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NBB Caixa

PremiaçãoAlternativa #3

19-07-2017 | 04:52
Por Liga Nacional de Basquete

Cortina da distração, noites temáticas, Hall da Fama e muito mais: Brasília fatura prêmio de Melhor Ativação de Marketing do NBB CAIXA 16/17

O Brasília está mais uma vez no topo das Premiações Alternativas do NBB CAIXA 2016/2017. Depois de ganhar na categoria Melhor Twitter, a equipe do Distrito Federal foi escolhida como dona da Melhor Ativação de Marketing do campeonato ao apresentar um trabalho inovador nas ações extra quadra durante toda a temporada.

O belo trabalho na parte de marketing, feito pela empresa de branding e marketing esportivo Tudo Produções, começou no BBW (Brasília Basketball Weekend), evento que apresentou o elenco da equipe para o NBB CAIXA. De quebra, a ação contou com campeonato de 3×3, música e inauguração do Hall da Fama do time, aberto com as mãos de Arthur Belchor, tricampeão pelo Time de Lobos (Alex Garcia e Guilherme Giovannoni também foram homenageados).

“Partimos do pressuposto que nossa concorrência não é o esporte e que jogo de basquete tem que ser uma experiência de entretenimento além da quadra. O fã de basquete que vai aos jogos regularmente já gosta do basquete, mas o que buscamos é trazer novos fãs para se apaixonarem pelo basquete através dessas iniciativas”, declarou Bernardo Bessa, dono da empresa Tudo Produções, que também foi responsável pela criação do mascote e novos layout e logo da equipe.

Já com o NBB CAIXA em andamento, diversas ações foram executadas nas partidas com intuito deixar a experiência do torcedor ainda mais especial. A principal delas foi a Cortina da Distração, tradicional na NBA e no basquete universitário norte-americano, que consiste em uma cortina colocada atrás da tabela com um personagem divertido atrapalhando o adversário que arremessa o lance livre (vídeo abaixo). A atração virou sensação entre os torcedores e fãs da equipe.

“Em cada jogo trouxemos elementos diferentes, até dos Estados Unidos, como a cortina da distração, tradicional no basquete universitário de lá. É importante frisar que o apoio da LNB e da direção do time foi essencial em entender a ideia, pois a cortina mexe com o jogo. Todos entenderam que isso faz parte do entretenimento, até mesmo os jogadores que vieram jogar aqui, que não se incomodaram com nada que fizemos”, acrescentou Bernardo Bessa.

Além disso, alguns jogos ganharam temas especiais e tiveram o Ginásio da ASCEB “vestido a caráter”, para de fato transformar por inteiro o clima da noite. Um exemplo foi a Noite Medieval, que contou com cavaleiros vestidos com armaduras de metal, demonstrações de fabricação de uma espada de aço e fotos com uma águia de rapina pendurada no ombro.

Também estiveram entre os principais temas a Noite Asiática, que teve comidas, danças e demonstrações típicas, o Pilar Day, que comemorou o aniversário de 33 anos do ala Henrique Pilar, com distribuição de brownie (doce preferido do jogador) e reprodução de músicas inspiradas no repertório do atleta com foco na música nacional, Noite Baiana e Noite Latina, ambas com comidas e músicas típicas, entre tantas outras.

“O que buscamos para uma noite temática é proporcionar uma experiência de entretenimento ao público, não só com o jogo de basquete. E a resposta disso foi maravilhosa, porque conseguimos um aumento de receita do time em mais de 100%, o público pagante aumentou mais de 75%, e o público geral aumentou 40%. Então é um resultado muito expressivo para um investimento relativamente baixo em relação aos demais”, finalizou Bernardo Bessa, dono da empresa responsável pelo Marketing do Brasília.

Diretor de marketing da Tudo Produções, Augusto Berto destacou o foco nos detalhes para o sucesso como um todo. “Trabalhar cada detalhe do espetáculo faz crescer seu produto. Um time vencedor se constrói dentro e fora de quadra, e a organização do que está entorno dele influi muito nos resultados. O esporte tem que ser um espetáculo. O torcedor tem que viver uma experiência única cada vez que pisa no ginásio, isso cria uma identificação grande com o time, além de fortalecer a marca e melhorar sua imagem com torcedores e patrocinadores e até mesmo a do campeonato”, disse.

Hoje é aniversário do Pilar e os 400 primeiros torcedores ganharão um brownie, o doce predileto do nosso ala/pivô. 🎂🐺🎉#timedelobos

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Para sair vencedor na votação, que assim como nas demais categorias contou com as participações das equipes de marketing e comunicação de todos os clubes do NBB CAIXA, staff da LNB e parte da imprensa especializada, o Brasília superou as ativações do Minas Tênis Clube (2º), do próprio NBB CAIXA (3º) e do Paulistano (4º).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.