#JOGAJUNTO

Mais basquete

Invicto nas Américas

10-02-2013 | 11:34
Por Liga Nacional de Basquete

Brasília supera o Fuerza Regia, do México, e se classifica para a próxima fase da Liga das Américas de forma invicta

O Brasília, de Guilherme Giovannoni, venceu os três confrontos na Liga das Américas (Samuel Velez/FIBA Americas)

O Uniceub/BRB/Brasília derrotou, na noite deste domingo, o time mexicano do Fuerza Regia, pelo placar de 110 a 67. Com o triunfo, o time candango conseguiu a classificação para a segunda fase da Liga das Américas e segue invicto na competição.

Depois de um início animado dos mexicanos, onde o Fuerza Regia chegou a liderar a partida, o Brasília colocou em prática sua forte defesa levando ao contra-ataque. Com isso, o time do México não conseguiu mais fazer infiltrações e passou a forçar arremessos de três pontos, que acarretaram em erros. Alheio a isso, o time brasileiro seguiu imprimindo o ritmo de jogo e terminou o primeiro quarto de jogo vencendo por 27 a 23.

Jogando melhor e mais solto em quadra, o Brasília conseguiu dilatar ainda mais a diferença no placar. Contando com a mão calibrada do ala Arthur, cestinha do time candango no primeiro tempo com 11 pontos, a equipe brasiliense não teve trabalho para pontuar, terminando o primeiro tempo de jogo com 15 pontos de vantagem (52 a 37).

Na volta do intervalo o show do Brasília teve continuação. Sempre baseando seu jogo na forte defesa, a equipe candanga, campeã do torneio em 2009, ditou o ritmo de jogo e não deu chances ao Fuerza Regia, que a essa altura não mais demonstrava forças para reagir.  Ao final do terceiro período, o placar estampava vitória parcial do time do DF por 89 a 54.

A larga margem de pontos conquistada permitiu ao técnico José Carlos Vidal descansar seu quinteto titular e colocar os reservas em quadra por todo o quarto período. Mesmo assim, o Brasília manteve a forte defesa e continuou bem no ataque, fechando a partida com mais uma vitória na competição, a terceira em três jogos disputados.

O cestinha da partida foi o ala Arthur, do Brasília, com 17 pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Pelo lado do Fuerza Regia, o maior pontuador foi Emmanuel Little, com 16 pontos.

“Hoje tivemos uma fizemos uma grande partida. Com uma boa defesa não deixamos que o time mexicanos crescesse no jogo e conquistamos o nosso objetivo que era a classificação para a próxima fase como primeiro colocado do grupo”, comentou o cestinha Arthur.

Agora, o Brasília volta suas atenções novamente para o NBB, quando no dia 16, o time da capital federal vai até o interior paulista enfrentar a Liga Sorocabana, em partida que ocorre no Ginásio Gualberto Moreira.