Militar (PR) x Associação de Basquete de Anápolis (GO)
Terça-feira (28/10)
– São Paulo
09h – Macaé Basquete (RJ) x Pinheiros/SKY (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
11h – Winner/Limeira (SP) x Franca Basquete (SP) – Ginásio do Continental Parque Clube
11h – Regatas de Campinas (SP) x Paschoalotto/Bauru (SP) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h – Taubaté Basketball (SP) x Botafogo (RJ) – Ginásio do Esporte Clube Pinheiros
13h – Mogi das Cruzes/Helbor (SP) x Tijuca Tênis Clube (RJ) – Ginásio do Continental Parque Clube
15h – Paulistano/Unimed (SP) x Flamengo (RJ) – Ginásio do Continental Parque Clube
– Curitiba (Palácio de Cristal – Círculo Militar do Paraná)
08h30 – AABJ/Joinville (SC) x Sport Club do Recife (PE)
10h30 – Basquete Cearense (CE) x Minas Tênis Clube (MG)
12h30 – Tittas/SEST/SENAT (PR) x UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
15h – Associação de Basquete de Anápolis (GO) x Grêmio Náutico União (RS)
17h30 – Unitri/Praia Clube (MG) x Blumenau (SC)
19H30 – Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR) x Clube Náutico Capibaribe (PE)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca