HOJE
Invencibilidade à prova
Por Liga Nacional de Basquete
Visando manter liderança isolada da temporada 2013/2014 do NBB, Limeira mede forças com São José, no ‘caldeirão’ Lineu de Moura, nesta quinta
O líder Winner/Kabum/Limeira terá uma dura missão na luta para continuar com 100% de aproveitamento no NBB 2013/2014. A equipe do técnico Demétrius enfrentará o São José/Unimed, outra equipe bem colocada no campeonato, fora de casa, no sempre barulhento Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20h00.
Dono de campanha impecável até o momento, com seis triunfos nas seis primeiras partidas, os limeirenses emplacaram o melhor início de NBB de sua história, fato que deixa o ambiente pelos lados do interior paulista altamente favorável e aumenta a moral da equipe para a sequência de jogos na maior liga de basquete país, assim como comentou o pivô Renan Leichtweis.
“Fazer um início de campeonato tão bom não me surpreendeu. Eu acredito nos meus companheiros e na comissão técnica. Isso é fruto do trabalho que desempenhamos desde que chegamos aqui em Limeira. Sinto muito orgulho dos resultados e estou muito feliz de ir pouco a pouco vendo como as coisas vão dando certo”, falou Renan.
O subordinado a tentar tirar a invencibilidade do embalado Limeira é o São José, que também figura entre os líderes do campeonato, ocupando a quarta colocação, com três vitórias em quatro duelos (75% de aproveitamento). A equipe do Vale do Paraíba conheceu seu primeiro revés no campeonato em sua última partida, diante do Espírito Santo Basquetebol, fora de casa, o que não influencia em nada no respeito que a equipe visitante terá contra os joseenses.
“Esperamos uma partida duríssima, ainda mais que vimos de derrota na última rodada. Diferentemente do Campeonato Paulista, Limeira vem tendo grande aproveitamento no início da competição está indo muito bem. É um time muito duro, bem treinado, possui grandes atletas, mas sabemos da nossa força dentro de casa e vamos em busca da vitória”, comentou o ala Dedé.
A principal arma do Limeira para continuar líder invicto do NBB é a defesa. O esquadrão comandado por Demétrius Ferracciú é dono da melhor defesa do campeonato, com média de 61,0 pontos sofridos por jogo, marca bem maior que a do segundo colocado do ranking, Mogi das Cruzes/Helbor, que toma em média 70,6 pontos por confronto.
O sistema defensivo dos limeirenses não poderá falhar, principalmente no garrafão, pois do outro lado está uma dupla que está ‘causando’ na sexta edição do maior campeonato de basquete do país: o pivô norte-americano Ed Nelson e o ala/pivô Jefferson William, reboteiros do NBB6, com médias de 11,5 e 11,0 sobras dor jogo, respectivamente.
O atleta nascido nos Estados Unidos ainda é o terceiro cestinha do NBB 2013/2014, com média de 22,0 pontos por duelo, o que acarretou na alta marca de eficiência do atleta, que é de 23,75 de valoração por confronto, a maior do campeonato nacional.
“São José é uma equipe que merece o máximo de respeito, ainda mais jogando em casa. Mas, eu acredito que o nosso time deve continuar fazendo o mesmo trabalho, manter a intensidade defensiva e a confiança no ataque. Vamos entrar no jogo em busca de mais uma vitória e seguir crescendo dentro do campeonato”, acrescentou Renan.
O duelo é encarado como uma final, um tradicional confronto direto pelas primeiras posições no NBB6 e, segundo Dedé, um resultado positivo sobre os limeirenses pode fazer muita diferença lá na frente, em que a busca pelo topo da tabela de classificação estará ainda mais afunilada.
“Uma vitória significa ganhar de um candidato direto. Estaremos dentro de casa, vencer é nosso dever. Essa partida tem muita importância, é um confronto com uma equipe que lá na frente pode dividir as primeiras posições com a gente”, finalizou o camisa 8 do São José.