HOJE
Invencibilidade mantida
Por Liga Nacional de Basquete
Com grande terceiro quarto, Lituânia vira sobre Nigéria, chega a segunda vitória e assume liderança provisória do Grupo B, nos Jogos Olímpicos de 2016

Com grande atuação de Kalnietis, Lituânia bate Nigéria, por 89 a 80, e se mantém invicta nos Jogos Olímpicos do Rio (Divulgação/FIBA)
A Lituânia se mantém invicta nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (09/08), em um belo jogo, a seleção europeia fez um grande terceiro quarto de partida e bateu a Nigéria, por 89 a 80. Com a vitória, os lituanos assumiram a liderança provisória do Grupo B da competição, enquanto os nigerianos amarguram a lanterna da chave, com duas derrotas em dois jogos.
O dono da bola: Novamente Mantas Kalnietis deu uma aula à parte na Arena Carioca 1. O armador da seleção lituana comandou seu time durante os mais de 30 minutos que esteve em quadra. Com os 21 pontos, quatro rebotes e 12 assistências, o camisa 5 produziu, nada mais, nada menos, que 32 de valorização, líder absoluto do quesito na partida.
A fera Maciulis: O ala do Real Madrid acompanhou Kalnietis e foi um dos cestinhas da partida com 21 pontos. Perfeito nos arremessos de 3 pontos (três acertos em três tentativas), Maciulis foi um dos principais responsáveis pela virada da Lituânia no terceiro quarto. Além dos tentos produzidos, o jogador ainda registrou ao menos um dígito em todas as estatísticas (quatro rebotes, duas assistências, um toco e um roubo de bola).
+Clique e confira as estatísticas completas da partida
Bem acompanhados! : Para alcançar o segundo triunfo nos Jogos Olímpicos do Rio, a dupla (Kalnietis e Maciulis) contou com a ajuda de um grande elenco de jogadores. Seibutis, com 12 pontos, e Valanciunas, com dez pontos e cinco rebotes, também atingiram os dois dígitos de pontuação. Kuzminskas veio do banco de reservas e contribuiu com mais oito tentos, além de cinco rebotes e duas assistências. O experiente Jankunas também ajudou, com sete pontos e quatro sobras.
Que venha a Argentina: Após a segunda vitória no Grupo B, a Lituânia terá pela frente mais um grande adversário. Quinta-feira (11/08), a seleção europeia enfrenta a Argentina, às 22h30 (de Brasília), brigando pelas primeiras posições da chave.

Apesar da derrota, Diogu teve mais uma grande atuação e foi o cestina da Nigéria, com 19 pontos, além de sete rebotes (Divulgação/FIBA)
A fera nigeriana: Um dos mais experientes e conhecidos jogadores da seleção nigeriana, Ike Diogu, teve mais uma grande atuação nas Olímpiadas do Rio. Com três bolas de 3 pontos convertidas, o ala/pivô liderou a Nigéria em pontos, com 19, e rebotes, com sete, além de três roubos de bola e um toco executado pelo jogador.
Ajuda mais que bem vinda: Outro atleta nigeriano a se destacar na partida foi Michael Umeh. O ala/armador esteve em quadra por 26 minutos e também atingiu os dois dígitos de pontuação, com 17 tentos, além de pegar dois rebotes e distribuir quatro assistências (melhor passador do time no jogo).
Não tem moleza: Depois de enfrentar Argentina e Lituânia, a seleção nigeriana terá a Espanha na próxima rodada dos Jogos Olímpicos. Os campeões europeus vêm mordidos, também após duas derrotas. O duelo acontecerá na quinta-feira (11/08), às 19 horas (de Brasília).
Números comprovam: Um dos principais motivos para a vitória lituana nesta terça foi a disputa desigual no garrafão. Desfalcados de peças importantes no setor, como os pivôs Festus Ezeli e Ekpe Udoh, a Nigéria não conseguiu segurar a força dos europeus na área pintada. Ao total, a Lituânia alcançou 38 rebotes na partida (sendo 14 ofensivos), contra apenas 29 dos nigerianos.
Choveu arremessos: Com um ritmo muito acelerado, as duas seleções forçaram muitos arremessos de 3 pontos e, de certa forma, tiveram boa pontaria. Os nigerianos tentaram 23 tiros de fora do perímetro e converteram dez (43,5% de aproveitamento). Já a Lituânia teve 20 tentativas no quesito, com oito acertos (40,0% de aproveitamento).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca