HOJE
Agora é pelo 3º lugar
Por Liga Nacional de Basquete
Fortaleza Basquete Cearense/CFO perde para o Regatas, termina em segundo lugar no Grupo B e enfrenta a Unifacisa por vaga no pódio do Torneio Interligas Adulto
Após duas vitórias, o Fortaleza Basquete Cearense/CFO não repetiu o bom desempenho neste sábado (28/09), perdeu para o Regatas, da Argentina, por 82 a 70, no ginásio Jorge Contte, em Corrientes, e terminou na segunda colocação do Grupo B do Torneio Interligas Adulto por causa do confronto direto.
A final da competição que reúne equipes do Brasil e Argentina será entre Regatas e San Martín, o líder do Grupo A, neste domingo (29/09), às 21h30. Fortaleza Basquete Cearense/CFO e Unifacisa vão se enfrentar pela disputa do terceiro lugar, às 17h. Platense e Ceisc/União Corinthians duelam pela quinta colocação, às 19h. O sétimo lugar será disputado por Pato Basquete e Peñarol de Mar Del Plata, às 19h30.
Equipe em construção
O Fortaleza Basquete Cearense/CFO não repetiu o desempenho ofensivo dos dois primeiros jogos no quarto inicial. A equipe brasileira forçou muitos arremessos, registrou um aproveitamento ruim do perímetro (0/9) e foi superado pelo Regatas na parcial por 22 a 15. A situação continuou parecida no segundo período, com o ataque sendo o problema para os dois lados: 18 a 17 (40 a 32).

Orresta sofre diante da forte marcação do Regatas. Foto: Iván Andrés Valdés/Regatas
As defesas continuaram ditando o ritmo no terceiro período. Eden Ewing comandou o Fortaleza BC/CFO com bom desempenho, mas o time brasileiro perdeu por 19 a 18 na parcial e foi para o quarto derradeiro nove pontos atrás no placar: 59 a 50. Dexter McClanahan estava quente no último período, mas não foi suficiente para virar o placar. O Regatas venceu por 82 a 70 e se garantiu na final.
O destaque do Fortaleza BC/CFO foi Eden Ewing, que terminou o jogo com 23 pontos e oito rebotes para 28 de eficiência. Dexter McClanahan contribuiu com 17 pontos. Pelo Regatas, Fabian Ramirez teve ótima atuação, quase registrando um duplo-duplo, com 21 pontos e nove rebotes para 28 de eficiência. Pablo Gramajo também se destacou com 17 pontos e três rebotes para 19 de eficiência.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Regatas e Fortaleza BC/CFO
“O que posso dizer é que tem sido dias muito proveitosos para a construção da equipe dentro e fora de quadra. Obstáculos que estão sendo ultrapassados e que serão muito importantes para o decorrer da temporada da Liga Nacional. Tivemos algumas adições à equipe que estão se comportando muito bem e estamos muito satisfeitos com o que tem acontecido. A competitividade, a qualidade, a união da equipe, isso tem ficado em primeiro plano. É uma pena que não possamos disputar a final, mas tem sido de grande valia. Temos mais um jogo amanhã (domingo) e esperamos completar essa evolução, essa experiência, essa vivência. É a melhor preparação que Fortaleza Basquete Cearense poderia ter”, afirmou o técnico Flávio Espiga.
Grego tem ótima atuação
Foi com emoção até o final, mas o Ceisc/União Corinthians derrotou o Peñarol de Mar Del Plata e conquistou o primeiro triunfo no Torneio Interligas. O americano Raven Barber converteu dois lances livres para virar o jogo (68 a 67) com o cronômetro praticamente zerado e definir o confronto. O placar apertado exemplifica muito bem o que foi o confronto. As duas equipes foram se alternando no comando do marcador desde o primeiro quarto e time brasileiro foi mais assertivo na estratégia de impedir o jogo de transição da equipe argentina e, por isso, venceu.

Rafail Lanaras teve ótima atuação pelo Ceisc/União Corinthians. Foto: Vinicius Molz Schubert
Rafail Lanaras foi o destaque do Ceisc/União Corinthians ao ficar perto de registrar um duplo-duplo. O grego terminou o jogo com 16 pontos e nove rebotes, além de duas assistências, para 22 de eficiência. Raven Barber também teve bom desempenho, com 10 pontos e nove rebotes. Pelo Peñarol de Mar Del Plata, Victor Fernandez foi o maior pontuador ao terminar o jogo com 25 pontos.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Peñarol e Ceisc/União Corinthians
“Foi uma partida muito dura. Tivemos muitos altos e baixos. Jogamos contra uma equipe também qualificada, que fez bons jogos aqui no torneio, contra Fortaleza e Regatas. Sabíamos dessa dificuldade, mas eu gostei bastante porque, apesar de um segundo quarto muito ruim, conseguimos melhorar no finalzinho do quarto e terminar com uma diferença de quatro, cinco pontos. Aí no terceiro quarto voltamos melhor. O último quarto foi disputado até o final. Tivemos alguns erros da arbitragem, mas vi o time mentalmente muito forte no segundo tempo, isso foi o que mais gostei e conseguimos essa brilhante vitória”, afirmou o técnico Rodrigo Silva.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca