#JOGAJUNTO

Interligas / LDB

Melhor para o Brasil

04-07-2024 | 07:38
Por Liga Nacional de Basquete

Sesi Franca e Pinheiros vencem Boca Juniors e Gimnasia y Esgrima, respectivamente, pelo Grupo B; já pelo Grupo A, Paulistano bate o Instituto de Córdoba e Corinthians perde do Obras

O segundo dia do Torneio Interligas LDB 2024 foi marcado pelos primeiros confrontos entre times do Brasil e da Argentina, nesta quinta-feira (04/07), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. E os brasileiros levaram vantagem sobre os argentinos, conquistando três vitórias e sofrendo apenas uma derrota. Pelo Grupo B, Sesi Franca e Pinheiros derrotaram Boca Juniors e Gimnasia y Esgrima, respectivamente. Já pelo Grupo A, o Corinthians foi superado pelo Obras Basket e o Paulistano bateu o Instituto de Córdoba.

Nesta sexta-feira (05/07), acontecem mais quatro jogos entre Brasil e Argentina, pela última rodada da primeira fase. Pelo Grupo B, o Pinheiros faz o primeiro confronto do dia com o Boca Juniors, às 11h. Na sequência, às 13h15, Sesi Franca e  Gimnasia y Esgrima medem forças. Pelo Grupo A, às 15h30, o Corinthians enfrenta o Instituto de Córdoba. Por fim, às 17h45, Paulistano e Obras Basket decidem quem avança à final do Interligas.

Paulistano fechou o dia de jogos entre brasileiros e argentinos com uma vitória sobre o Instituto de Córdoba. Foto: LNB

 

Grupo B

 

Segunda vitória do Sesi Franca

O Sesi Franca conquistou o segundo triunfo na competição ao superar o Boca Juniors por 85 a 66. Após bastante equilíbrio no primeiro tempo, com o placar indicando 46 a 44 na ida para o intervalo, o time francano fez um excelente terceiro período, venceu por 17 a 4 na parcial e abriu vantagem que se mostrou insuperável no quarto derradeiro.

Nathan Mariano foi o destaque do Sesi Franca ao registrar um duplo-duplo, com 17 pontos e 11 rebotes, e terminar com 25 de eficiência. João Machini também teve boa atuação, terminando com 15 pontos, oito assistências e cinco rebotes para 23 de eficiência. Corbera, do Boca Juniors, foi o cestinha do jogo com 18 pontos.

“A união da equipe foi fundamental. No primeiro tempo, quando tivemos dificuldades, conversamos no intervalo para voltar mais forte. Fizemos o combinado e deu certo”, afirmou Vitor Hugo, que terminou o jogo com 10 pontos, nove rebotes e quatro tocos para 20 de eficiência.

Pinheiros se recupera contra o Gimnasia

Após perder para o Sesi Franca na estreia, o Pinheiros se recuperou com uma excelente vitória sobre o Gimnasia y Esgrima por 95 a 66. Após um primeiro tempo equilibrado, que terminou com 10 pontos de vantagem para o time brasileiro (48 a 38), o time do técnico Guilherme Giovannoni se impôs na volta do intervalo e, com um último período muito bom (22 a 5), venceu o jogo.

Agapy foi o destaque do Pinheiros, quase registrando um duplo-duplo, com 25 pontos e nove rebotes, sendo sete ofensivos. O pivô, que terminou com 27 de eficiência, converteu 12 de 14 tentativas (85,7%) para dois pontos.

O armador Adyel também fez um bom jogo, com 18 pontos, seis rebotes e três assistências. “Hoje conseguimos impor o nosso ritmo. Fizemos um primeiro tempo mais ou menos, mas conseguimos melhorar, subir o nível e matar o jogo. Vamos continuar trabalhando, lutando. Dependemos de outros resultados para classificar, mas vamos fazer o nosso papel”, afirmou.

Grupo A

 

Corinthians perde para o Obras Basket

Após perder para o Paulistano na estreia, o Corinthians entrou em quadra atrás da recuperação no Interligas, mas, apesar de lutar até o último instante, não conseguiu sair com o resultado positivo. Em um jogo parelho, o Timão perdeu para o Obras Basket por apenas um ponto: 78 a 77. Com o revés, o Alvinegro não tem mais possibilidade de chegar na decisão.

Após ir melhor no primeiro tempo e ir para o intervalo vencendo por 32 a 30, o Corinthians sofreu no terceiro período, sendo superado por 31 a 21 na parcial. A equipe alvinegra reagiu, fez 24 a 17 na parcial, mas não conseguiu virar o placar. Com 18 pontos, Respaud e Barrios foram os cestinhas do Obras Basket. Kauan Raymundo foi o destaque do Timão ao registrar um duplo-duplo, com 22 pontos e 13 rebotes. Jonathan também se destacou com 11 pontos e 11 rebotes.

“Foram dois jogos que perdemos, um de três pontos, outro de um ponto, e exigiu muito da parte física dos atletas. Mas, se tratando de Corinthians, nós vamos entrar para ganhar esses dois próximos jogos. Até o último dia da competição vamos entrar para ganhar, brigando por alguma posição, essa vai ser a maneira que nós vamos se portar e até o final da Interligas”, afirmou Guilherme Filipin, técnico do Corinthians.

Paulistano ganha segunda partida

No último jogo da quinta-feira entre brasileiros e argentinos, o Paulistano conquistou sua segunda vitória no Interligas ao superar o Instituto de Córdoba por 84 a 51. A equipe do técnico Renan Spindola controlou o jogo, sempre se posicionando em vantagem no placar até aproveitar o aspecto físico para definir o triunfo no último período, com uma impressionante parcial de 25 a 5.

Atauri foi o cestinha do Paulistano com 16 pontos, com 4/7 (57,1%) nos arremessos de 3 pontos, além de cinco rebotes, duas assistências para 15 de eficiência. Vinícius Mogi também se destacou com 12 pontos, quatro rebotes e duas assistências. Pelo lado do Instituto de Córdoba, Abratte foi o maior pontuador, com 16 pontos.

“Vitória muito importante. Tivemos um dinamismo que estava faltando. Muito feliz por ter sido o cestinha do jogo, mas o que importa é alcançar os objetivos como time”, afirmou Atauri.