HOJE
EM SETEMBRO TEM INTERLIGAS ADULTO!
Por Liga Nacional de Basquete
Disputado pela última vez em 2019, torneio começa dia 15 e terá a participação de quatro equipes brasileiras e quadro argentinas. Projeto conjunto da LNB e da La Liga Argentina é comemorado por clubes como importante preparação para o NBB CAIXA
Vem aí o Torneio Interligas Adulto. A competição reúne equipes da Liga Nacional de Basquete e da La Liga Argentina e será disputada em setembro, com a primeira fase acontecendo entre os dias 15 e 17 e a final no dia 25.
O Interligas Adulto é fruto da bem-sucedida parceria entre a LNB e a La Liga e proporciona intercâmbio técnico para os clubes e staff das duas entidades. Os times brasileiros, por exemplo, usarão o torneio como uma etapa importante na preparação para a disputa do NBB CAIXA, que começa no dia 21 de outubro. Por sua vez, profissionais dos departamentos Técnico, Marketing e Comunicação da LNB e da La Liga desenvolvem conjuntamente as estratégias para organização e promoção da competição. Vale lembrar que as duas entidades esportivas também organizam o Interligas Sub-22, que em sua última edição teve o Esporte Clube Pinheiros sagrando-se campeão em solo argentino.
Formato de disputa
As oito equipes participantes, quatro do Brasil e quatro da Argentina, serão divididas em dois grupos na fase inicial. A cidade de Corrientes (ARG) sediará os confrontos entre Regatas Corrientes (ARG), Riachuelo (La Rioja), Pato Basquete (BRA) e Caxias (BRA). Já São Paulo será a casa das partidas entre Pinheiros (BRA), Corinthians (BRA), Olímpico (ARG) e Platense (ARG). Na primeira fase, todos jogam contra todos dentro de seus respectivos grupos. O primeiro colocado de cada chave disputa a final em jogo único. A grande decisão do dia 25 está prevista para acontecer na Argentina, mas caso os dois finalistas sejam brasileiros a decisão acontecerá na capital paulista.
Carlos Ros Salas (Caíque), diretor de Esportes Terrestres do Corinthians e vice-presidente técnico da Liga Nacional de Basquete destaca a oportunidade de enfrentar rivais brasileiros e equipes argentinas e projeta o Corinthians com sede de título:
“Participar do Interligas é importante, pois é um torneio curto entre equipes do Brasil e Argentina e a rivalidade vai falar mais alto. Queremos nos preparar para o NBB CAIXA, mas entraremos pra ganhar o Interligas. A competição vai nos ajudar muito para começar forte o NBB em alto nível”, afirma.
O técnico David Pelosini, do Pinheiros, destaca os reforços que tem à disposição para colocar em quadra uma equipe capaz de ser campeã, mesmo considerando que tem pela frente adversários duros.
“Pegamos uma chave muito forte, com equipes que irão brigar pelo título da Interligas. O Pinheiros, com uma equipe de jovens da LDB, vai buscar o melhor possível. Se bem que tivemos um acréscimo técnico muito grande com as entradas do Jimmy Dreher e do Federico Aguerre. Eles dois, mais o Ruivo, Djalo e Fidélis será o time base, com o Adyel, inicialmente revezando com o Ruivo”, diz o treinador pinheirense.
Participante da chave cujos jogos acontecem em Corrientes, o Caxias tem nessa experiência internacional a oportunidade de enfrentar representantes da forte escola argentina de basquete. O técnico Rodrigo Barbosa celebra a chance, da mesma forma que destaca que o torneio vai ajudar o time do Rio Grande do Sul em sua preparação para o NBB CAIXA.
“Participar de uma competição internacional para nós é extremamente importante e tem dois motivos. Primeiro, em 2018, quando nós conseguimos a vaga na Liga Sul -Americana, infelizmente a gente não conseguiu participar da temporada seguinte e teve que abrir mão da competição. E aí, então, agora ter essa oportunidade alguns anos depois fortifica ainda mais o nosso trabalho e nos deixa mais motivados para poder continuar trabalhando e evoluindo. O número de jogos que a gente sempre fez antes de um NBB sempre foi pequeno, em função de não haver campeonato estadual no Rio Grande do Sul. E aí essas competições acabam nos ajudando a montar uma equipe e chegar na competição já com um nível de jogo adequado. Então, também tem essa questão que acaba nos ajudando a desenvolver dentro do nosso trabalho aquele nível técnico que a gente imagina que vai precisar ter dentro do NBB.
O intercambio proporcionado pelo Interligas é comemorado também pelo Pato Basquete. O treinador Jece Leite projeta o impacto da competição no desenvolvimento do jovem elenco da equipe paranaense:
“A importância da participação no Torneio Interligas para uma equipe tão jovem quanto a do Pato Basquete é imensurável. É uma troca de experiências com uma outra escola de basquete. Temos acesso a informações, vídeos e ideias do trabalho implementadas na Argentina mas só vivenciando uma competição séria e realizada em momento tão importante da preparação que precede o início do NBB, que vamos saber o que isso vai trazer no futuro. Mas acredito que sejam só coisas positivas”, analisa o coach.
Bauru tem o único título brasileiro na história da competição
O Interligas Adulto foi disputado pela primeira vez em 2010 e desde então foram realizadas quatro edições do torneio, sendo a última em 2019. As equipes da Argentina dominam a lista de campeões, tendo vencido em 2010 (Peñarol de Mar del Plata), 2011 (Obras Sanitárias) e 2012 (Peñarol de Mar del Plata). A conquista brasileira aconteceu em 2019 com o Bauru, na época treinado por Demétrius Ferraciú. Jogando com o apoio de sua torcida no ginásio Panela de Pressão, o Dragão venceu o Comunicaciones (ARG) por 82 a 63.
A tabela completa e a grande de transmissão do Torneio Interligas Adulto serão divulgadas em breve.