HOJE
Reverência
Por Juvenal Dias
Na tradição de reverenciar grandes ídolos que ajudaram a construir e fazer o NBB CAIXA crescer, a LNB homenageia os pós-jogadores Olivinha e Arthur Belchor, além do Minas TC
Muitas vezes se diz que brasileiro não tem memória esportiva. Mas a Liga Nacional de Basquete faz questão de mostrar que isso não se aplica ao basquete nacional. Tradicionalmente, o Jogo das Estrelas homenageia ídolos da modalidade, principalmente, àqueles que tornaram o NBB CAIXA como o maior campeonato do continente sul-americano. Assim, a edição de 2025 tratou de lembrar dos pós-jogadores Olivinha e Arthur Belchor. Também aproveitou a ocasião para homenagear o Minas Tênis Clube, sede da edição e que completa 90 anos do dia 15 de novembro.

Homenagem da LNB aos pós-jogadores Arthur Belchor e Olivinha no Jogo das Estrelas 2025. Foto: Alessandra Torres/LNB
Arthur Luiz Belchor Silva, é natural de Brasília (DF), atuou da primeira à 15ª temporada do NBB CAIXA, integrando o primeiro time Tricampeão seguido entre as temporadas de 2009/10 e 2011/12, 21º com mais números de jogos (441), 16º maior cestinha com 5161 pontos. tem camisa aposentada e integra o Hall da Fama do time da Capital Federal. Tem mais dois campeonatos nacionais, três Liga Sul-Americana e uma Liga das Américas.
“Fico muito feliz de ter participado desde o início da Liga, no NBB CAIXA, que se tornou muito grande e consolidada. Até atletas que são de fora querem jogar aqui. Fico feliz de ser parte disso e ser homenageado. Minha história construída no Brasília, é um privilégio ser de lá. Agora é plantar mais frutos para novas gerações. Achei a bola linda, agora, só estou pensando como vou fazer para levar isso no aeroporto. Fiquei lisonjeado e vou cuidar com muito carinho”, declarou o ala, camisa 4.
Carlos Alexandre Rodrigues do Nascimento, o Olivinha, endurou os tênis na última temporada, após 16 anos competindo no NBB CAIXA e, quando parou, era o atleta com mais jogos na competição, 564, hoje é o 4º. Um dos três atletas que possui seis título do principal campeonato de basquete do país, todos com o Flamengo. 4º maior cestinha com 7051 pontos e líder histórico nos rebotes com 1000 a mais que o segundo colocado, 3996 bolas recuperadas que lhe renderam o apelido de “Deus da Raça”.
“Gostaria de agradecer muito à Liga Nacional de Basquete pela lembrança, mais uma homenagem. Foi muito bonito, me emocionei bastante, sempre que sou lembrado, passa um filme na cabeça e hoje não foi diferente. Fiquei todo arrepiado com o pessoal aplaudindo, só posso ter gratidão por tudo o que a Liga vem fazendo. Tenho um orgulho muito grande em falar que participei de 16 temporadas do NBB CAIXA, vendo o basquete nacional cada vez mais crescendo. É muito fruto do que a Liga vem desenvolvendo no basquete, me deixa com orgulho e felicidade imensa poder ter participado um pouco dessa história. Vi os detalhes da bola, tem todos os meus números, tem uma caricatura minha, ficou maravilhosa”, exaltou o pós-jogador, que se aposentou na última temporada chegando à final com o Flamengo.
Cada um deles recebeu uma bola personalizada como símbolo dos serviços prestados ao longo de suas carreiras e dos títulos conquistados.

Homenagem aos 90 anos do Minas Tênis Clube, que a LNB prestou no Jogo das Estrelas 2025. Foto: Alessandra Torres/LNB
O Minas Tênis Clube está presente no NBB CAIXA desde a primeira edição. Já chegou à seis semifinais, uma quartas e cinco oitavas. Conquistou a Copa Super 8 no ano de 2022. Com sua estrutura pautada nos valores de esporte, educação, lazer e cultura, possui mais de 81 mil sócios e teve sua fundação em 1935. Tem 1000 atletas federados entre base e alto rendimento de oito modalidades, sendo sete olímpicas. Algumas das medalhas olímpicas que o Brasil tem em sua história são advindas da entidade minastenista. O clube recebeu uma placa e uma camisa personalizada com o número 90 em referência a seu aniversário.
“Estamos muitos felizes com essa homenagem e com esse evento do Jogo das Estrelas. A Arena UniBH é um palco dos esportes, então realizar esse show do esporte é algo emblemático para nós. Receber nesse palco a homenagem de 90 anos é algo que emociona a nós todos minastenistas. Nós nos sentimos honrados e queremos continuar fomentando sempre o esporte. O Minas Tênis Clube é esporte, educação, lazer e cultura. Isso foi uma emoção que pudemos compartilhar com muitos minastenistas, a emoção que o esporte proporciona. Isso diz que o os torcedores do Minas e os mineiros, de forma geral, são apaixonados por esporte. O Minas é um dos clubes fundadores da Liga, isso nos traz orgulho e responsabilidade de fazer a Liga cada vez melhor. Muito obrigado à Liga pela homenagem”, agradeceu Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube, que está cumprindo seu triênio, no mandato de 2023 a 2025.
O Jogo das Estrelas 2025 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais de Copasa e Governo de Minas, Penalty e Valmont, patrocínios Paraty Energia, Blink e Tereos – Açúcar Guarani – e UMP e apoio da Lei de Incentivo ao esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca