#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

JDE 2023 foi histórico

26-03-2023 | 12:59
Por Liga Nacional de Basquete

Após uma semana da edição de 2023 do Jogo das Estrelas, LNB comemora os frutos de mais um evento concluído com sucesso

Na 14° edição do Jogo das Estrelas do NBB, a festa foi além dos tradicionais torneios de enterradas, habilidades, três pontos e dos jogos principais. O evento expandiu as margens das quadras e chegou até ações sociais de Belo Horizonte, protagonizou festas e confraternizações entre os atletas, levou ao Centro Cultural Unimed-BH do Minas Tênis Clube uma exposição que conta a trajetória dos 15 anos da LNB e ainda ofereceu ao fã de NBB uma série de ativações que animaram o público durante todo o evento. Confira agora um resumão da semana mais estrelada do basquete brasileiro:

Exposição de 15 anos do NBB abre a semana das estrelas com muito estilo

A segunda-feira (13/03) marcou como o começo da semana das estrelas e da inauguração da exposição “15 anos do NBB”, no Centro Cultural Unimed-BH do Minas Tênis Clube. Essa mostra conta toda a trajetória do movimento que revolucionou o basquete brasileiro e ficará aberta ao público até o dia 26 de março.

“É muito importante apresentar para o público a força dos clubes. A nossa liga é o conjunto dos clubes brasileiros, que são os responsáveis pela formação e desenvolvimento do esporte no Brasil. Com essa exposição, a Liga Nacional mostra como é possível integrar o público a esse movimento. O Jogo das Estrelas é um evento que mostra para toda a cidade como é boa essa integração. Essa exposição é um marco importante e Belo Horizonte merecia muito isso!”, afirmou Kouros Monadjemi, primeiro presidente da Liga Nacional de Basquete.

Inauguração da exposição “15 anos do NBB”, que aconteceu no Centro Cultural Unimed BH (Hedgard Moraes/LNB)

A viagem pelo tempo começa com um painel contando a visão e os planos da Liga Nacional de Basquete no momento de sua criação, em 2008. Ao lado, o visitante da exposição verá uma tela que mostra os principais recordistas de pontos, rebotes, assistências, roubos de bola e tocos, tanto no total, quanto em partidas únicas. No corredor central da sala, foram colocadas diversas fotos icônicas do NBB, ilustrando principalmente os maiores ídolos a entrarem nas quadras do Nosso Basquete. Ao lado direito de quem entra na exposição, em uma parede de mais de 35 metros de largura, foi elaborada uma linha do tempo que conta os principais feitos da história do NBB, tanto dentro de quadra, com títulos, marcas, grandes jogos e eventos, como fora das quadras, com parcerias, patrocínios marcantes e feitos inovadores, como a implementação do conceito da Multiplataforma para transmissão dos jogos do NBB.

Gustavinho Lima, pós-jogador e curador da exposição (Hedgard Moraes/LNB)

“Receber essa oportunidade foi emocionante. Tenho basquete no sangue, fui jogador, sou comentarista, vivo o basquete na minha vida. Essa missão de retratar o que simbolizou o NBB nesses 15 anos foi uma tarefa difícil, mas me trouxe muito prazer. Tentei resgatar os grandes momentos, os campeões, os grandes craques, os ídolos, e tudo isso me fez suar muito mas valeu à pena depois que vi o resultado”, afirmou Gustavinho Lima, pós-jogador de basquete e curador da exposição.

Nos totens e quadros se encontram alguns itens marcantes, como camisas históricas, medalhas de campeonatos, tênis utilizados pelos jogadores, lembranças da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), contratos de patrocínios, súmulas de jogos históricos e troféus de campeonatos. Outro ponto de destaque são as artes criadas pelos artistas Conrado Almada (Imagem do “G.O.A.T (Greatest of All Time)”, com Marcelinho Machado, Marquinhos e Alex Garcia) e Ela Melara (Ilustrações de Shamell Stallworth, líder de pontos do NBB; Fúlvio Chiantia, líder de assistências; e Olivinha, líder de rebotes).

Há também uma área dedicada à parceria entre o NBB e a NBA, onde foram expostas fotos e camisas de jogadores que saíram do Nosso Basquete rumo à maior liga do planeta, ou de jogadores que após construírem seu legado no Estados Unidos, voltaram para mostrar todo o seu talento também nas quadras da elite do basquete nacional. Porém, o que mais chama a atenção dos visitantes são dois lindos troféus: o da NBA e o do NBB, expostos lado a lado.

Informações sobre a exposição: 

Como informado anteriormente, apesar do Jogo das Estrelas só conter programações até o dia 19 de março, a exposição continuará aberta para o público até o dia 26 de março. A entrada é GRATUITA e acessível para todos os fãs de basquete que tiverem acesso ao Centro Cultural Unimed-BH do Minas Tênis Clube, que fica localizado na Rua da Bahia, número 2244, no Bairro Lourdes, em Belo Horizonte.

Basquete é educação: Jogadores e influenciadores protagonizam ações sociais em BH 

A quarta-feira (15/03) da semana do Jogo das Estrelas começou com a volta de um dos melhores momentos que o evento proporciona: a realização de ações sociais. Na primeira ação do dia, a Forno de Minas, parceira do NBB no Jogo das Estrelas, levou atletas da Liga para a Instituição Lar dos Meninos São Vicente de Paulo, uma entidade que visa ajudar crianças de 12 a 18 anos a crescerem através da educação e do esporte.

“Pra gente é sensacional essa energia. Sabemos como isso significa muito para as crianças porque muitos dos atletas que estiveram presentes passaram pela mesma situação que eles hoje. Essa energia é a energia do Jogo das Estrelas, é alegria, é o movimento, é curtir. Eu estou curtindo muito, tá sendo super divertido”, afirmou Elinho, jogador do São Paulo.

A segunda iniciativa do dia foi no projeto Aguios, que tem mais de 20 anos de atuação, ajudando cerca de 200 jovens em situações de vulnerabilidade financeira, com o acesso ao esporte. O projeto foi fundado pela professora e atleta, Elane Santos, que promoveu o acesso à atividades físicas em uma pequena quadra dentro da Igreja Batista do bairro da zona oeste da capital mineira.

“É um projeto muito importante, principalmente para as crianças terem bons espelhos e saberem os caminhos que vão seguir na vida! Muitos aqui querem ser atletas, então trazer atletas profissionais pra cá, para termos tempo de conversar, se divertir, são coisas que eu acredito que a criança leva pra vida! Por isso acho importante estarmos aqui pra dar essa alegria pra eles”, disse Larry Taylor, armador do Bauru Basket.

Ação social NBB e Forno de Minas no Lar dos Meninos São Vicente de Paulo, em Belo Horizonte (Hedgard Moraes/LNB)

A terceira ação do dia foi com duas instituições de Belo Horizonte (MG): o Basquete Mineiro, que comporta um time de basquete com jovens carentes e jovens com deficiência intelectual, e a Associação Mais Acessível (AMA), time de basquete de cadeirantes, ambas apoiadas pelo clube Olympico.

‘’Foi simplesmente sensacional. Toda vez que qualquer pessoa vem jogar aqui, eles gostam demais, principalmente quando o andante senta na cadeira e joga como eles. Eles dão muito valor e ficam gratos. Foi um dia inesquecível para os nossos atletas, para o Olympico Club e para a AMA, pois não é todo dia que recebemos atletas de nível nacional e internacional. Só tenho a agradecer à visita da Liga Nacional de Basquete em nome da AMA e do Olympico Club”, completou Fernando.

A última ação social foi realizada já na quinta-feira (16/03), no Colégio Santo Agostinho Belo Horizonte, que conta com uma grande estrutura voltada ao esporte. O professor Alexandre, que é coordenador de educação física e também tem um passado no basquete como atleta e técnico da modalidade, se emocionou com a presença dos melhores jogadores do país nas quadras do colégio.

“Todas as pessoas deveriam ter uma estrutura como a desse colégio aqui, eu acredito que o esporte seja como uma segunda escola que te ensina coisas que muitas que a sala de aula não vai te ensinar! Conviver, dividir, ganhar e perder. Acho que o esporte tem uma função fundamental na sociedade e todas as pessoas deveriam ter a chance de praticar, porque o menos importante é se ela realmente vai vir a se tornar um profissional, porque ela vai ter qualidade de vida, vai ser um bom cidadão, com certeza”, disse Jhonatan Cintra, da equipe da Novas Estrelas, do JDE.

Capitães protagonizam entrevistas coletivas 

O Café das Estrelas, coletiva de imprensa oficial do Jogo das Estrelas 2023, foi realizado na quinta-feira (16/03), no Salão de Festas do Minas Tênis Clube, com a presença dos quatro capitães: Olivinha, Lucas Dias, Tyrone e Mãozinha. A coletiva, comandada por Bruno Laurence, também contou com a participação de quatro atletas do 123 Minas que foram convocados para o JDE: Renan Lenz, Alexey, Shaq Johnson e Wesley Castro e, assim como os capitães, atenderam às perguntas da imprensa.

Lucas Dias, Mãozinha, Olivinha e Tyrone, os capitães do JDE 2023 (FotoJump/LNB)

Após a abertura da coletiva de imprensa, os quatro capitães entraram em ação e responderam os questionamentos do apresentador, Bruno Laurence, da imprensa e dos influenciadores digitais, que também marcaram presença no Café das Estrelas. Os assuntos abordados pelos capitães no evento foram diversos, desde o desenvolvimento do basquete à demonstrações de vontade de vencer o Jogo das Estrelas. Após o momento dos capitães, quatro astros do 123 Minas, Renan Lenz, Alexey, Wesley Castro e Shaq Johnson também responderam uma rodada de perguntas da imprensa presente no local.

Melitta e Forno de Minas, dois dos parceiros oficiais do Jogo das Estrelas, ofereceram stands onde foram servidos cafés e pães de queijo, respectivamente, para os participantes. A iniciativa proporcionou um ambiente descontraído para que a imprensa pudesse interagir com os atletas e demais convidados, além de destacar a importância dos patrocinadores para a realização do evento.

Festa de abertura do Jogo das Estrelas 

A noite de quinta-feira (16/03) foi de festa. No Hotel Mercure, a LNB promoveu um encontro com os patrocinadores, diretores, técnicos e jogadores no Hall com direito a tapete verde (promovido pela Sportsbet.io), comida a vontade e uma cerveja especial criada especialmente para o Jogo das Estrelas do NBB. Essa edição especial se trata de uma cerveja Session IPA e foi desenvolvida em parceria inédita com cervejaria artesanal mineira “Inspetor Sands”.

A sexta-feira dos Torneios individuais roubou a cena! 

Cassiano é o campeão inédito do Torneio de Habilidades Penalty 

Para começar da melhor maneira possível, a Penalty ofereceu um show de freestyle especial conduzido por Big Mike, atual campeão nacional do Duelo Nacional de MCs, e Zuluzão, embaixador da NBA Brasil. Os MCs fizeram rimas especiais reunindo referências do basquete, dos produtos Penalty e do Torneio individual de Habilidades.

Cassiano, armador do Rio Claro, venceu o Coelho na final do Habilidades Penalty (FotoJump/LNB)

Dentro do desafio, quem levou a melhor foi Cassiano, armador do Rio Claro. O jogador venceu as quartas de finais, disputando contra Adyel, do Paulistano, e logo em seguida levou a melhor na semifinal contra o gringo Davaunta Thomas, do Corinthians. Na final, o armador rio-clarense enfrentou Henrique Coelho, mas acabou levando a melhor graças a sua pontaria no arremesso de três pontos. Durante a entrevista pós título, Cassiano ainda brincou com o fato de seu treinador, o Fernando Penna, ser o maior campeão desse torneio, com direito a três troféus.

Ninja e Apoka protagonizam duelo emocionante com direito a prorrogação 

No segundo evento da noite, Ninja e Apoka protagonizaram um desafio inédito oferecido pela Sportsbet.io, com direito a participação de influenciadores, ex-jogadores e usuários da Sportsbet.io (esses usuários participaram de um sorteio e foram para BH viver a experiência do JDE na faixa, com tudo pago pela própria Sportsbet.io). A dinâmica consistia em uma fila, onde cada um dos jogadores tinham que tentar uma bola de três pontos ou tentar fazer uma bandeja, durante 5 minutos corridos.

Ao final do tempo regular, o placar estava empatado em 68 a 68, o que levou jogo à uma prorrogação de 30 segundos. Nesse tempo, a equipe do Apoka anotou mais 12 pontos, venceu por 80 a 72 e levou a vitória para a casa. Além de uma grande disputa, Apoka e Ninja entregaram entretenimento, interagiram com os jogadores, com o público e marcaram a sexta-feira.

Em seu primeiro Jogo das Estrelas, Augusto leva o título do Três Pontos Sportsbet.io

Após a ação com Ninja e Apoka, a Sportsbet.io apresentou mais um desafio, porém, dessa vez, um clássico: O Torneio de Três Pontos. Nessa edição, tivemos 11 jogadores na disputa, o maior número de jogadores participantes em todas as edições, sendo a maioria deles jogadores inéditos, incluindo o campeão.

Augusto, em sua primeira participação do Jogo das Estrelas, conquistou o Três Pontos Sportsbet.io (FotoJump/LNB)

Augusto, jogador do União Corinthians, que conta com uma média de 39% no perímetro no NBB 15, foi o campeão inédito do Torneio de Três Pontos. Na sua primeira rodada, o armador anotou 16 pontos, empatou com Larry Taylor, e foi para a final por conta de critérios de desempate, enfrentando Victor Egon, do Pato Basquete (que havia anotado 19 pontos, a melhor marca dessa edição). Na grande final, o mineiro Augusto, que é formado pelo 123 Minas, mostrou que estava se sentindo em casa e venceu o ala do Pato Basquete por 15 a 13.

Eden Ewing faz valer o fator casa e conquista o Torneio de Enterradas Isportistics

Em um dos torneios mais esperados da noite, o gringo Eden Ewing conquistou o título inédito do Torneio de Enterradas em sua primeira temporada no NBB 15. Durante toda a competição, o jogador contou com a forte presença da torcida que o motivava. Confira as dunks que levaram o jogador ao título:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

No primeiro duelo, o americano venceu Alex Dória, do Paulistano, presença carimbada no Jogo das Estrelas, e logo em seguida teve um confronto histórico com o jovem Zu Jr, do Sesi Franca. Na grande final, enfrentou Mãozinha e conquistou uma bela vitória, com direito a uma enterrada pegando a bola no ar e acertando um cata-vento.

Lucas Dias conquista mais um título de Jogo das Estrelas 

Na tarde de sábado (18/03), a equipe do capitão Lucas Dias foi superior nos dois duelos e se sagrou campeã do evento. Primeiro venceu o Time Olivinha na segunda semifinal em um duelo equilibrado (39 a 34) e na grande final a equipe do camisa 9 do Sesi Franca superou com tranquilidade o Time Tyrone na grande final por 23 a 33.

Semifinal 1: Time Tyrone 38 x 29 Time Mãozinha

Dexter Mcclanahan, jogador do Fortaleza Basquete Cearense (João Pires e Deco Pires/LNB)

Com mais experiência, o time de estrangeiros do Tyrone foi mais certeiro e saiu na frente com 08 a 02. Mas faltando pouco mais de dois minutos para o fim, a equipe de Mãozinha encostou no placar com um 08 a 07. Abusando dos contra-ataques e bolas de três (05 de 08), o #TimeTyrone venceu o primeiro quarto por 21 a 12 com destaque para Shaq Johnson que fez 10 pontos.
No segundo período, o #TimeMãozinha não conseguiu se sobressair à experiência do rival. A diferença chegou a ficar em 28 a 20, mas os muitos desperdícios dos jovens deram ainda mais chances ao #TimeTyrone, que fechou o jogo em 38 a 29 e garantiu sua vaga na final.

Destaques: Shaq Johnson (10 pontos, 3 rebotes e 3 assistências), McClanahan (07 pontos e 1 assistência), Ruan (07 pontos, 4 rebotes e 1 assistência) e Mãozinha (07 pontos e 02 rebotes),

“Quando meu time precisa, estou sempre ligado e disposto a ajudar. Acredito que a gente tenha entrado firme no jogo e, como somos mais baixos, ficamos atentos com os rebotes e deu certo”, analisou David Jackson que matou a bola decisiva do jogo.

Semifinal 2: Time Lucas Dias 39 x 34 Time Olivinha

Lucas Dias, foi o cestinha do Jogo das Estrelas, com 21 pontos

O duelo já começou com uma super dunk de Gabriel Jaú para o #TimeOlivinha, mas o #TimeLucasDias estava ligado e o jogo ficou equilibrado em 06 a 05. Com bola certeira de Lucas Mariano fora do perímetro, a equipe de Lucas Dias conseguiu sua maior vantagem com 10 a 07. Foi com mais uma enterrada de Gabriel Jaú que o #TimeOlivinha empatou em 12 a 12 a menos de um minuto para o fim do jogo. Mas Lucas Mariano estava abusado no fim do quarto e matou duas bolas de três seguidas deixando o placar em 18 a 12.
O segundo período começou intenso e com o #TimeOlivinha buscando chegar no placar. Dominando nos rebotes, a equipe converteu seus pontos e encostou com 20 a 19. Em bola bem trabalhada, Georginho levantou a torcida no empate em 24 a 24 com uma enterrada a pouco mais de 02 minutos do fim. Em final disputado, o time #LucasDias foi mais dominante e fechou em 39 a 34, garantindo vaga na final

Destaques: Lucas Mariano (13 pontos e 01 rebote), Lucas Dias (10 pontos, 4 rebotes e 01 assistência), Alex (07 pontos, 3 rebotes e 01 assistência)

“Foi um jogo bem divertido e estamos pontos para encarar o #TimeTyrone na final. Eles são mais baixos e estamos com um time muito forte”, disse Lucas Dias depois da vitória.

Tarde de homenagens e show de Wilson Sideral

Além da bola na cesta, o fã de basquete que acompanhou o evento na Arena UniBH viu um grande show do intervalo, comandado por Wilson Sideral. Outro destaque foram as homenagens feitas à duas lendas do basquete nacional. Tricampeão do NBB, Nezinho e o jogador com mais assistências na história da competição, Fúlvio receberam bola personalidas da Penalty contando um pouco da história desses dois gigantes do Novo Basquete Brasil.

Ultrafarma realiza ativações na quadra do Jogo das Estrelas 

No intervalo dos torneios, na quarta-feira (15/03), e no intervalo dos jogos, na quinta-feira (16/03), a Ultrafarma levou o piloto Ricardo Mauricio, que disputa a Stock Car, à quadra do Jogo das Estrelas e realizou um desafio com os torcedores. Quatros fãs eram chamados para um confronto de velocidade, onde tinham que correr de um lado ao outro na quadra e fazer uma cesta. Eles disputavam um brinde especial que contou com a torcida dos presentes na Arena UniBH para incentiva-los no duelo.

Final: Time Tyrone 23 x 33 Time Lucas Dias

Lucas Dias (Sesi Franca) e Corderro Bennett (São Paulo). (João Pires e Deco Pires/LNB)

O duelo começou intenso, equilibrado e com bom trabalho defensivo das duas equipes, tanto que com pouco mais de dois minutos para acabar o jogo, o duelo estava empatado em 05 a 05. Depois, o #TimeLucasDias aproveitou melhor as oportunidades e os erros adversários para abrir uma larga vantagem em 05 a 18. Foi só faltando 30 segundos para o final do primeiro quarto que o #TimeTyrone pontuou com David Jackson fazendo 07 a 18.
No segundo tempo, o #TimeTyrone acertou mais bolas e diminuiu a diferença para 07 pontos com o placar em 13 a 20. No final de jogo, o #TimeTyrone reagiu e diminuiu a diferença, fazendo 21 a 27. Mas com muitas atuações individuais, o #TimeLucaDias continuou com o domínio até o fim e se sagrou campeão do Jogo das Estrelas 2023 vencendo por 23 a 33.

Cestinha: Santi Scala (09 pontos e 01 rebote), Thomas (05 pontos e 01 rebote), Lucas Dias (11 pontos, 4 rebotes e 3 assistências), Jhonatan (05 pontos) e Antonio (05 pontos e 01 rebote)

Informações posteriores 

A exposição de 15 anos seguirá ativa até o dia 26 de março, no Centro Cultural Unimed-BH do Minas Tênis Clube. A entrada fica localizada na Rua da Bahia, 2244, a entrada principal de visitantes do Minas Tênis Clube.

Em quadra estiveram presentes os melhores atletas do NBB. A 15ª edição da maior festa do basquete brasileiro teve tudo que o fã do esporte mais gosta: grandes lances, enterradas e duelos de craques, além de atrações musicais especiais no Show do Intervalo e homenagens a personagens que ajudaram a construir a história de sucesso do NBB.