#JOGAJUNTO

Interligas

Foi por pouco

28-09-2024 | 11:13
Por Liga Nacional de Basquete

Unifacisa derrota o Pato Basquete no duelo entre brasileiros pelo Grupo A, mas vaga na final do Interligas fica com o San Martín, que bate o Platense na prorrogação

A Unifacisa superou o Pato Basquete no duelo entre brasileiros por 98 a 91, pelo Grupo A do Torneio Interligas Adulto, neste sábado (28/09), no ginásio Fortín Rojinegro, em Corrientes, mas não conseguiu se garantir na final. A equipe de Campina Grande dependia de uma vitória do Platense sobre o San Martín para se classificar em primeiro na chave, mas o time da casa venceu por 72 a 68 na prorrogação e vai disputar o título.

A final da competição que reúne equipes do Brasil e Argentina será entre San Martín e Regatas, líder do Grupo B, neste domingo (29/09), às 21h30. Fortaleza Basquete Cearense/CFO e Unifacisa vão se enfrentar pela disputa do terceiro lugar, às 17h. Platense e Ceisc/União Corinthians duelam pela quinta colocação, às 19h. O sétimo lugar será disputado por Pato Basquete e Peñarol de Mar Del Plata, às 19h30.

Augusto teve ótima atuação pela Unifacisa. Foto: Assessoria San Martin/araiga_ph

O Pato Basquete começou com tudo no primeiro quarto. Eficiente dos dois lados da quadra, como desejava o técnico Renan Gitiony, o time paranaense abriu 21 a 12, com boa atuação da dupla Gabriel Novaes e Austin Wrighten, forçando um pedido de tempo de Rodrigo Galego. A Unifacisa reagiu, mas foi superado na parcial por 28 a 23.

A equipe paraibana voltou melhor no segundo período e virou o placar (34 a 33) com dois pontos de Adrian Delph. O Pato Basquete manteve o bom rendimento. A partida virou uma frenética disputa para converter mais bolas de 3 pontos. O time paranaense foi para o intervalo com 58% (10/17) e o paraibano com 47% (11/23) de aproveitamento. O placar indicava 51 a 49 para a Unifacisa.

O equilíbrio permaneceu no terceiro quarto. Os ataques eram mais eficientes do que os sistemas de marcação. A Unifacisa continuou apostando nos arremessos de 3 pontos e o Pato Basquete diversificou mais o repertório, o que dificultou o trabalho defensivo da equipe paraibana.  Austin Wrighten converteu dois pontos para igualar o placar (73 a 73) antes do período derradeiro.

+ Confira as estatísticas do jogo entre Pato Basquete e Unifacisa

Os arremessos do perímetro continuaram sendo o atalho das duas equipes para pontuar no último quarto. Era toma lá, dá cá. O equilíbrio prevaleceu até o cronômetro indicar menos de 3 minutos para o fim. A partir deste momento, Serjão entrou em ação, foi dominante no garrafão, anotou quatro pontos consecutivos e garantiu o triunfo da Unifacisa sobre o Pato Basquete por 98 a 91.

Gabriel Novaes foi o destaque do Pato Basquete. Foto: Assessoria San Martin/araiga_ph

O destaque da Unifacisa foi Augusto. O armador terminou o jogo com 18 pontos (66% de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos), cinco assistências, quatro rebotes e quatro bolas recuperadas para 29 de eficiência. Adrian Delph (19 pontos) e Antônio (17) também tiveram uma boa contribuição ofensiva. “Foi um jogo muito bom, especialmente para mim, que, no último jogo, tive alguns probleminhas. Sofri um corte na cabeça, torci o pé, passamos alguns perrengues, tive de ir até para o hospital, mas consegui dar a volta por cima. Fizemos um bom jogo e saímos com uma vitória”, afirmou Augusto.

Pelo Pato Basquete, Gabriel Novaes teve ótimo desempenho, quase registrando um duplo-duplo, com 29 pontos (75% nos arremessos de 3 pontos) e oito rebotes para 36 de eficiência. “Foi um jogo bem complicado, difícil. O jogo inteiro tentando correr atrás do placar, algumas horas passivávamos na frente, mas foi um bom jogo. Apresentamos uma grande melhora se comparamos com os últimos dois jogos. Foi uma melhora importante para o time, ajustamos os nossos erros. A ideia é continuar assim, independentemente de que hoje não conquistamos uma vitória, o nosso time se entregou ao máximo, todo mundo deu o seu 100%. É continuar trabalhando assim que as vitórias virão”, afirmou o ala-pivô.