
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03

Invencibilidade mantida


Praia Clube - Uberlândia
Líder Basquete Cearense deixa escapar 25 pontos de diferença, vê Sport reagir no último quarto, mas segura pressão e segue sem saber o que é perder na LDB 2014
Por Liga Nacional de Basquete


Está difícil de segurar o líder invicto Basquete Cearense na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2014. Neste sábado, a vítima foi o bravo Sport Club do Recife, que recuperou uma desvantagem que chegou a ser de 25 pontos no terceiro quarto, mas não conseguiu virar o jogo nos segundos finais e foi derrotado, por 71 a 68.
O duelo, que foi realizado no Praia Clube, em Uberlândia (MG), e válido pela segunda rodada da terceira etapa da LDB, teve como tônica dois extremos: o do Cearense, que chegou a abrir 25 pontos de frente, e do Sport, que fez um incrível trabalho de recuperação e venceu o último quarto por 30 a 18, no entanto não suficiente para sair com a vitória.
“Da mesma forma que eles (Sport) fizeram, nós viramos três jogos desse jeito. Mesmo com 20 pontos na frente não se pode relaxar, pois as diferenças de um time para outro aqui na LDB são muito pequenas. É coisa de um ataque, uma defesa, uma vontade a mais que pode mudar o jogo. Então a lição que tiramos desse jogo é que mesmo com 30 pontos de diferença não podemos relaxar”, disse o ala/pivô cearense Sualisson.
Sualisson, que por sua vez, saiu do banco de reservas para ser um dos principais nomes do jogo. Com um duplo-duplo de 16 pontos e dez rebotes, além de quatro roubos de bola, o camisa 10 do Cearense somou 24 de eficiência e foi essencial para o time do técnico Espiga vencer e se manter com 100% de aproveitamento na maior competição de base do país.
“Eu estava precisando de uma partida dessas. No último jogo contra o Brasília não fiz nada de bom, joguei mal e estava com a consciência pesada. Hoje entrei melhor e pude ajudar meu time a sair com essa vitória, difícil, mas vencemos, agora com 14 em 14”, comemorou Sualisson.

Sualisson saiu do banco e foi um dos destaques do suado triunfo do Basquete Cearense sobre o Sport (Raphael Oliveira/LNB)
Como o próprio Sualisson disse, agora o Basquete Cearense segue mais líder do que nunca no maior campeonato de base do país, com 14 vitórias nos 14 jogos que disputou (100% de aproveitamento). Enquanto isso, o Sport perdeu sua quarta partida e agora soma campanha de 10 triunfos em 14 confrontos realizados na LDB 2014 (71,4% de aproveitamento).
Outros destaques do grande triunfo do time cearense ficaram por conta do armador Davi Rossetto, autor de 15 pontos, sendo seis deles no último quarto, além de cinco rebotes e três assistências, e do ala/pivô Erick Camilo, responsável por 13 pontos, sendo sete deles em sete tentados na etapa final (100% de aproveitamento), e ainda por seis rebotes e três assistências.
Já o Sport, que justificou o apelido de “Leão da Ilha” e lutou bravamente até o último segundo, teve em quadra o cestinha do confronto: o ala/armador argentino Matías Bernardini, que deixou a quadra com 19 pontos, 15 deles vindos de cinco bolas de 3 pontos. Quem também se sobressaiu pela equipe pernambucana foi o armador Vitinho, autor de 12 pontos, oito no último quarto.
“O que tiramos de positivo desta derrota foi a garra que tivemos no segundo tempo. Mesmo com largo placar que eles abriram no primeiro tempo nós conseguimos nos recuperar e chegar no final do jogo com chances de vencer. Algumas coisas nos atrapalharam nos momentos finais, mas não podemos abaixar a cabeça pois ainda tem muito campeonato pela frente”, falou o armador Gabriel, do Sport, que anotou sete pontos e quatro assistências.
A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceira com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
O jogo
Como já era de se esperar, o confronto começou pegado e jogado a mil por hora. No início o Basquete Cearense teve superioridade sobre a defesa por zona do Sport, que abriu alguns espaços e permitiu os tiros longos da equipe de Fortaleza, que chegou a abrir oito tentos de frente (19 a 11), diferença esta que foi para nove pontos ao final do primeiro período: 24 a 13.
No segundo período o ritmo dos comandados do técnico Espiga seguiu lá em cima. Selecionando bem seus arremessos e rodando bastante a bola, a equipe de Fortaleza ainda contou com boa participação do ala/pivô Sualisson, que saiu do banco e anotou oito pontos, para ampliar sua vantagem e ir para o intervalo com 23 pontos de diferença à seu favor: 44 a 21.
O duelo ficou truncado no terceiro período, no entanto, a falta de inspiração das duas equipes, também causada pelas fortes defesas, foi mais favorável ao Sport, que pôde diminuir a diferença, que no mesmo quarto chegou a ser de 25 pontos (46 a 21), para 12 tentos (51 a 39) na reta final da terceira parcial, que terminou com placar de 53 a 38 para os fortalezenses.
Atrás no placar, o Sport foi para o tudo ou nada na etapa final. Com mão quente nas bolas de 3 pontos, a vibrante equipe do técnico Ricardo Barbosa acertou três arremessos de longa distância – dois com o argentino Matiás Bernardini e uma com Anderson – e reduziu a diferença para apenas nove pontos (58 a 51), diferença esta que baixou para cinco pontos com pouco menos de três minutos para o fim (63 a 58).
O jogo ainda era longo. Com uma bola de 3 pontos do armador Vitinho, o Leão da Ilha cortou a diferença para apenas três pontos, quando o cronômetro apontava pouco mais de dois minutos para o fim (64 a 61). A diferença, no entanto, voltou para sete pontos após duas técnicas do Sport, uma do banco e uma do armador Vitinho (dois lances livres convertidos) e mais dois tiros livres de Sualisson no ataque seguinte (68 a 61).
Mas quando o Basquete Cearense achou que poderia ficar tranquilo em quadra, o Sport rapidamente reduziu a diferença novamente através da bola de 3 pontos de Matias Bernardini e um lance livre de Vitinho (68 a 65), com minuto para o final do duelo. Com 21 segundos para o fim, o Sport roubou a bola na defesa e, com um rápido contra ataque finalizado com bola curta de Chandler, reduziu a vantagem cearense para apenas um ponto e viu de perto da chance de virar o jogo (68 a 67).
Na reposição, o armador do time fortalezense Davi Rossetto sofreu uma falta e foi para a linha dos lances livres, no qual foi perfeito nas duas tentativas e jogou a vantagem para três pontos novamente, restando 17 segundos para acabar o duelo (70 a 67). Quando teve a chance de efetuar um chute de 3 para empatar o jogo, Chandler desperdiçou a tentativa e o rebote ficou com o adversário Erick Camilo, que logo acionou Davi Rossetto, rapidamente parado com falta. Nos tiros livres, o camisa 5 errou a primeira cobrança e converteu a segunda (71 a 67).
Novamente na tentativa de mudar sua situação na partida, o Sport voltou para a linha dos lances livres. Com sete segundos para acabar, Vitinho desta vez acertou o primeiro (71 a 68) e errou o segundo propositalmente. Durval apanhou o rebote de ataque e logo subiu para a cesta, mas marcado, errou a tentativa e a bola ficou com o Cearense, que só esperou o cronômetro zerar para comemorar sua grande vitória.