#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jogo das Estrelas 2021 está confirmado

15-02-2021 | 06:40
Por Liga Nacional de Basquete

Atletas e clubes se unem e transformam o maior evento do basquete brasileiro numa grande ação social

Conhecido como um dos maiores eventos de esporte e entretenimento do país, o Jogo das Estrelas está confirmado para o mês de março deste ano. A edição 2021 unirá os clubes e os atletas do NBB para uma enorme ação social em prol das vítimas da Covid-19 no Brasil.

Em março de 2020, o próprio Jogo das Estrelas estava previsto para o Ginásio do Ibirapuera, mas teve de ser cancelado com uma semana de antecedência devido ao início da pandemia no Brasil. Este ano, o evento será realizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Associação dos Atletas Profissionais de Basquete (AAPB), na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 19 e 20 de março.

Além das iniciativas solidárias, esta edição do Jogo das Estrelas será mais tecnológica e prevê uma constante interação virtual com os fãs. Com a impossibilidade da presença de público no ginásio, a LNB e os parceiros do evento estão desenvolvendo ativações online antes do evento e inovações nas transmissões dos torneios na sexta e da partida principal no sábado.

A organização manterá o rígido protocolo de saúde que tem sido fundamental no andamento da atual temporada do NBB. Além dos atletas e treinadores em quadra, apenas o staff do evento e a imprensa terão acesso ao local do evento..

Uma das principais novidades para a edição 2021 será o formato inovador da partida principal do evento. Após 9 anos com o confronto NBB Brasil contra NBB Mundo, o Jogo das Estrelas deste ano terá a disputa entre quatro equipes.

Com formato inédito, Jogo das Estrelas 2021 terá 4 times, cada um comandado por um capitão (Arte/LNB)

Cada time será representado por um capitão, que, inclusive, será responsável pela escolha de seus respectivos elencos. Os alas da Seleção Brasileira, Alex Garcia e Marquinhos, serão os líderes de cada um dos elencos “NBB Brasil”; o maior cestinha da história do campeonato, o norte-americano Shamell será o comandante do “NBB Mundo”; e o atual MVP da competição, o jovem armador Georginho, estará à frente do “NBB Jovens Estrelas”.

Dessa maneira, os quatro quartos do confronto tradicional de basquete serão substituídos por quatro mini-jogos de 10 minutos num modelo “Final 4”. As semifinais terão os duelos entre dois times formados por atletas brasileiros e um outro entre os estrangeiros e os jovens talentos sub-25 do NBB. Os perdedores se enfrentam na disputa de terceiro lugar e os vencedores avançam para a grande final do Jogo das Estrelas 2021 (conforme abaixo):

1º Período: NBB Brasil (Alex Garcia) x NBB Brasil (Marquinhos)

2º Período: NBB Mundo (Shamell) x NBB Novas Estrelas (Georginho)

3º Período: Disputa de 3o Lugar (entre os times perdedores)

4º Período: Final (entre os times vencedores)

A votação das equipes que disputarão a partida será feita em dois momentos. A primeira parte envolverá os técnicos, assistentes e três atletas das 16 equipes do NBB, além de personalidades do basquete e da imprensa especializada. Eles irão definir os nove nomes mais bem votados nos times Mundo e Jovens Estrelas, além dos 20 com mais votos no NBB Brasil.

Esses 36 jogadores serão, mais tarde, escolhidos pelos capitães de cada equipe, através de uma live nos perfis digitais do NBB. Cada capitão irá selecionar mais sete jogadores que farão parte de seus respectivos elencos no Jogo das Estrelas 2021.

Além dessa nova dinâmica no jogo principal, o Jogo das Estrelas 2021 seguirá com os torneios individuais: Habilidades, 3 Pontos e Enterradas. Os participantes dessas competições serão anunciados nas próximas semanas.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, IMG Arena e Genius Sports.