#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jackson again!

09-06-2015 | 12:33
Por Liga Nacional de Basquete

David Jackson, do Limeira, mantém hegemonia e é eleito Melhor Estrangeiro do NBB pela segunda temporada consecutiva

David Jackson, do Limeira, e Vitor Benite, do Flamengo

David Jackson faturou o prêmio de Melhor Estrangeiro pela segunda vez em duas oportunidades (João Pires/LNB)

Criado da temporada passada, o prêmio de Melhor Estrangeiro ficou mais uma vez com o norte-americano David Jackson. Nesta segunda-feira, em evento realizado na Zona Sul da cidade de São Paulo (SP), o ala/armador da Winner/Limeira manteve a hegemonia na categoria e foi nomeado o melhor gringo da sétima edição do maior campeonato do país. O jogador não compareceu ao evento e seu prêmio foi recebido pelo presidente da Winner/Limeira, Osmar de Paula.

Para ganhar o prêmio de principal atleta estrangeiro da competição novamente, o jogador, nascido em Maryland (EUA), superou seus compatriotas Shamell, do Mogi das Cruzes/Helbor, cestinha do NBB pelo segundo ano consecutivo, e Jamaal, do Macaé. A votação foi realizada entre técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes, além de imprensa, personalidades do basquete nacional, árbitros e comissários.

MVP do NBB 6, Jackson foi o mais votado no NBB Mundo (Cleomar Macedo/Divulgação)

Jackson liderou Limeira à sua melhor campanha na história do NBB (Cleomar Macedo/Helbor)

Aos 32 anos, Jackson fez sua terceira temporada no basquete brasileiro, a segunda com a camisa do Limeira – o jogador defendeu o Flamengo no NBB 4. Na sétima edição do NBB, o norte-americano liderou a histórica campanha da equipe limeirense, que chegou às semifinais e terminou a competição na terceira posição e, consequentemente, com a vaga na Liga das Américas 2015.

Com médias de 16,6 pontos – a quinta maior do campeonato –, 3,8 rebotes e 3,2 assistências, David Dwayne Jackson Jr. fez mais um grande NBB e registrou a segunda maior média de eficiência da competição, com 18,2 de valorização. Conhecido por sua pontaria extremamente afiada nos arremessos, o camisa 32 do Limeira teve 55,1% de aproveitamento nas bolas de 2, 40,8% nas bolas de 3 e expressivos 94,8% nos lances livres – o melhor do campeonato.

Apesar de nascido nos Estados Unidos, Jackson fez toda sua carreira profissional em clubes da América Latina. O ala/armador, de 1,96m de altura, começou no Defensor Sporting (URU) e depois passou por Caciques de Humacao (PUR), Peñarol de Mar del Plata (ARG), onde foi MVP da Liga Argentina em 2008/2009, La Unión (ARG), Flamengo, Guaiqueres (VEN), Gimnasia Indalo (ARG), Cangrejeros de Saturce (PUR) e por fim Limeira, onde já está há duas temporadas.

Confira todos os vencedores do prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB:

2013/2014 – David Jackson (Limeira)
2014/2015 – David Jackson (Limeira)