HOJE
Sexto homemespecialista
Por Liga Nacional de Basquete
Destaque na Liga Sul-Americana 2019, Arthur Pecos se consolida como um dos líderes do Corinthians saindo do banco
No dia 5 de dezembro, o Corinthians dará início a sua segunda final da temporada, pela Liga Sul-Americana 2019. Apesar do jogo extremamente coletivo, com ótima contribuição de diversos jogadores, é possível afirmar que um atleta alvinegro em especial tem se sobressaído nessa campanha. Vindo do banco.
Arthur Pecos foi o cestinha do Timão em dois dos três jogos do quadrangular semifinal da Liga Sul-Americana 2019. Contra o Pinheiros, maior desafio da fase, ele fez 20 pontos, sete rebotes e quatro assistências. Já frente ao Ferro Carril (ARG), na partida que decidiria o finalista, o armador terminou com 15 pontos e cinco rebotes.
No NBB CAIXA, Pecos está com médias de 9,0 pontos, 3,6 assistências e 2,4 rebotes, aproveitando 58% das bolas de dois e 40% das bolas de três. Tudo isso em apenas 21,7 minutos por jogo.
Maestro em quadra, o camisa 23 do Corinthians é o quinto melhor passador no pick and roll de todo NBB CAIXA*, com 1,3 pontos por posse nessas situações. Ele só fica atrás de Dontrell Brite, Yago, Ruivo e Pepo Vidal.
Ver essa foto no Instagram
“A intensidade nos dois lados da quadra é uma característica forte do meu jogo, então quando entro em quadra eu costumo assumir um papel tático importante para o meu time, mudando o ritmo do jogo”, disse Pecos, que também é o segundo jogador que mais pontua na transição em toda a liga, com 1,61 pontos por posse nessas ocasiões*. David Jackson é o primeiro, com 1,64.
Vindo de uma temporada em que foi titular por Mogi, o armador voltou a executar uma função que conhece muito bem. Ele ganhou o prêmio de Melhor Sexto Homem da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA, quando foi essencial para a bela campanha do Paulistano/Corpore até a final.
“Com certeza foi a minha temporada mais expressiva, especialmente em amadurecimento. Por pouco ela não se tornou perfeita, quando tivemos a possibilidade de ser campeão”, declarou.

Pecos com o troféu de Melhor Sexto Homem, na Festa dos Melhores do Ano de 2017. (João Pires/LNB)
Nesta terça-feira (19/11), Pecos reencontrará o Paulistano pelo NBB CAIXA. A partida será transmitida pela ESPN, às 20 horas.
Se em 2016/2017 Pecos dividia muito bem a armação com o titular Georginho, na temporada atual isso acontece com Ricardo Fischer. O Timão conta sempre com um armador talentoso em quadra, e tem sido comum ver os dois juntos.
“Eu e Fischer temos características de jogo diferentes. Conseguimos nos ajustar em quadra para fazer funções de 1 e 2, então o Bruno (técnico) tem a possibilidade de deixar os dois em quadra em qualquer momento do jogo. Trabalhamos duro para buscar nosso espaço no time individualmente, mas a competição é saudável e ajuda muito na organização do time”, analisou.
Defendendo o time do coração, Arthur Pecos busca conquistar o seu primeiro título de elite como profissional. Além disso, ele pode fazer história no NBB CAIXA e se tornar o primeiro jogador a ser eleito duas vezes Melhor Sexto Homem da liga. Essa temporada tem um potencial gigante para ser uma das mais especiais da sua carreira.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
*Estatísticas retiradas do Synergy Sports. Na primeira estatística, foi usado o filtro de mínimo de 20 posses. Na segunda, foi usado o filtro de mínimo de 10 posses.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca