#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Caminho Próprio

20-02-2026 | 05:42
Por Liga Nacional de Basquete

Aos 16 anos, Edu Santos, irmão de Gui Santos, atua primeiros minutos pelo Pinheiros no NBB CAIXA na mesma semana em que foi convidado para treinar com o grupo da seleção adulta

A quinta-feira (19/02) entrou para sempre na memória de Eduardo Carvalho dos Santos. Aos 16 anos, Edu Santos fez sua estreia como profissional pelo Pinheiros, no clássico com o Paulistano, pelo NBB CAIXA, dando o primeiro passo oficial no basquete adulto, um marco que simboliza o início de uma nova etapa na carreira do jovem talento, que é irmão de Gui Santos, jogador do Golden State Warriors, da NBA.

Foram quase três minutos em quadra, tempo suficiente para sentir o peso da camisa, um pouco da intensidade do jogo e aquela diferença do nível profissional. A utilização faz parte do planejamento do técnico Gustavo De Conti, que conduz essa transição do garoto do sub-17 ao adulto de maneira gradual e estratégica. “Na primeira entrada no jogo, fiquei nervoso. Depois, fiquei bem mais tranquilo”, afirmou Edu Santos, que entrou pela primeira vez restando apenas um segundo para o fim do primeiro período.

Edu Santos fez sua estreia profissional pelo Pinheiros contra o Paulistano. Foto: Ricardo Bufolin/ECP

Contratado pelo Pinheiros para atuar em todas as categorias, do sub-17 ao adulto, Edu Santos vive uma ascensão meteórica. Além da estreia profissional, foi convidado pela Confederação Brasileira de Basketball para participar dos treinamentos da seleção brasileira principal na próxima janela FIBA, quando o Brasil enfrenta Venezuela e Colômbia, nos dias 27 de fevereiro e 2 de março, respetivamente, na Arena UniBH.

Um reconhecimento precoce para quem ainda está nos primeiros passos da carreira adulta. A notícia da convocação chegou de forma inesperada e carregada de emoção n voz da mãe Lucineide Santos. “Eu estava almoçando quando recebi uma mensagem: ‘Liga para mim’. Quando liguei, ela confirmou que eu estava sendo convidado para treinar na seleção. Na hora foi uma emoção muito grande. Perdi a fome, mesmo começando o almoço. Fiquei nervoso, passou um monte de coisas na cabeça. Foi muito legal viver essa situação.”

Acostumado às seleções de base, Edu Santos encara a experiência na principal como aprendizado e inspiração. “Treinar na seleção brasileira principal é sempre uma honra. Isso incentiva trabalharmos ainda mais para alcançarmos nossos sonhos. Estou muito ansioso e me preparando para chegar lá bem e fazer da melhor maneira o meu trabalho.”

E inevitavelmente, o sobrenome Santos remete a outro nome já consolidado no cenário internacional: Gui Santos. O irmão mais velho é referência, apoio e motivação constante. Assim que recebeu a confirmação da convocação, o caçula fez questão de pegar o telefone e ligar para o irmão mais velho nos Estados Unidos. “Liguei para ele e avisei que iria para a seleção principal. Ele também ficou muito feliz e ansioso, porque ele espera um dia jogarmos juntos na seleção. Será um sonho para mim e para ele.”

Nesta janela classificatória para a Copa do Mundo FIBA Catar 2027, a NBA não libera seus atletas, o que impede o reencontro dos dois em Belo Horizonte. Ainda assim, Edu Santos já projeta o futuro. “No meio do ano haverá outra janela e ele vai estar liberado. Se Deus quiser, vou trabalhar duro para podermos ir juntos nessa seleção.”

Filho de Deivisson e Lucineide Santos, ambos ex-jogadores de basquete, Edu Santos carrega a herança familiar e a inspiração do irmão, mas começa a trilhar seu próprio caminho. A estreia no profissional pelo Pinheiros não foi apenas simbólica: foi o primeiro capítulo de uma trajetória que promete ir além do sobrenome, com identidade própria, trabalho diário e sonhos cada vez mais próximos de se tornarem realidade.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e Eurofarma e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.