HOJE
Os caminhosdo comandante
Por Liga Nacional de Basquete
Filosofia de jogo, versatilidade e pegada pés no chão: Pinheiros de David Pelosini confirma favoritismo e encerra 1ª etapa da LDB 2019 invicto
O Pinheiros fechou a sua participação na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2019) da melhor maneira possível. A equipe do Jardim Europa conquistou cinco vitórias em cinco jogos disputados, com direito a vitória no último duelo da etapa sobre os donos da casa, o Flamengo, por 87 a 77.
E um dos grandes responsáveis pelo desempenho do Pinheiros até então recai sobre a figura de David Pelosini, treinador da equipe. Campeão da última LDB com o Pinheiros e líder de uma campanha impressionante na 1ª etapa da LDB 2019, o comandante pinheirense tem demonstrado a cada dia que passa que tem o elenco nas mãos.
Na vitória contra o Flamengo, David provou isso mais uma vez e foi essencial nas mudanças durante o terceiro período, que culminou na vantagem de 11 pontos do Pinheiros sobre o Flamengo na ida para o último quarto.
“Abrir a vantagem foi realmente algo atípico, porque o Flamengo é uma grande equipe, mas isso nos deu tranquilidade para fechar bem o jogo. Por ter jogadores altos, o Flamengo conseguiu pressionar muito bem a bola. Tanto que no momento em que falhamos tecnicamente eles conseguiram encostar, mas quando conseguíamos fazer um trabalho mais técnico, apurado e com poucos erros de passe, dificilmente perdíamos o ataque”, frisou.

Sob os comandos de David Pelosini, Pinheiros se impôs sobre o Flamengo e manteve a invencibilidade na competição (Bruno Lorenzo/LNB)
Com a versatilidade como uma das principais características, o Pinheiros fechou com a melhor campanha do Grupo A da LDB 2019, além de ter o melhor ataque da competição (média de 87,6 pontos por jogo) e o melhor aproveitamento nos chutes para 3 pontos (40,0%).
Para David Pelosini, a versatilidade dos jogadores e a não dependência de um ou outro atleta é algo obrigatório em um clube do porte do Pinheiros.
“Um time grande, como o do porte do Pinheiros, não pode depender de um ou outro jogador. Todos jogadores que trouxe para cá e do meu time da base, até os três mais novos que não vieram, tem totais condições de entrarem em quadra, renderem e se desenvolverem. O meu trabalho é esse e tento não especializar os jogadores precocemente para que, principalmente nesse momento em que eles começam a realmente ter a posição no jogo, possam ser o mais versáteis possíveis”, disse o jogador.

A versatilidade é uma das características mais fortes do Pinheiros na LDB 2019 (Fotojump/LNB)
Durante a LDB, a maior prova de que a filosofia pregada por Davi dá frutos são as grandes atuações do grupo como um todo, proporcionada, especialmente, pela versatilidade dos jogadores que compõe o plantel.
Segundo ele, a possibilidade de utilizar um atleta em duas ou três posições tem o ajudado, e muito, na tomada de decisões e nos momentos de realizar a melhor escolha durante os jogos.
“Consigo colocar o Danilo Sem para jogar em 3 posições, assim como o Valter, o Mãozinha e outros. Dessa forma fica fácil tentar resolver, de acordo com o quinteto adversário, qual a melhor formação para o nosso time, tanto ofensivo quanto defensivo”, disse o treinador, que completou:
“Costumo brincar que a base é um curso profissionalizante. Apesar de eles ainda não serem profissionais, agora é o momento de aprender o que um profissional precisa ter para ter sucesso”, finalizou.

Danilo Sena é um dos jogadores mais versáteis do Pinheiros e pode atuar em duas ou mais posições dentro de quadra (Bruno Lorenzo/LNB)
Agora no aguardo da próxima fase da competição, David prega pés no chão e fala em “filosofia de vida” para o período que antecederá a 2ª etapa.
“Como filosofia de vida, gosto de viver o presente. O que passo para eles é isso. Minha expectativa é de que tenhamos um excelente período de trabalho. Sei que teremos confrontos mais pegados, mas temos que viver o dia a dia. No momento em que sair a tabela sabermos o nosso primeiro jogo, vamos começar a pensar no adversário e trabalharmos para ganhar, independente do adversário”, disse.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca