#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jogaço!

21-12-2015 | 05:56
Por Liga Nacional de Basquete

Na última rodada de 2015, Flamengo e Mogi se enfrentam em confronto direto pelo G-4, com transmissão ao vivo via web

A última rodada do NBB 2015/2016 antes da pausa para as festas de final de ano terá um duelo direto pela terceira colocação na tabela de classificação. CR Flamengo e Mogi das Cruzes/Helbor se enfrentarão nesta terça-feira (22/12), às 20 horas (horário de Brasília), no Rio de Janeiro. O Jogo, que é válido pela 14ª rodada da temporada 2015/2016, terá transmissão ao vivo via web, no site lnb.com.br

As equipes estão coladas na tabela de classificação do NBB 2015/2016. Os cariocas estão na terceira colocação da temporada, com nove vitórias e três derrotas. Com um jogo a menos no campeonato, o Mogi está atualmente na quarta posição. São sete triunfos e quatro resultados negativos para os mogianos. Mesmo com uma vitória da equipe do interior paulista, o Flamengo ainda se manterá no terceiro lugar da competição, porém com o mesmo número de perdas do rival.

“Esta partida é de extrema importância para brigar na parte de cima da tabela, é um confronto direto. Seria uma vitória excelente para fechar o ano com chave de ouro. Estamos concentrados e focados para buscá-la”, disse o capitão mogiano Guilherme Filipin.

Marquinhos, do Flamengo, e Rashaun, do Cearense

Marquinhos, líder de pontos do Fla na temporada, é um dos grandes responsáveis pela grande fase do time (LC Moreira/Divulgação)

Com vitórias em seus últimos três jogos, o Flamengo vive ótima fase no NBB. Na semana passada, os rubro-negros começaram a maratona de partidas, em Belo Horizonte, diante do Decisão Engenharia/Minas. Com grande atuação coletiva (cinco jogadores com pelo menos 10 pontos), os cariocas bateram os donos da casa, por 81 a 74. Na sequência foram até Brasília e derrotaram o rival, por 94 a 85. A equipe voltou a jogar em casa no último domingo (20/12), contra o São José Basketball. Na vitória por 94 a 77, o destaque ficou por conta do ala Marquinhos, que anotou 21 pontos e distribuiu oito assistências.

“Temos que manter a mesma postura que tivemos contra São José para este jogo contra o Mogi. São José é um time bastante ofensivo e acho que foi um mérito muito grande da nossa equipe limitar eles a fazerem apenas 77 pontos. Além disso muito do que aconteceu foi muito em função da atitude dos jogadores, que fez com que nós tivéssemos o controle da partida do início ao fim. Muito mérito do grupo da atitude que demonstrou em quadra”, analisou o técnico do Flamengo, José Neto

Já o Mogi vai à quadra atrás da segunda vitória consecutiva. Após perder para o Paulistano/Corpore, na quinta-feira (17/12), por 84 a 75, o time viajou para o estado do Rio de Janeiro e se recuperou. Com grande atuação do ala Shamell (25 pontos e oito rebotes), o elenco mogiano bateu o Macaé Basquete, por 82 a 70, chegando a terceira vitória fora de casa na atual edição do NBB.

“O time foi para Macaé focado e unido. Não fizemos um começo bom, mas a gente melhorou a defesa e a atitude. Melhoramos no segundo, no terceiro e o último quarto foi melhor ainda, que tomamos só 10 pontos. Todo mundo vibrando, jogando em equipe, acredito que esse é o caminho. Agora está todo mundo motivado para fazer uma boa defesa contra o Flamengo, que é uma excelente equipe, com bons jogadores. Precisamos estar focados e tirar os jogadores principais deles para o nosso fluir no ataque”, disse o técnico mogiano Danilo Padovani.

Os cariocas fizeram apenas quatro jogos em casa pelo NBB 2015/2016, o suficiente para demonstrar a força da equipe atuando em solo carioca. São três vitórias e uma derrota (para o EC Pinheiros) para os rubro-negros, e uma média de 92,00 pontos feitos contra 70,25 sofridos, por partida. Já o Mogi tem três triunfos e quatro resultados negativos, jogando fora de casa.

“Teremos pela frente um adversário que se reforçou para brigar pelas mesmas coisas que nós e também será um representante do Brasil na Liga das Américas. É uma equipe versátil com jogadores que podem atuar em mais de uma posição e que pode mudar muito sua maneira de jogar numa mesma partida. Por isso temos que estar atentos defensivamente para conseguirmos ter o controle do jogo e buscar mais uma vitória contra um concorrente direto”, disse José Neto, técnico do Flamengo.

“Estamos conseguindo fazer boas partidas, principalmente porque estamos executando bem aquilo que temos nos proposto. Agora o foco é continuar sendo consistente e seguir melhorando como equipe coletivamente”, completou Neto.

O confronto também apresenta muita história pelo NBB. Nos playoffs da temporada 2013/2014, os times se encontraram na fase semifinal. Com Marquinhos fazendo 19,25 tentos por partida e Meyinsse quebrando seu recorde pessoal de pontos pelo NBB (34), no Jogo 4, o Flamengo saiu vencedor da série, por 3 a 1.

Shamell, do Mogi das Cruzes , e Marquinhos, do Flamengo

Os times duelaram na semifinal do NBB 2013/2014, com os rubro-negros saindo vencedores (Antonio Penedo/Divulgação)