HOJE
Melhor para o Brasil
Por Liga Nacional de Basquete
Sesi Franca e Pinheiros vencem Boca Juniors e Gimnasia y Esgrima, respectivamente, pelo Grupo B; já pelo Grupo A, Paulistano bate o Instituto de Córdoba e Corinthians perde do Obras
O segundo dia do Torneio Interligas LDB 2024 foi marcado pelos primeiros confrontos entre times do Brasil e da Argentina, nesta quinta-feira (04/07), no ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo. E os brasileiros levaram vantagem sobre os argentinos, conquistando três vitórias e sofrendo apenas uma derrota. Pelo Grupo B, Sesi Franca e Pinheiros derrotaram Boca Juniors e Gimnasia y Esgrima, respectivamente. Já pelo Grupo A, o Corinthians foi superado pelo Obras Basket e o Paulistano bateu o Instituto de Córdoba.
Nesta sexta-feira (05/07), acontecem mais quatro jogos entre Brasil e Argentina, pela última rodada da primeira fase. Pelo Grupo B, o Pinheiros faz o primeiro confronto do dia com o Boca Juniors, às 11h. Na sequência, às 13h15, Sesi Franca e Gimnasia y Esgrima medem forças. Pelo Grupo A, às 15h30, o Corinthians enfrenta o Instituto de Córdoba. Por fim, às 17h45, Paulistano e Obras Basket decidem quem avança à final do Interligas.

Paulistano fechou o dia de jogos entre brasileiros e argentinos com uma vitória sobre o Instituto de Córdoba. Foto: LNB
Grupo B
Segunda vitória do Sesi Franca
O Sesi Franca conquistou o segundo triunfo na competição ao superar o Boca Juniors por 85 a 66. Após bastante equilíbrio no primeiro tempo, com o placar indicando 46 a 44 na ida para o intervalo, o time francano fez um excelente terceiro período, venceu por 17 a 4 na parcial e abriu vantagem que se mostrou insuperável no quarto derradeiro.
Nathan Mariano foi o destaque do Sesi Franca ao registrar um duplo-duplo, com 17 pontos e 11 rebotes, e terminar com 25 de eficiência. João Machini também teve boa atuação, terminando com 15 pontos, oito assistências e cinco rebotes para 23 de eficiência. Corbera, do Boca Juniors, foi o cestinha do jogo com 18 pontos.
“A união da equipe foi fundamental. No primeiro tempo, quando tivemos dificuldades, conversamos no intervalo para voltar mais forte. Fizemos o combinado e deu certo”, afirmou Vitor Hugo, que terminou o jogo com 10 pontos, nove rebotes e quatro tocos para 20 de eficiência.
Pinheiros se recupera contra o Gimnasia
Após perder para o Sesi Franca na estreia, o Pinheiros se recuperou com uma excelente vitória sobre o Gimnasia y Esgrima por 95 a 66. Após um primeiro tempo equilibrado, que terminou com 10 pontos de vantagem para o time brasileiro (48 a 38), o time do técnico Guilherme Giovannoni se impôs na volta do intervalo e, com um último período muito bom (22 a 5), venceu o jogo.
Agapy foi o destaque do Pinheiros, quase registrando um duplo-duplo, com 25 pontos e nove rebotes, sendo sete ofensivos. O pivô, que terminou com 27 de eficiência, converteu 12 de 14 tentativas (85,7%) para dois pontos.
O armador Adyel também fez um bom jogo, com 18 pontos, seis rebotes e três assistências. “Hoje conseguimos impor o nosso ritmo. Fizemos um primeiro tempo mais ou menos, mas conseguimos melhorar, subir o nível e matar o jogo. Vamos continuar trabalhando, lutando. Dependemos de outros resultados para classificar, mas vamos fazer o nosso papel”, afirmou.
Grupo A
Corinthians perde para o Obras Basket
Após perder para o Paulistano na estreia, o Corinthians entrou em quadra atrás da recuperação no Interligas, mas, apesar de lutar até o último instante, não conseguiu sair com o resultado positivo. Em um jogo parelho, o Timão perdeu para o Obras Basket por apenas um ponto: 78 a 77. Com o revés, o Alvinegro não tem mais possibilidade de chegar na decisão.
Após ir melhor no primeiro tempo e ir para o intervalo vencendo por 32 a 30, o Corinthians sofreu no terceiro período, sendo superado por 31 a 21 na parcial. A equipe alvinegra reagiu, fez 24 a 17 na parcial, mas não conseguiu virar o placar. Com 18 pontos, Respaud e Barrios foram os cestinhas do Obras Basket. Kauan Raymundo foi o destaque do Timão ao registrar um duplo-duplo, com 22 pontos e 13 rebotes. Jonathan também se destacou com 11 pontos e 11 rebotes.
“Foram dois jogos que perdemos, um de três pontos, outro de um ponto, e exigiu muito da parte física dos atletas. Mas, se tratando de Corinthians, nós vamos entrar para ganhar esses dois próximos jogos. Até o último dia da competição vamos entrar para ganhar, brigando por alguma posição, essa vai ser a maneira que nós vamos se portar e até o final da Interligas”, afirmou Guilherme Filipin, técnico do Corinthians.
Paulistano ganha segunda partida
No último jogo da quinta-feira entre brasileiros e argentinos, o Paulistano conquistou sua segunda vitória no Interligas ao superar o Instituto de Córdoba por 84 a 51. A equipe do técnico Renan Spindola controlou o jogo, sempre se posicionando em vantagem no placar até aproveitar o aspecto físico para definir o triunfo no último período, com uma impressionante parcial de 25 a 5.
Atauri foi o cestinha do Paulistano com 16 pontos, com 4/7 (57,1%) nos arremessos de 3 pontos, além de cinco rebotes, duas assistências para 15 de eficiência. Vinícius Mogi também se destacou com 12 pontos, quatro rebotes e duas assistências. Pelo lado do Instituto de Córdoba, Abratte foi o maior pontuador, com 16 pontos.
“Vitória muito importante. Tivemos um dinamismo que estava faltando. Muito feliz por ter sido o cestinha do jogo, mas o que importa é alcançar os objetivos como time”, afirmou Atauri.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca