HOJE
Já é clássico!
Por Liga Nacional de Basquete
Com campanhas idênticas, Flamengo e Bauru reeditam Final do último NBB em duelo direto pela vice-liderança da atual temporada; jogo terá transmissão ao vivo do SporTV
Duas das maiores potências do basquete brasileiro na atualidade estarão frente a frente nesta quarta-feira (13/01): Flamengo e Paschoalotto/Bauru, finalistas da edição passada do NBB, medirão forças no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o país através dos canais SporTV, em duelo direto valendo a vice-liderança da atual temporada da competição nacional.
Na última temporada, os dois times decidiram o título do NBB, que no fim, ficou mais uma vez com o Flamengo, vencedor da série melhor de três da disputa pelo troféu. Depois de uma segura vitória em casa, na HSBC Arena, por 91 a 69, a equipe do técnico José Neto voltou a bater os bauruenses, desta vez em Marília (SP), por 77 a 67, e ficou com o tricampeonato consecutivo do maior campeonato do país, o quarto na história.
Ainda falando do histórico do confronto entre as duas equipes, rubro-negros e bauruenses se enfrentaram 25 vezes em todas as edições do NBB, com 18 triunfos do clube da Gávea contra apenas sete do time do interior do Estado de São Paulo. No entanto, no primeiro turno da atual temporada, na partida que abriu o campeonato, o Bauru venceu os cariocas no Panela de Pressão, pelo placar de 77 a 73, com grande atuação de Ricardo Fischer e Hettsheimeir, com 18 e 15 pontos, respectivamente.
“São duas equipes com nível técnico muito alto, isso tudo faz com que tenha um tempero especial para o jogo, além de ser confronto direto. Com certeza será um grande jogo”, apontou o comandante bauruense Demétrius.
Mas se o assunto é o presente, os dois times estão rigidamente empatados na classificação do NBB 2015/2016, com campanha de 11 resultados positivos em 14 partidas (78,6% de aproveitamento). Por ter vencido o confronto do primeiro turno, o Dragão da Cidade Sem Limites leva a melhor sobre os rubro-negros no desempate e por isso está na atual vice-liderança do campeonato.
Desta forma, quem vencer o duelo desta quarta-feira se isolará na segunda posição, atrás apenas do líder Paulistano/Corpore, que tem 11 triunfos em 13 oportunidades (84,6% de aproveitamento) e não corre risco de ser ultrapassado por nenhum dos dois nesta rodada. A equipe do técnico Gustavo De Conti entrará em quadra somente na sexta-feira (14/01), diante do Rio Claro Basquete, em casa, para defender a ponta do NBB.
“Será uma partida muito difícil, as duas equipes estão ‘brigando’ diretamente pelas primeiras posições e se conhecem muito bem. Temos que errar o menos possível e vamos buscar essa vitória, queremos muito o resultado positivo fora de casa”, afirmou o pivô Hettsheimeir, cestinha do Bauru no NBB, com média de 15,2 pontos por jogo.
Embalado, o Flamengo entrará em quadra vindo de cinco vitórias seguidas, sobre Decisão Engenharia/Minas e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília fora de casa, e São José Basketball, Mogi das Cruzes/Helbor e Macaé Basquete, jogando ao lado de sua torcida. Já o Bauru, que fechou 2015 com duas derrotas consecutivas fora de casa, para Liga Sorocabana e Paulistano, abriu o novo ano vencendo o clássico do interior paulista contra o Franca, por 90 a 68, em pleno Ginásio Pedrocão.
Para o confronto desta quarta-feira, o Flamengo contará com a estreia de seu mais novo reforço, o ala/armador dominicano Ronald Ramon, que chegou ao clube da Gávea após cinco temporadas no Limeira. Contratado no início deste ano, o jogador foi apresentado e inclusive foi recepcionado e ovacionado pela torcida no intervalo do confronto contra o Macaé Basquete, no Ginásio Hélio Maurício (Gávea).