HOJE
Já começou
Por Liga Nacional de Basquete
Com palestras, dinâmicas de grupo e teste físico, Clínica de Arbitragem é realizada em São Paulo e dá início à temporada dos oficiais do apito
O NBB CAIXA 2017/2018 terá início somente no dia 04 de novembro, mas a nova temporada já começou para a equipe de arbitragem. No final da última semana, os oficiais que apitarão a décima edição do maior campeonato do país começaram a preparação para o campeonato em clínica de três dias realizada em São Paulo (SP).
A clínica teve início na última quinta-feira (28/09) e durou até o sábado (30/09). Entre as atividades estiveram palestras com a Coordenadora de Arbitragem da LNB, Flávia Almeida. Quem também palestrou foi Carlos Renato dos Santos, o “Renatinho”, que atua como Coordenador de Arbitragem da CBB, e Geraldo Miguel Fontana, Diretor de Árbitros da FIBA.
“Começamos um mês antes do início do campeonato e isso é muito importante. Começamos a preparação com regras, dinâmicas, testes de lógica, e isso faz com que a gente aumente nossa capacidade de pensar e responder o mais rápido possível. A mudança da regra as vezes pode parecer complicada, mas quando há pessoas que se dedicam para mudar, como as coordenadoras da LNB, o resultado é o melhor possível”, disse o árbitro paulista Jacob Barreto.
Além das palestras, que tiveram como temas alterações de regras, análises de vídeo e teoria, os árbitros passaram por diversos tipos de avaliações, até mesmo psicológica, com uma profissional especializada. Outra parte importante da clínica foram as variadas dinâmicas de grupo, que tiveram como objetivo principal estimular um ponto crucial no desempenho dos oficiais: a união do grupo.
“O grande objetivo é melhorar o trabalho em equipe aumentando a inter-relação dos árbitros. Temos vários árbitros de Estados diferentes do Brasil que muitas vezes só se encontram em trios quando apitam. Não é como uma equipe, que treina todos os dias e se conhece bem. O objetivo das dinâmicas de grupo é justamente melhorar essa relação entre eles. Quando eles vão à quadra o ambiente se torna melhor, e a comunicação verbal, visual e gestual também melhora”, comentou Flávia Almeida, Coordenadora da Arbitragem da LNB.
Teste físico
O último dia da clínica teve, entre outras atividades, o famoso teste físico. Na quadra do EC Pinheiros, os árbitros foram divididos em cinco grupos – por idade e sexo – e realizaram a avaliação seguindo as normas da FIBA, com tiros sequenciais de velocidade aumentada a cada minuto. A dificuldade é inegável, por isso, a preparação precisa ser intensa, como bem citou Jacob Barreto, de 45 anos.
“Precisamos estar o tempo inteiro nos preparando. O teste físico não é algo que você começa a treinar 30 dias antes e passa. Quando termina o campeonato temos que manter a academia, estudar regras, mas o mais complicado é o teste físico. Mesmo com bastante tempo de preparação você ainda tem que buscar forças no teste, porque chega um momento que fica apertado e tem que dar o máximo. É uma coisa que, para a nossa profissão, tem que estar sempre preparado”, contou Jacob.
O papel da ARBBRA
Fundada em novembro de 2010, a ARBBRA (Associação Brasileira de Árbitros e Oficiais de Mesa do Basquetebol) tem atuação importante também no teste físico para o NBB CAIXA. Através de seu Departamento de Performance, formado pelos árbitros do NBB CAIXA Gregório Lelis (MG), Cauan Santos (MG) e Ramiro Inchauspe (RS) a entidade auxilia os oficiais a se prepararem não só para a avaliação física, mas também para as partidas durante a temporada.
“O que fazemos é planejar o treinamento dos árbitros, auxiliar no teste físico e na preparação para as partidas. O que faremos ao longo do tempo é cuidar do planejamento dos treinos, de prevenção de lesões e tudo que conseguirmos ajudar na parte física da arbitragem para melhorar o rendimento nos jogos. É um projeto de longo prazo. Vamos começar o trabalho e fazer um planejamento para os árbitros chegarem na condição física possível”, comentou o árbitro Gregório Lelis.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike, Penalty e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.