#JOGAJUNTO

Rio 2016

Invencibilidade mantida

09-08-2016 | 09:17
Por Liga Nacional de Basquete

Com grande terceiro quarto, Lituânia vira sobre Nigéria, chega a segunda vitória e assume liderança provisória do Grupo B, nos Jogos Olímpicos de 2016

Kalnietis, da Lituânia

Com grande atuação de Kalnietis, Lituânia bate Nigéria, por 89 a 80, e se mantém invicta nos Jogos Olímpicos do Rio (Divulgação/FIBA)

A Lituânia se mantém invicta nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta terça-feira (09/08), em um belo jogo, a seleção europeia fez um grande terceiro quarto de partida e bateu a Nigéria, por 89 a 80. Com a vitória, os lituanos assumiram a liderança provisória do Grupo B da competição, enquanto os nigerianos amarguram a lanterna da chave, com duas derrotas em dois jogos.

O dono da bola: Novamente Mantas Kalnietis deu uma aula à parte na Arena Carioca 1. O armador da seleção lituana comandou seu time durante os mais de 30 minutos que esteve em quadra. Com os 21 pontos, quatro rebotes e 12 assistências, o camisa 5 produziu, nada mais, nada menos, que 32 de valorização, líder absoluto do quesito na partida.

A fera Maciulis: O ala do Real Madrid acompanhou Kalnietis e foi um dos cestinhas da partida com 21 pontos. Perfeito nos arremessos de 3 pontos (três acertos em três tentativas), Maciulis foi um dos principais responsáveis pela virada da Lituânia no terceiro quarto. Além dos tentos produzidos, o jogador ainda registrou ao menos um dígito em todas as estatísticas (quatro rebotes, duas assistências, um toco e um roubo de bola).

+Clique e confira as estatísticas completas da partida

Bem acompanhados! : Para alcançar o segundo triunfo nos Jogos Olímpicos do Rio, a dupla (Kalnietis e Maciulis) contou com a ajuda de um grande elenco de jogadores. Seibutis, com 12 pontos, e Valanciunas, com dez pontos e cinco rebotes, também atingiram os dois dígitos de pontuação. Kuzminskas veio do banco de reservas e contribuiu com mais oito tentos, além de cinco rebotes e duas assistências. O experiente Jankunas também ajudou, com sete pontos e quatro sobras.

Que venha a Argentina: Após a segunda vitória no Grupo B, a Lituânia terá pela frente mais um grande adversário. Quinta-feira (11/08), a seleção europeia enfrenta a Argentina, às 22h30 (de Brasília), brigando pelas primeiras posições da chave.

Diogu, da Nigéria

Apesar da derrota, Diogu teve mais uma grande atuação e foi o cestina da Nigéria, com 19 pontos, além de sete rebotes (Divulgação/FIBA)

A fera nigeriana: Um dos mais experientes e conhecidos jogadores da seleção nigeriana, Ike Diogu, teve mais uma grande atuação nas Olímpiadas do Rio. Com três bolas de 3 pontos convertidas, o ala/pivô liderou a Nigéria em pontos, com 19, e rebotes, com sete, além de três roubos de bola e um toco executado pelo jogador.

Ajuda mais que bem vinda: Outro atleta nigeriano a se destacar na partida foi Michael Umeh. O ala/armador esteve em quadra por 26 minutos e também atingiu os dois dígitos de pontuação, com 17 tentos, além de pegar dois rebotes e distribuir quatro assistências (melhor passador do time no jogo).

Não tem moleza: Depois de enfrentar Argentina e Lituânia, a seleção nigeriana terá a Espanha na próxima rodada dos Jogos Olímpicos. Os campeões europeus vêm mordidos, também após duas derrotas. O duelo acontecerá na quinta-feira (11/08), às 19 horas (de Brasília).

Números comprovam: Um dos principais motivos para a vitória lituana nesta terça foi a disputa desigual no garrafão. Desfalcados de peças importantes no setor, como os pivôs Festus Ezeli e Ekpe Udoh, a Nigéria não conseguiu segurar a força dos europeus na área pintada. Ao total, a Lituânia alcançou 38 rebotes na partida (sendo 14 ofensivos), contra apenas 29 dos nigerianos.

Choveu arremessos: Com um ritmo muito acelerado, as duas seleções forçaram muitos arremessos de 3 pontos e, de certa forma, tiveram boa pontaria. Os nigerianos tentaram 23 tiros de fora do perímetro e converteram dez (43,5% de aproveitamento). Já a Lituânia teve 20 tentativas no quesito, com oito acertos (40,0% de aproveitamento).