HOJE
JDE: Seminário no Minas discutiu ações pelo desenvolvimento do esporte
Por
Parte da programação do Jogo das Estrelas, encontro na capital mineira reuniu autoridades, dirigentes esportivos e patrocinadores
Durante dois dias na semana passada, a programação do Jogo das Estrelas 2023 foi palco de importantes discussões a respeito do esporte brasileiro, focadas no desenvolvimento de diversos aspectos deste setor tão relevante para a sociedade. Governança, o papel das ligas, captação de novas receitas, produção de conteúdo, conhecimento do cliente e questões legais foram temas de painéis no Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”, realizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com o site Lei em Campo. O evento aconteceu no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, em Belo Horizonte.
Primeiro grande debate sobre o universo esportivo nacional em 2023, ano que marca o início de um novo governo no país, o seminário na capital mineira foi celebrado por seus participantes e esta edição vista como o embrião de um projeto perene, capaz de oferecer constantes oportunidades para diálogos que possam ajudar na evolução do esporte no Brasil.
“O seminário que realizamos em parceria com o site Lei em Campo é uma primeira ideia que conseguimos tirar do papel este ano, como se fosse um piloto. Um piloto que já está sendo um sucesso e isso nos dá esperança para fazer novamente, continuando uma iniciativa que visa estimular e ampliar o debate para o desenvolvimento do esporte no Brasil. É assim que conseguiremos ideias novas, projetos novos, que alcancem o objetivo comum a todos, em especial da Liga Nacional de Basquete, que é a evolução esportiva no país. Acho que o seminário foi uma “cesta de 3 pontos” da Liga e do Lei em Campo, afirma Rodrigo Franco Montoro, presidente da LNB.
Assuntos de interesse estratégico foram abordados por autoridades, dirigentes, representantes de grupos de mídia e de marcas que investem no esporte. Confira alguns depoimentos a respeito do seminário:
Carlos Henrique Martins Teixeira – Presidente do Minas Tênis Clube
“Foi uma honra receber um evento tão significativo para o basquete nacional e para a nossa cidade. Cada vez mais, se faz necessário que as instituições e autoridades socio-desportivas tenham este momento de debate e se unam em prol da universalização e humanização do esporte. O Minas preza por um cenário esportivo que dê oportunidades e forme cidadãos, razão pela qual se orgulha de fazer parte de ações que ampliem a prática esportiva e educacional.”
Paulo Maciel – Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes
“Agradeço à LNB pelo convite. A discussão sobre o desenvolvimento do esporte em todo o país é sempre muito importante. A LNB tem feito um excelente trabalho na formação do Basquetebol brasileiro, a grande maioria dos atletas da Seleção já tiveram passagem pela LDB e o NBB. A parceria entre o CBC e a LNB tem sido extremamente positiva e os resultados falam por si só. Continuaremos a apoiar iniciativas que visem formar atletas de excelência e fortalecer o esporte brasileiro como um todo“.
Arialdo Boscolo – Presidente da FENACLUBES e secretário geral do Comitê Brasileiro de Clubes
“ Foi uma grande honra e responsabilidade representar os Clubes Brasileiros no painel “O Esporte e o Estado”. Tivemos a oportunidade de discutir assuntos cruciais para o desenvolvimento do esporte nacional, como a Lei Geral do Esporte e todo ecossistema esportivo nacional. Foi uma troca enriquecedora de ideias e experiências. Ações como esta contribuem significativamente para o avanço do esporte em nosso país.”
Rodrigo Vicentini – Head da NBA Brasil
“Achei incrível a troca de experiências. Escutar um pouco sobre o que vive um clube de futebol, a experiência da liga local, da NBA, da WSL e do Comitê, foi muito saudável. Tivemos uma troca rica de informações e ideias que faz com que todos fiquem com a cabeça borbulhando a respeito do que pode ser feito para o desenvolvimento do esporte.”
Bernardo Caixeta – Gerente de Marketing e Relações Esportivas
“Ter a oportunidade de estar ao lado de players importantes da indústria do entretenimento é muito importante e a Penalty não poderia estar fora desse debate. Estivemos no seminário para compartilhar nossa experiência e nosso entendimento sobre a realidade do mercado esportivo como um todo. Eventos como esse são muito importantes para uma discussão crítica e construtiva.”
Daniel Portilho Jardim – Advogado, colunista do Lei em Campo e coordenador do seminário
“Com o seminário, atingimos o propósito de aproximar atores importantes de diversas modalidades e segmentos do universo esportivo. Foram dois dias de um diálogo proveitoso e propositivo, por meio do qual agregamos diferentes perspectivas ao necessário debate sobre os rumos do esporte no país. O próximo passo, no qual já estamos engajados, é a produção de um documento que será encaminhado ao Poder Público, com propostas objetivas que contribuam para um ambiente de negócios mais seguro e plural para aqueles que vivenciam o esporte. Adicionalmente, essa iniciativa nos permitiu trazer para perto da Liga Nacional de Basquete algumas empresas, que foram apoiadoras do seminário, cujos produtos e serviços podem agregar muito ao basquete nacional, tanto na formação quanto no alto rendimento.”
Além da parceria com o site Lei em Campo, o Seminário contou com o apoio de patrocinadores e parceiros de mídia do Jogo das Estrelas: Ministério do Esporte (através da Lei de Incentivo ao Esporte), Comitê Brasileiro de Clubes, Sportsbet.io, Penalty, Jamef, Eurofarma, iSportistics, Forno de Minas, Melitta, Anjos da Guarda, CDL, SporTV, ESPN, TV Cultura e Jornal Estado de Minas/Portal Uai.
Também foram apoiadoras do seminário a Omni, desenvolvedora do Apollo, um sistema preditivo para prevenção de lesões musculares a partir do uso de termografia, e a Kukac, desenvolvedora do Speck Champs, solução que utiliza inteligência artificial para compreender o perfil socio-emocional de atletas.
Veja quais foram os painéis do Seminário “Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário”
Quinta-feira, 16/03
Abertura
Anfitrião do Seminário: Carlos Henrique Martins Teixeira (Presidente do Minas Tênis Clube)
Abertura e debate: Esporte, Estado e Mercado: um diálogo necessário
Mediador: Andrei Kampff (Lei em Campo)
Anfitrião do painel: Rodrigo Montoro (Presidente da Liga Nacional de Basquete) **
Debatedores: Mizael Conrado (Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro), Paulo Maciel (Presidente do CBC), Kouros Monadjemi (Presidente do Conselho do Minas Tênis Clube e Vice-Presidente de Relações Internacionais da Liga), Arialdo Boscolo (Presidente da FENACLUBES e Secretário Geral do CBC)
Esporte e Estado
Mediador: Ana Mizutori (Lei em Campo)
Debatedores: Felipe Carreras (Representante do Poder Legislativo Federal), Wladimyr Camargos (Advogado), Bichara Abidão Neto (Advogado), Ana Mesquia (Atletas pelo Brasil) e Rogério Romero (Gerente da Divisão de Esportes do Minas Tênis Clube)
Sexta-feira, 17/03
O papel das Ligas na construção do esporte
Mediador: Guilherme Buso (Genius Sports)
Debatedores: Rodrigo Vicentini (Head NBA Brasil), Gabriel Lima (CEO do Cruzeiro SAF), Rodrigo Montoro (Presidente da LNB), Fellipe Drommond (Presidente do Magnus Futsal), Arialdo Boscolo (Presidente da FENACLUBES e Secretário Geral do CBC) e Ivan Martinho (Presidente Latam da WSL).
O olhar do mercado para o esporte
Mediador: Álvaro Cotta (Diretor de Marketing da LNB)
Debatedores: Fred Pollastri (Ex-Octagon e Orlando City), Marcelo Fernandes (Gerente de Produto SPORTV), Bernardo Caixeta (Penalty), João Gomide (Gerente de Negócios do Minas TC) e Leandro Figueiredo (Diretor do Atlético MG)
Esporte e Direitos Humanos: a política ESG como compromisso social do esporte
Mediadora: Fernanda Soares (Lei em Campo)
Debatedores: Ana Paula Macedo Terra (advogada), Pedro Daniel (Diretor Executivo da EY) – Governança, Marcelo Carvalho (Observatório D.R.F) e Flávio Davis (Técnico das Categorias de Base do Minas Tênis Clube)
O papel do direito desportivo nas relações entre o Estado e o Mercado
Mediador: Alberto Goldstein (Lei em Campo)
Debatedores: André Galdeano (gerente jurídico do Flamengo), Gustavo Pires Lopes de Souza (Advogado) e Paulo Feuz (Advogado/STJD do Futebol)
Segurança jurídica e integridade para a captação de recursos no esporte
Mediador: Daniel Portilho Jardim (Lei em Campo)
Debatedores: Pedro Trengrouse (Advogado), Cesar Grafietti (Convocados), Rafael Marcondes (Advogado) e Helena de Oliveira (Coordenadora de Projeto Incentivados do Minas TC)
A importância da academia para o diálogo Esporte, Estado e Mercado
Mediador: Domingos Sávio Zainaghi (Lei em Campo)
Debatedores: Terence Zveiter (ANDD), Flávia Zanini (SBDD), Luiz Marcondes (IIDD) e Raquel Lima (IBDD)