#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Sexto homemespecialista

19-11-2019 | 03:42
Por Liga Nacional de Basquete

Destaque na Liga Sul-Americana 2019, Arthur Pecos se consolida como um dos líderes do Corinthians saindo do banco

No dia 5 de dezembro, o Corinthians dará início a sua segunda final da temporada, pela Liga Sul-Americana 2019. Apesar do jogo extremamente coletivo, com ótima contribuição de diversos jogadores, é possível afirmar que um atleta alvinegro em especial tem se sobressaído nessa campanha. Vindo do banco.

Arthur Pecos foi o cestinha do Timão em dois dos três jogos do quadrangular semifinal da Liga Sul-Americana 2019. Contra o Pinheiros, maior desafio da fase, ele fez 20 pontos, sete rebotes e quatro assistências. Já frente ao Ferro Carril (ARG), na partida que decidiria o finalista, o armador terminou com 15 pontos e cinco rebotes.

No NBB CAIXA, Pecos está com médias de 9,0 pontos, 3,6 assistências e 2,4 rebotes, aproveitando 58% das bolas de dois e 40% das bolas de três. Tudo isso em apenas 21,7 minutos por jogo.

Maestro em quadra, o camisa 23 do Corinthians é o quinto melhor passador no pick and roll de todo NBB CAIXA*, com 1,3 pontos por posse nessas situações. Ele só fica atrás de Dontrell Brite, Yago, Ruivo e Pepo Vidal.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Corinthians Basquete (@sccorinthians.basquete) em

“A intensidade nos dois lados da quadra é uma característica forte do meu jogo, então quando entro em quadra eu costumo assumir um papel tático importante para o meu time, mudando o ritmo do jogo”, disse Pecos, que também é o segundo jogador que mais pontua na transição em toda a liga, com 1,61 pontos por posse nessas ocasiões*. David Jackson é o primeiro, com 1,64.

Vindo de uma temporada em que foi titular por Mogi, o armador voltou a executar uma função que conhece muito bem. Ele ganhou o prêmio de Melhor Sexto Homem da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA, quando foi essencial para a bela campanha do Paulistano/Corpore até a final.

“Com certeza foi a minha temporada mais expressiva, especialmente em amadurecimento. Por pouco ela não se tornou perfeita, quando tivemos a possibilidade de ser campeão”, declarou.

Pecos com o troféu de Melhor Sexto Homem, na Festa dos Melhores do Ano de 2017. (João Pires/LNB)

Nesta terça-feira (19/11), Pecos reencontrará o Paulistano pelo NBB CAIXA. A partida será transmitida pela ESPN, às 20 horas.

Se em 2016/2017 Pecos dividia muito bem a armação com o titular Georginho, na temporada atual isso acontece com Ricardo Fischer. O Timão conta sempre com um armador talentoso em quadra, e tem sido comum ver os dois juntos.

“Eu e Fischer temos características de jogo diferentes. Conseguimos nos ajustar em quadra para fazer funções de 1 e 2, então o Bruno (técnico) tem a possibilidade de deixar os dois em quadra em qualquer momento do jogo. Trabalhamos duro para buscar nosso espaço no time individualmente, mas a competição é saudável e ajuda muito na organização do time”, analisou.

Defendendo o time do coração, Arthur Pecos busca conquistar o seu primeiro título de elite como profissional. Além disso, ele pode fazer história no NBB CAIXA e se tornar o primeiro jogador a ser eleito duas vezes Melhor Sexto Homem da liga. Essa temporada tem um potencial gigante para ser uma das mais especiais da sua carreira.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.

*Estatísticas retiradas do Synergy Sports. Na primeira estatística, foi usado o filtro de mínimo de 20 posses. Na segunda, foi usado o filtro de mínimo de 10 posses.