#JOGAJUNTO

Rio 2016

Já é sensação!

08-08-2016 | 04:57
Por Liga Nacional de Basquete

Com atuação espetacular de Dellavedova e último quarto arrasador, Austrália supera Sérvia e conquista outra grande vitória no Grupo A

Comandante australiano: Dellavedova deu show e comandou o triunfo de seu país (FIBA/Divulgação)

Comandante australiano: Dellavedova deu show e comandou o triunfo de seu país (FIBA/Divulgação)

A Austrália conquistou mais uma grande vitória no Grupo A do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpícos Rio 2016. Após bater a poderosa França em sua estreia, o time da Oceania teve um desempenho fantástico no último quarto (33 a 17) e venceu a atual vice-campeã mundial Sérvia, pelo placar de 95 a 80, na primeira partida da rodada desta segunda-feira (08/08).

Nome do jogo: Campeão da NBA com o Cleveland Cavaliers, o armador Matthew Dellavedova deu um verdadeiro show na Arena Carioca 1 e comandou a vitória de seu país. Na melhor atuação individual do torneio até agora, o agora jogador do Milwaukee Bucks deixou a quadra com um expressivo duplo-duplo de 23 pontos e 13 assistências. Além disso, não cometeu nenhum desperdício de bola e errou apenas um arremesso de quadra em todo o jogo.

Também foram bem: Junto de Dellavedova, os outros dois principais jogadores do elenco australiano também tiveram grandes desempenhos. O armador Patty Mills foi o cestinha do jogo, com 26 pontos, enquanto que o pivô Andrew Bogut contribuiu com nove pontos, 12 rebotes e seis assistências.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Austrália e Sérvia

Cenário animador: Com as duas vitórias seguidas sobre os europeus, a Austrália está em ótima situação no Grupo B e agora depende apenas de triunfos sobre Venezuela e China para assegurar a segunda posição da chave.

Será que dá? Na sequência da competição, a Austrália encarará os Estados Unidos, na próxima quarta-feira (10/08), às 19 horas (de Brasília). Mesmo em caso de derrota, os australianos seguirão dependendo apenas de si para garantir a vice-liderança do grupo.

Mills também foi personagem fundamental para a vitória da Austália (FIBA/Divulgação)

Mills também foi personagem fundamental para a vitória da Austália (FIBA/Divulgação)

Parada dura: Após conhecer sua primeira derrota no torneio – a equipe venceu a Venezuela na rodada inicial –, a Sérvia fará um confronto de gigantes contra a França na próxima rodada, também nesta quarta, às 14h15 (de Brasília), em duelo crucial na briga por posições.

Pivô Raduljica marcou 25 pontos, mas não evitou o revés sérvio (FIBA/Divulgação)

Pivô Raduljica marcou 25 pontos, mas não evitou o revés sérvio (FIBA/Divulgação)

Desde o começo: Contando com 11 pontos de Dellavedova logo de cara, a Austrália assumiu a ponta do placar nos primeiros instantes do jogo. Mesmo com os sérvios apresentando ótimo desempenho ofensivo, principalmente com Raduljica, os australianos mantiveram o alto nível e fecharam o primeiro quarto com 26 a 23 de frente.

Virada sérvia: As duas equipes seguiram inspiradas ofensivamente durante o segundo quarto e o duelo seguiu lá e cá. Tanto é que poucos minutos antes do intervalo, a Sérvia virou o jogo e foi para os vestiários em vantagem (43 a 40).

Não se intimidou: No início do terceiro quarto, a Sérvia chegou a ampliar a diferença no placar para sete pontos (52 a 45). No entanto, a Austrália explorou muito bem o ótimo momento de seus homens de garrafão e o confronto chegou para sua parcial final com as equipes separadas por apenas um ponto (63 a 62 para os europeus).

Não deu chance: O equilíbrio visto nos primeiros 30 minutos desapareceu no último quarto e a Austrália dominou completamente as ações. Sem dar espaço ao ótimo ataque sérvio e com desempenho magistral de Dellavedova, autor de seis assistências nos dez minutos finais, o time da Oceania venceu o período por 33 a 17 e garantiu mais uma importante vitória nos Jogos Olímpicos.