HOJE
Janethhomenageada
Por Liga Nacional de Basquete
Maior honraria do esporte olímpico brasileiro é entregue à atleta em evento realizado nesta última terça-feira (07/12)
Um dos maiores nomes do esporte brasileiro, Janeth Arcain recebeu nesta última terça-feira (07/12), no Prêmio Brasil Olímpico, a maior honraria que um atleta brasileiro pode alcançar: o Prêmio Adhemar Ferreira da Silva. A premiação foi entregue por Adyel Ferreira, filha de Adhemar, e visa homenagear atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida de Adhemar, bicampeão olímpico no salto triplo. A cada ano o prêmio é dado a um atleta diferente.

Medalhista olímpica em 1996 (prata nas Olímpiadas de Atlanta), 2000 (bronze nas Olímpiadas de Sydney) e campeã mundial em 1994, Janeth é o terceiro nome do basquete brasileiro a receber a premiação (Hortência e Oscar Schimdt ganharam anteriormente em 2012 e 2019, respectivamente). Essa é mais uma premiação que entra na extensa galeria de troféus de Janeth, junto a diversas outras honrarias, como a nomeação ao Hall da Fama da FIBA, em 2019, e ao Hall da Fama do Basquete Feminino, em 2016.
“Fiquei muito emocionada quando recebi a notícia do presidente Paulo Wanderley. Acho que todos os valores do Adhemar me representam e acrescentaria ainda a disciplina. Receber o troféu das mãos da filha do Adhemar, para mim, é como se ele mesmo tivesse entregando. É uma representação de todo o trabalho que a gente fez para o esporte brasileiro, passando de mãos em mãos. É mais um motivo de alegria, de orgulho e de representatividade. Significa valorização da luta, do que a gente sempre busca, de uma sociedade mais igualitária, de atletas, principalmente negros, que representam esses valores. Estar junto de grandes atletas e personalidades que receberam esse prêmio para mim é uma honra”, disse Janeth.
Além do prêmio dado à Janeth, o COB ainda inseriu quatro novos nomes em seu Hall da Fama. São eles: Sebastián Cuattrin (canoagem), Magic Paula (basquete), Tetsuo Okamato (natação) e Adhemar Ferreira da Silva (atletismo). Sebastian e Magic, que compareceram ao evento, deixaram a marca de suas mãos em moldes que ficarão guardados pelo COB para a posteridade. Enquanto Tetsuo e Adhemar, já falecidos, foram representados pelos seus familiares durante a cerimônia.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca