#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Ágil e habilidoso

21-03-2025 | 08:27
Por Juvenal Dias e Marcius Azevedo

Matheusinho dá show e levanta o público em novo formato, supera Alexey Borges e conquista o título do Desafio Crossover Penalty d Jogo das Estrelas 2025, na Arena UniBH

O novo formato do Desafio Crossover Penalty trouxe uma dinâmica empolgante e atrativa para o público e exigiu muito mais habilidade dos jogadores. Em uma disputa emocionante, Matheusinho, armador do Botafogo, conquistou o título no primeiro torneio do Jogo das Estrelas 2025, na Arena UniBH, em Belo Horizonte. A final foi contra o também armador Alexey Borges, do Flamengo. O botafoguense foi soberano na decisão, não cometeu nenhum erro no circuito – o flamenguista se enrolou no passe com apenas uma mão –  e venceu com o tempo de 27,5.

Matheusinho foi o campeão do Desafio Crossover Penalty. Foto: Yuri Reuters

Matheusinho levou para casa o troféu e uma premiação de R$ 7 mil. “Sempre que eu encontrava com alguém no hotel, todo mundo me falava que tinha apostando em mim. Eu falei que iria levar esse título, prometi para os meus amigos. Já estou recebendo muitas mensagens. Estou super feliz de levar esse troféu para casa”, afirmou o jogador, que ficou ainda mais motivado por enfrentar Matheus Eugeniusz, do R10 Score Vasco da Gama, na semifinal, e Alexey Borges, do Flamengo, na decisão. “Na semifinal foi Botafogo x Vasco e Botafogo x Flamengo na final. Dei um gás ainda maior porque era um clássico.”

Para o campeão, o Desafio Crossover Penalty veio para ficar. “Ficou muito atrativo, o público gostou muito, pessoal curtiu aquele obstáculo com troca de mão, algo que é novidade para eles, muita velocidade, um contra um, ficou muito mais divertido o torneio. Espero que o formato possa continuar para os próximos anos”

Vice-campeão, Alexey também aprovou o novo formato. “A mudança foi para melhor. Eu achei bem divertida, ficou melhor. A galera gostou, foi junto na emoção. Não deu para ganhar, perder clássico é complicado, mas foi divertido e ficou em boas mãos. O Matheusinho é um menino incrível”, afirmou o armador do Flamengo. “O formato veio para ficar, achei muito divertido”, completou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

QUARTAS DE FINAL:

ALEXEY X SCOTT MACHADO

No primeiro embate das quartas de final, KTO Minas e Flamengo, líder e vice-líder do NBB CAIXA se enfrentaram e, diferentemente do que aconteceu na última quarta-feira (19/03), Alexey superou Scott Machado, que entrou um pouco nervoso por competir em casa e ainda substituir o campeão do ano passado, Franco Baralle, que não pôde defender o título por causa de uma lesão. flamenguista fechou com o tempo de 27,1.

LARRY X SLOAN

Jogador com mais jogos na história do NBB CAIXA, Larry Taylor, do Caxias do Sul Basquete, usou toda sua experiência para vencer o duelo com David Sloan, armador do Pinheiros, que está em sua primeira temporada no maior campeonato de basquete do País. Os dois chegaram juntos para o último arremesso, mas o Alienígena conseguiu converter primeiro e terminou com o tempo de 39,6.

EUGENIUSZ X BRITE

Eleito o melhor sexto homem da temporada passada, Matheus Eugeniusz, do R10 Score Vasco da Gama, não deu chance para o Dontrell Brite, do Bauru Basket. O vascaíno não teve qualquer dificuldade para superar os primeiros obstáculos, deixou o americano, que tem o apelido The Flash, para trás e finalizou com um floater em câmera lenta para vencer com o tempo de 28s.

BUIÚ X MATHEUSINHO

Matheusinho começou com tudo na disputa com Matheus Buiú, colocou velocidade e habilidade, mas, quando chegou para realizar o floater errou na primeira tentativa e viu o jogador do Farma Conde/São José Basketball também cumprir todos os obstáculos e ter uma chance para ganhar. O botafoguense converteu na segunda oportunidade e venceu com o tempo de 31,9.

O novo formato foi aprovado pelo público e pelos jogadores. Foto: Yuri Reuters

SEMIFINAL:

ALEXEY x LARRY TAYLOR

Na semifinal, Alexey pôde escolher eliminar um obstáculo do circuito, outra novidade do novo formato do Desafio Crossover Penalty, e, apesar da vantagem, viu Larry Taylor ter chance de batê-lo. A final da disputa foi emocionante. O armador do Flamengo precisou tentar três vezes para acertar o último arremesso, o floater, e vence com o tempo de 34,7.

EUGENIUSZ X MATHEUSINHO

Desta vez quem teve chance de escolher uma vantagem foi Eugeniusz, que escolheu largar dois metros à frente de Matheusinho para realização do circuito. Mas o botafoguense estava muito motivado para o clássico com o jogador do R10 Score Vasco da Gama, foi rápido e habilidoso, e venceu com o tempo de 31,1 Matheusinho.

FINAL:

MATHEUSINHO X ALEXEY

Era mais um clássico, desta vez entre Botafogo e Flamengo, e Matheusinho conquistou o título com uma atuação perfeita contra Alexey. O botafoguense não cometeu nenhum erro e fechou o circuito com o tempo de 27,5 Matheusinho. O flamenguista, justamente o segundo maior assistente da atual temporada do NBB CAIXA, se enrolou no passe com uma das mãos e ficou para trás na final.

Desafio Crossover Penalty: conheça os campeões

2011: Fernando Penna (Sesi Franca)
2012: Fernando Penna (Sesi Franca)
2013: Fernando Penna (Pinheiros)
2014: Nezinho (Brasília)
2015: Thiaguinho (Liga Sorocabana)
2016: Rafa Luz (Flamengo)
2017: Tyrone (Mogi Basquete)
2018: Murilo (Vitória)
2019: Lucas Dias (Sesi Franca)
2021: Crescenzi (Cerrado)
2022: Fuller (Corinthians)
2023: Cassiano (Rio Claro)
2024: Franco Baralle (KTO Minas)
2025: Matheusinho (Botafogo)

O Jogo das Estrelas 2025 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais de Copasa e Governo de Minas, Penalty e Valmont, patrocínios Paraty Energia, Blink e Tereos – Açúcar Guarani – e UMP e apoio da Lei de Incentivo ao esporte e Governo Federal.