HOJE
Já éPlayoffs?
Por Vicente Machado
Em clima de decisão, Brasília e Bauru fazem confronto direto dentro do G-4 neste sábado, com transmissão ao vivo da Band

Com campanhas idênticas, Bauru e Brasília lutam para permanecer no G-4 do NBB CAIXA 16/17 (Caio Casagrande/Bauru Basket)
A briga por um lugar no G-4 e a classificação automática às quartas de final do NBB CAIXA 16/17 pega fogo nesta reta final de temporada regular. Neste sábado (25/03), UniCEUB/BRBCARD/Brasília e Gocil/Bauru Basket, dois dos times presentes entre os quatro primeiros colocados, farão confronto direto na capital federal, às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Com campanhas exatamente iguais na temporada, 17 vitórias e oito derrotas, candangos e paulistas estão presentes no G-4, porém apenas com um resultado positivo a mais que o quinto colocado, Franca Basquete/Magazine Luiza. Nesta situação de extremo equilíbrio, o confronto direto poderá ter um peso enorme na hora de decidir os quatro primeiros colocados. Neste momento, o Brasília leva vantagem sobre o Bauru, mas tem desvantagem em relação aos francanos, enquanto para os bauruenses a situação é inversa.
“Expectativa de ser um grande jogo por ser confronto direto e nos possibilita brigar até por uma segunda colocação dentro da classificação final. Temos que manter um ritmo e um alto nível técnico do jogo para conseguirmos essa vitória. Brasília tem grandes jogadores, mas estamos confiantes em poder fazer um grande jogo”, declarou Demétrius Ferracciú, técnico do Bauru.
O Brasília também busca se reestabelecer diante do Bauru. A equipe candanga, que liderava o NBB CAIXA 16/17 algumas rodadas atrás, perdeu três de suas últimas cinco partidas na temporada. Na quinta-feira (23/03), o carrasco foi o Franca, que mesmo fora de casa, bateu o time comandado por Bruno Savignani, por 92 a 88.
Apesar da derrota, o Brasília teve mais uma grande atuação ofensiva. Fúlvio anotou dez dos 13 pontos que tentou (76,9% de aproveitamento) e distribuiu 17 assistências (recorde da temporada). Além do armador, Guilherme Giovannoni também se destacou, com 25 pontos anotados (sua terceira melhor marca na edição), além de cinco rebotes e três assistências.
Já o Bauru tenta emendar a quarta vitória consecutiva. Depois de serem derrotados para Banrisul/Caxias do Sul (76 a 74) e Franca (92 a 85), os comandados de Demétrius Ferracciú registraram três resultados positivos em sequência, sobre Universo/Vitória (83 a 71), Solar Cearense (78 a 72) e Minas Tênis Clube (89 a 77).
Contra o time mineiro, os bauruenses tiveram um desempenho coletivo invejável, com cinco atletas atingindo os dois dígitos de pontuação: Jefferson, com 21, Shilton, com 16 (melhor marca da temporada), Alex Garcia, com 14, Gabriel Jaú, com dez (igualou sua melhor marca no NBB CAIXA) e Léo Meindl, também com dez.

No primeiro turno, o Brasília impôs a pior derrota do Bauru como mandante desde o NBB CAIXA 13/14 (Caio Casagrande/Bauru Basket)
“Estamos bem confiantes e o time vem crescendo muito na reta final. Sabemos das dificuldades que é jogar em Brasília, mas está no momento decisivo do campeonato e vamos jogar com muita raça para garantir esta importante vitória e assumir a 3ª colocação”, disse o ala/pivô Jefferson, do Bauru.
No primeiro turno, Bauru e Brasília se enfrentaram no Ginásio Panela de Pressão e os visitantes se deram melhor. Com duplo-duplo tanto de Giovannoni, quanto de Lucas Mariano (ambos com 13 pontos e dez rebotes), o time candango superou o paulista, por 79 a 62, e impôs uma das três derrotas sofridas pelos bauruenses dentro de casa nesta temporada.
Após se enfrentarem, tanto Brasília quanto Bauru fecharão a fase de classificação com jogos duros e fundamentais para suas intenções no NBB CAIXA. O time da capital federal vai ao Estado do Rio de Janeiro para enfrentar o Macaé Basquete, que luta por uma vaga nos playoffs, e o líder Flamengo, enquanto os bauruenses recebem o Mogi das Cruzes/Helbor, time também presente no G-4, e o Campo Mourão Basquete, que quer um lugar no G-8 para ter mando de quadra na fase oitavas de final.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca