#JOGAJUNTO

Interligas

Agora é pelo 3º lugar

28-09-2024 | 11:52
Por Liga Nacional de Basquete

Fortaleza Basquete Cearense/CFO perde para o Regatas, termina em segundo lugar no Grupo B e enfrenta a Unifacisa por vaga no pódio do Torneio Interligas Adulto

Após duas vitórias, o Fortaleza Basquete Cearense/CFO não repetiu o bom desempenho neste sábado (28/09), perdeu para o Regatas, da Argentina, por 82 a 70, no ginásio Jorge Contte, em Corrientes, e terminou na segunda colocação do Grupo B do Torneio Interligas Adulto por causa do confronto direto.

A final da competição que reúne equipes do Brasil e Argentina será entre Regatas e San Martín, o líder do Grupo A, neste domingo (29/09), às 21h30. Fortaleza Basquete Cearense/CFO e Unifacisa vão se enfrentar pela disputa do terceiro lugar, às 17h. Platense e Ceisc/União Corinthians duelam pela quinta colocação, às 19h. O sétimo lugar será disputado por Pato Basquete e Peñarol de Mar Del Plata, às 19h30.

Equipe em construção

O Fortaleza Basquete Cearense/CFO não repetiu o desempenho ofensivo dos dois primeiros jogos no quarto inicial. A equipe brasileira forçou muitos arremessos, registrou um aproveitamento ruim do perímetro (0/9) e foi superado pelo Regatas na parcial por 22 a 15. A situação continuou parecida no segundo período, com o ataque sendo o problema para os dois lados: 18 a 17 (40 a 32).

Orresta sofre diante da forte marcação do Regatas. Foto: Iván Andrés Valdés/Regatas

As defesas continuaram ditando o ritmo no terceiro período. Eden Ewing comandou o Fortaleza BC/CFO com bom desempenho, mas o time brasileiro perdeu por 19 a 18 na parcial e foi para o quarto derradeiro nove pontos atrás no placar: 59 a 50. Dexter McClanahan estava quente no último período, mas não foi suficiente para virar o placar. O Regatas venceu por 82 a 70 e se garantiu na final.

O destaque do Fortaleza BC/CFO foi Eden Ewing, que terminou o jogo com 23 pontos e oito rebotes para 28 de eficiência. Dexter McClanahan contribuiu com 17 pontos. Pelo Regatas, Fabian Ramirez teve ótima atuação, quase registrando um duplo-duplo, com 21 pontos e nove rebotes para 28 de eficiência. Pablo Gramajo também se destacou com 17 pontos e três rebotes para 19 de eficiência.

+ Confira as estatísticas do jogo entre Regatas e Fortaleza BC/CFO

“O que posso dizer é que tem sido dias muito proveitosos para a construção da equipe dentro e fora de quadra. Obstáculos que estão sendo ultrapassados e que serão muito importantes para o decorrer da temporada da Liga Nacional. Tivemos algumas adições à equipe que estão se comportando muito bem e estamos muito satisfeitos com o que tem acontecido. A competitividade, a qualidade, a união da equipe, isso tem ficado em primeiro plano. É uma pena que não possamos disputar a final, mas tem sido de grande valia. Temos mais um jogo amanhã (domingo) e esperamos completar essa evolução, essa experiência, essa vivência. É a melhor preparação que Fortaleza Basquete Cearense poderia ter”, afirmou o técnico Flávio Espiga.

Grego tem ótima atuação

Foi com emoção até o final, mas o Ceisc/União Corinthians derrotou o Peñarol de Mar Del Plata e conquistou o primeiro triunfo no Torneio Interligas. O americano Raven Barber converteu dois lances livres para virar o jogo (68 a 67) com o cronômetro praticamente zerado e definir o confronto. O placar apertado exemplifica muito bem o que foi o confronto. As duas equipes foram se alternando no comando do marcador desde o primeiro quarto e time brasileiro foi mais assertivo na estratégia de impedir o jogo de transição da equipe argentina e, por isso, venceu.

Rafail Lanaras teve ótima atuação pelo Ceisc/União Corinthians. Foto: Vinicius Molz Schubert

Rafail Lanaras foi o destaque do Ceisc/União Corinthians ao ficar perto de registrar um duplo-duplo. O grego terminou o jogo com 16 pontos e nove rebotes, além de duas assistências, para 22 de eficiência. Raven Barber também teve bom desempenho, com 10 pontos e nove rebotes. Pelo Peñarol de Mar Del Plata, Victor Fernandez foi o maior pontuador ao terminar o jogo com 25 pontos.

+ Confira as estatísticas do jogo entre Peñarol e Ceisc/União Corinthians

“Foi uma partida muito dura. Tivemos muitos altos e baixos. Jogamos contra uma equipe também qualificada, que fez bons jogos aqui no torneio, contra Fortaleza e Regatas. Sabíamos dessa dificuldade, mas eu gostei bastante porque, apesar de um segundo quarto muito ruim, conseguimos melhorar no finalzinho do quarto e terminar com uma diferença de quatro, cinco pontos. Aí no terceiro quarto voltamos melhor. O último quarto foi disputado até o final. Tivemos alguns erros da arbitragem, mas vi o time mentalmente muito forte no segundo tempo, isso foi o que mais gostei e conseguimos essa brilhante vitória”, afirmou o técnico Rodrigo Silva.