HOJE
nítida evolução
Por Liga Nacional de Basquete
Ceisc/União Corinthians e Pato Basquete conquistam vitórias convincentes e fecham o Torneio Interligas na quinta e sétima colocações, respectivamente
Ceisc/União Corinthians e Pato Basquete fecharam o Torneio Interligas Adulto com vitórias convincentes neste domingo (29/09), em Corrientes, na Argentina. A equipe gaúcha superou o Platense por 80 a 65, no Fortín Rojinegro, e terminou na quinta colocação. O time paranaense derrotou o Peñarol de Mar Del Plata por 100 a 76, no ginásio Jorge Contte, e ficou com o sétimo lugar. A Unifacisa venceu o Fortaleza Basquete Cearense/CFO para faturar o terceiro lugar, enquanto o Regatas bateu o San Martín na final por 71 a 62 e conquistou o título da edição de 2024.
Vitória com evolução
A disputa pelo quinto lugar comprovou que o Torneio Interligas serviu para o Ceisc/União Corinthians realizar ajustes para o início do NBB CAIXA. Após perder os dois primeiro jogos, o time gaúcho mostrou evolução na competição e fechou sua participação com uma boa atuação contra o Platense. A equipe do técnico Rodrigo Silva colocou muita intensidade desde o primeiro período e soube selecionar suas melhores escolhas no ataque, sempre com uma passe extra para encontrar algum jogador livre para finalização. A diferença no placar já era de 11 pontos no intervalo (44 a 33) e foi ampliada no segundo tempo para fechar com um triunfo por 80 a 65.
Felipe Vezaro foi o destaque do Ceisc União Corinthians ao terminar o jogo com 16 pontos (57% nos arremessos de 3 pontos), quatro assistências, quatro recuperações de bola e três rebotes para 23 de eficiência. Além dele, o pivô Raven Barber também teve bom desempenho, com 15 pontos e seis rebotes para 18 de eficiência. Pelo Platense, Ryan Banyard se destacou com 19 pontos e cinco rebotes para 19 de eficiência.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Platense e Ceisc/União Corinthians
“Hoje conseguimos uma grande vitória. Jogamos melhor, é uma nítida da evolução do time, mesmo com o Dikembe e o Fabrício Russo não podendo jogar, mas o time se comportou bem. É normal os altos e baixos durante a partida e o que eu mais gostei é que conseguimos, num momento ruim, voltar rápido para o jogo, manter um equilíbrio emocional, manter uma mentalidade vencedora”, afirmou o técnico Rodrigo Silva. “Quem foi entrando do banco contribuiu e eu gostei bastante da defesa e, claro, sofremos um pouquinho no rebote, porque tive que baixar o time, mas, no geral, gostei muito da equipe. Tivemos uma evolução nítida nesses quatro jogos”, completou.
Triunfo para fechar em sétimo
O Pato Basquete fechou sua participação no Torneio Interligas com uma vitória após três derrotas. Mais do que o resultado que rendeu o sétimo lugar ao time paranaense, o importante foi o aspecto evolução. A equipe do técnico Renan Gitiony cresceu no decorrer da competição, comprovando que há espaço para atingir um patamar mais alto para o NBB CAIXA. O Pato Basquete fez um jogo ofensivo bastante consistente desde o primeiro quarto contra o Peñarol de Mar Del Plata e já foi para o intervalo com vantagem de 13 pontos: 53 a 40. No segundo tempo, o time brasileiro abriu 25 pontos, permitiu uma aproximação perigosa, mas fechou com um triunfo por 100 a 76.
José Materan foi o destaque do Pato Basquete. O venezuelano terminou o jogo com 24 pontos (71% nos arremessos de 3 pontos) e nove rebotes para 28 de eficiência. Gabriel Novaes também teve bom desempenho, ao registrar um duplo-duplo, com 20 pontos e 11 rebotes para 31 de eficiência. Pelo Peñarol, Facundo Tolosa e Nicolas Chiaraviglio foram os maiores pontuadores do jogo com 26 pontos cada.
+ Confira as estatísticas do jogo Peñarol de Mar Del Prata e Pato Basquete
“Conseguimos acabar o torneio com vitória importante para nossa preparação para o NBB. Durante o torneio, conseguimos evoluir, fomos melhorando em cada jogo e hoje (domingo) conseguimos nos sentir melhor em quadra como um time. Temos muitas coisas para trabalhar agora na volta para casa para estarmos prontos para o começo da temporada”, afirmou José Materan.